Connect with us

Cidades

TCE-SP acata recurso e julga regulares contas da UniFAI de 2018

Publicado

em

FOTO: Drone/Folha Regional Imagens Aéreas

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), por meio de decisão proferida em 13 de abril pelo relator Antonio Roque Citadini, acatou o recurso ordinário interposto pelo Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e julgou regulares as contas de 2018 da Instituição. A decisão consta do processo TC-022803.989.20-1.

Em decisão anterior, o órgão havia feito apontamentos e declarado as contas irregulares, porém, cada ponto foi devidamente esclarecido no recurso pela Procuradoria Jurídica da UniFAI.

“Em preliminar, conheço do Recurso, porquanto estão preenchidos os pressupostos de legitimidade, interesse, cabimento ou recorribilidade, adequação e tempestividade. Quanto ao mérito, entendo que as razões recursais merecem guarida”, declarou o relator em sua decisão.

NOMEAÇÃO DO PROF. DR. DELCIO CARDIM COMO PRÓ-REITOR

Acerca da nomeação do Prof. Dr. Delcio Cardim, irmão do prefeito de Adamantina, Márcio Cardim (DEM), para o cargo comissionado de pró-reitor de Extensão, Citadini concluiu que o apontamento pode ser desconsiderado. “De fato, a Súmula Vinculante nº 13 do STF [Supremo Tribunal Federal] não restou descumprida no caso dos autos, pois o nomeado ocupa cargo efetivo na instituição desde 16 de abril de 2001, ingressou inicialmente através de concurso público, apresenta a titulação acadêmica de doutor, e a sua nomeação para o cargo comissionado decorreu de ato exclusivo do reitor e foi submetida à ratificação do Conselho Universitário [ConsU]. Constato, assim, que houve o preenchimento de todos os requisitos legais necessários para tal ato, a teor do artigo 6º do Estatuto Social da UniFAI”, considerou.

Ele ainda entendeu que não existe indício de influência por parte do Chefe do Executivo sobre os dirigentes da Autarquia Municipal e, embora nomeados pelo prefeito, as ocupações dos cargos de reitor e vice-reitor são referendadas pela Câmara Municipal, para um mandato determinado de quatro anos, permitida uma recondução, o que lhes assegura plena independência e segurança na condução dos trabalhos.

“Ainda, importa consignar que o início do mandato do prefeito ocorreu em 2017, ao passo que a admissão de seu irmão na UniFAI já havia ocorrido, mediante ingresso por concurso público, no exercício de 2001, em cargo efetivo de docente”, emendou o conselheiro do TCE-SP.

OUTRAS OBSERVAÇÕES

No recurso, a Procuradoria Jurídica da UniFAI esclareceu que houve o cumprimento das atividades [financeiras], com resultados econômico-financeiros favoráveis, sendo, inclusive, regularizada a realização de horas extras; que a regulamentação da Controladoria Geral dependia de aprovação do Poder Legislativo e efetivou-se por meio da Lei Municipal n° 3.938/2019, dispondo também sobre o Plano Operativo Anual de Controle – POAC, exigível a partir do exercício de 2020.

Acerca das impropriedades sobre almoxarifado e bens patrimoniais apontadas em decisão anterior, a Instituição explicou que elas eram resultado do número insuficiente de profissionais, mas que essa questão já foi resolvida. Quanto à diferença de R$ 41.251,34, relacionada ao pagamento de precatórios judiciais, a situação “foi regularizada no próprio exercício, e houve adequação dos critérios de atualização da dívida ativa ao MCASP 7ª Edição”.

Antonio Citadini opinou pelo conhecimento e provimento do recurso, por entender que as impropriedades registradas nos setores de almoxarifado e bens patrimoniais podem ser relevadas. “Sobre os desacertos contábeis, noticiou-se a sua regularização; os pagamentos devidos pela UniFAI, por conta da amortização de parcelas de precatórios judiciais, ocorreram regularmente; sobre os pagamentos de horas extraordinárias, não há apontamentos indicando que os serviços não foram prestados; a regulamentação do Controle Interno dependia de medida a cargo exclusivo do Chefe do Executivo Municipal, responsável pela inicialização do processo legislativo, o que foge à responsabilidade da UniFAI”, completou.

