Connect with us

Cidades

Sarau cultural on-line promove momento de confraternização em meio à pandemia

Publicado

em

Na noite do último sábado, 17, alunos, ex-alunos, professores e convidados dos cursos de História e Geografia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) reuniram-se por meio da plataforma virtual Google Meet para um sarau cultural, evento que ocorre desde 2015, por iniciativa dos professores e discentes dos referidos cursos.

O encontro contou com participantes de Adamantina, Tupã, Irapuru, Pauliceia, Osvaldo Cruz, São José do Rio Preto e Brasília (DF), a maior parte deles atuando na docência. A organização do evento deu-se a partir da criação de um grupo no WhatsApp para reunir os convidados, matar saudade e registrar as apresentações. E haja interação!

Diante do cenário pandêmico, no ano de 2020 o encontro não ocorreu, mas foi retomado em 2021, pela primeira vez na modalidade virtual, permitindo a interação entre colegas que há tempos não se viam. As novas tecnologias da informação e da comunicação permitem esses encontros, que, apesar de não possibilidar um abraço, ao menos aquecem o sentimento de proximidade.

Com início por volta das 19 horas, o grupo permaneceu animado por cerca de duas horas apresentando músicas e poemas autorais e selecionados, além de desenhos de dois ex-alunos: Carlos Santos e Reginaldo Morgado. Antes de iniciarem sua apresentação, os participantes se identificavam, falando brevemente sobre si e sobre seu processo de criação, no caso de produções autorais, e sobre o porquê da escolha da obra.

“Somos uma Mesopotâmia inexplorada, pois também estamos entre dois rios”, afirmou o professor e historiador Victor Hugo Silva Souza, fazendo alusão à região histórica chamada de “berço da civilização”, que corresponde hoje ao Iraque e cujas terras se localizavam entre os rios Tigre e Eufrates. Ainda de acordo com ele, a Nova Alta Paulista é uma área com muitas potencialidades que são pouco aproveitadas.

Além disso, o sarau não serviu apenas como uma ocasião de entretenimento. A Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil, docente da UniFAI e do Centro Paula Souza, propôs a criação de um grupo permanente de discussão, com encontros entre professores, alunos e demais interessados para debaterem temas em evidência no momento.

“[Serão] encontros periódicos para discutir temas de interesse do grupo, a começar pelo ensino remoto imposto pela pandemia”, explicou ela. Ademais, a professora expôs a proposta de uma excursão pela Nova Alta Paulista – área territorial que compreende os municípios localizados entre os rios Peixe e Aguapeí, de Tupã a Panorama e Pauliceia – quando a pandemia acabar. As propostas empolgaram a maioria do público, que prontamente aderiu à ideia e manifestou seu interesse.

O próximo passo, por ora, será reunir os interessados em participarem do grupo de debate e agrupá-los em blocos, divididos em assuntos de interesse. A excursão, certamente, dependerá da imunização em massa e da volta às aulas presenciais.

 

Publicidade

Cidades

Curso de Direito recebe alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escola estadual de Lucélia

Published

on

Na manhã do último dia 10, sexta-feira, o curso de Direito do Centro Universitário recebeu a visita dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual José Firpo, de Lucélia.

Aproximadamente 60 alunos de várias salas participaram da ação, que faz parte das disciplinas eletivas Direito em Foco e Júri.

Recebidos pelo coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto, os jovens tiveram a oportunidade de saber mais sobre a profissão, curso, perspectivas de trabalho e ainda fizeram um tour pelo Câmpus II, conhecendo o Núcleo de Prática Jurídica, biblioteca, miniauditório e as instalações do bloco 5.

Os participantes, acompanhados pelos professores Daniela Herrera, Ângela Rocha Soubhie Leandro e Diego Rasteiro Ramires Fonseca, foram contemplados ainda com um café da manhã no Auditório Miguel Reale.

“Para nós, professores do curso de Direito da FAI, é fundamental essa interação com a comunidade, sobretudo quando ela envolve adolescentes que, em breve, estarão no ensino superior. Por meio deste bate-papo, conseguimos falar sobre o universo do Direito, e, assim, abrimos caminho para receber muitos destes alunos e alunas em um futuro próximo, em nosso curso”, ressalta o coordenador Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

O curso

O curso de Direito do Centro Universitário tem duração de dez semestres (cinco anos), com aulas 100% presenciais, ministradas no período noturno, aliando teoria e prática jurídicas. O valor da mensalidade para o ano de 2024 é de R$ 873,65.

 

 

Continue lendo

Cidades

Moradores de Adamantina recebem água barrenta e imprópria para consumo nas torneiras

Published

on

Neste domingo (19), em Adamantina, moradores de diferentes bairros relataram falta de água e depois, no retorno do abastecimento, a água jorrou barrenta. As queixas começaram a ocorrer no período da tarde e avançaram à noite.

O site Siga Mais informou ainda que, “mapeou reclamações originadas de bairros como Vila Jamil de Lima, Parque Itamarati, Parque do Sol, Vila Jardim, EcoVille e Residencial Aliança, todos em uma mesma região da cidade”.

A condição da água surpreendeu os moradores, que publicaram seus relatos, fotos e vídeos nas redes sociais. O Siga Mais também recebeu mensagens com a reclamação, mostrando água barrenta pelas torneiras e chuveiros.


Além da queixa quanto à condição da água nas torneiras – imprópria para consumo, banhos e tarefas como lavar roupas – outra preocupação apontada é para as situações dos reservatórios domésticos, contaminados pela água suja.

Na manhã desta segunda-feira (20) a reportagem do Siga Mais solicitou uma nota à empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, onde busca informações e esclarecimentos sobre essa ocorrência. Assim que a resposta for recebida este conteúdo será atualizado.


Continue lendo

Cidades

Ações visam conscientizar a população contra a violência e exploração de crianças e adolescentes

Published

on

A TV Folha Regional transmitiu ao vivo na manhã da última segunda-feira (13) a edição do programa Entrevista da Semana com a participação da diretora do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Larissa Noda, que falou sobre a campanha ‘Maio Laranja’.

A iniciativa, segundo a representante, foi instituída no município e é dedicada ao combate contra a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

“As nossas ações visam promover a conscientização da população, porque infelizmente as nossas crianças e adolescentes estão suscetíveis a esse tipo de violência”, explicou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social planejou diversas atividades para este mês, como rodas de conversa, palestras e a distribuição de materiais educativos. “O objetivo é buscar a proteção e prevenção das crianças e adolescentes frente aos riscos que estão expostas”, acrescentou.

Toda a programação do Maio Laranja pode ser encontrada nas redes sociais da Secretaria e da Prefeitura.

A entrevista completa com a Larissa está disponível no portal adamantinanet.com.br

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!