Cidades

AINDA DÁ TEMPO! Supermercado Suzano coleta doações para o RS até amanhã

Published

on

Termina amanhã (12), o prazo para que a população de Adamantina e região façam doações para serem encaminhadas aos atingidos pelo desastre do Rio Grande do Sul, através do Supermercado Suzano.

As doações podem ser levadas até o Supermercado Suzano, seja adquirida na empresa ou não.

Estão sendo arrecadados produtos alimentícios, de limpeza, higiene pessoal e roupas.

“É um gesto de solidariedade que encontramos para ajudar as milhares de pessoas atingidas no Rio Grande do Sul, em um ato que mobiliza Adamantina, a região e o País como um todo”, destacou Leonardo Testa.

O Supermercado Suzano fica na Avenida Deputado Cunha Bueno, 1779 – Parque Tangará.


Continue lendo

Cidades

Lojas CEM abre recrutamento para equipe da unidade Adamantina

Published

on

A Lojas CEM abriu recrutamento para a equipe da nova loja que vai abrir em Adamantina. São oferecidas 25 vagas e as oportunidades são para vendedores, recebedoras, cobradores, auxiliares de loja e de limpeza e montadores de móveis. São exigidos idade mínima de 18 anos e segundo grau completo. Há vagas para pessoas com deficiência.

Segundo divulgou a Lojas CEM, o candidato pode se inscrever no site da empresa, cadastrando o currículo no campo trabalhe conosco. Na ferramenta basta selecionar a cidade Adamantina e preencher os campos exigidos pelo sistema.

O candidato também pode entregar currículos impressos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Adamantina, que funciona no espaço do Poupatempo, à Avenida da Saudade, 1072. A filial da CEM em Osvaldo Cruz, também recebe currículos impressos.

Após a seleção dos candidatos, o treinamento vai ser conduzido pela equipe da loja de Osvaldo Cruz.


Loja finalizada em 100 dias

Foram iniciadas as obras na área que vai receber a filial da Lojas CEM em Adamantina, na esquina da Avenida Capitão José Antônio de Oliveira com a Rua Deputado Salles Filho. A previsão é que o espaço esteja pronto e finalizado em 100 dias, quando a rede inicia sua operação na cidade.

Três imóveis que existiam na área (auto posto Murillo, antigo Ministério do Trabalho e uma loja de roupas) foram demolidos. Os entulhos da demolição foram removidos e o canteiro de obras recebeu tapumes, para o início das obras de alvenaria no local.

Lojas CEM

Com 72 anos de mercado, a Lojas CEM tem mais de 300 unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Uma das mais recentes foi inaugurada em Osvaldo Cruz, em julho do ano passado. A rede não atua com vendas online e aposta todas as suas estratégias em lojas físicas. Conforme seu site institucional a empresa teve seu início em 1952 como uma pequena oficina de bicicletas na cidade de Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba. Com o passar dos anos o negócio evoluiu. A sigla CEM – Centro dos Eletrodomésticos e Móveis – foi escolhida em 1976 por meio de um concurso que movimentou a região.


 

Continue lendo

Cidades

Paróquia realiza neste sábado a Quermesse da Padroeira Nossa Senhora de Fátima

Published

on

Neste sábado (11) a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina realiza mais uma edição da Quermesse da Padroeira. Diferente das edições anteriores, neste ano o evento ocorre no Recinto Poliesportivo ‘Sebastião Pires da Silva’.

Em entrevista à TV Folha Regional, o padre Afonso Maniscalco contou que apesar da mudança de local – para prevenir possível ocorrência de chuva – o formato será mantido, com as barracas de comidas tópicas típicas: churrasco, pastel, pizza frita, cachorro quente, bolos, doces e bebidas.

Também ainda está sendo vendido o cartão que dá direito a um frango assado, pelo valor de R$ 50,00, na secretaria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima ou com voluntários.

A Quermesse terá início às 19h e tem entrada gratuita.

Doações e informações pelos telefones (18) 3521 1246 e (18) 99734 6672.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!