Connect with us

Cidades

REVIVER ADAMANTINA: LUTA PELA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ADAMANTINA

Publicado

em

Adamantina lutava para estabelecer sua emancipação política e judiciária, pois não era nem distrito de paz do município de Lucélia.

As dificuldades resultantes dessa dependência provocavam conflitos entre as lideranças políticas da cidade de Lucélia e do novo povoado. Ambos tinham ambições de se transformarem em pólos regionais. A liderança política de Lucélia contava, na época, com o grande prestígio e influência de seu fundador, Luiz Ferraz de Mesquita, junto ao Governo do Estado, o seu concunhado, Adhemar Pereira de Barros, tornando-se assim mais difícil ainda as pretensões do povoado de Adamantina. A liderança política do patrimônio de Adamantina contava com o apoio da CPEF (Companhia Paulista de Estradas de Ferro), que o havia projetado como núcleo urbano numa estação ponta de linha.

O núcleo urbano que se tornasse “ponta de linha” oferecia, quase sempre, maiores possibilidades de crescimento socioeconômico em relação aos demais, posto que ficava sendo o centro polarizador da circulação de riquezas da região.

O prefeito da cidade de Lucélia, Luiz Ferraz de Mesquita, tentou impedir que Adamantina se tornasse um patrimônio ponta de linha para que os seus planos de elevar Lucélia à hegemonia regional não se frustrassem. Sabendo que a estrada de ferro passaria por Lucélia e chegaria a Adamantina, o prefeito daquela cidade construiu uma casa na demarcação feita pela CPEF, onde a estrada de ferro deveria passar, somente para impedir que Adamantina se tornasse uma cidade ponta de linha.

Essa pendência durou três anos na justiça, até que a CPEF ameaçou desviar a rota e passar a ferrovia seis quilômetros a norte de Lucélia, para que se atingisse o patrimônio de Adamantina. Muitos moradores chegaram a dizer que, se acontecesse o desvio, seria o fim da cidade de Lucélia. Então a CPEF e Lucélia fizeram um acordo: a ferrovia passaria por Lucélia, mas Adamantina seria o patrimônio ponta de linha.

Enquanto a estrada de ferro não chegava ao patrimônio, as lideranças políticas travavam forte luta pela emancipação política de Adamantina, que possuía todas as condições para se tornar um município. As forças políticas da cidade de Lucélia, então, procuravam tardar esse feito, que foi realizado com a Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, que criou o município de Adamantina e o seu desmembramento do município de Lucélia. Deputados que apoiaram a Emancipação.

Cidades

Final do Campeonato Interno da Vila Freitas neste domingo

Published

on

As equipes Arsenal F.C./ Barraca da Arlete Salgados / Fort Pedras e Manchester City, estarão decidindo disputa do título do Campeonato Interno de Futebol Médio da Vila Freitas.

A disputa do título entre as duas equipes acontecerá neste domingo (28), à partir das 9h00.

ARSENAL

O Arsenal tem a invencibilidade e liderança da competição. Além do artilheiro Paulinho Sacomam com 9 gols marcados e a defesa menos vazada, com o goleiro Paulinho e quer ser campeão da competição.

MANCHESTER CITY

O Manchester City terminou a competição na segunda colocação e vai em busca do título.

CONFRONTO

No confronto realizado entre as duas equipes no jogo muito disputado ficaram no empate em 2 a 2.

ORGANIZAÇÃO

Associação dos Moradores da Vila Freitas.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantinense Pedro Rinaldi jogará hoje a final do Paulistão A3

Published

on

Neste sábado (27), a equipe do Grêmio Prudente disputará a final da série A3 do Campeonato Paulista contra a forte equipe do Votuporanguense.

Um dos nomes que estão presentes no elenco do “Carcará” é de Pedro Rinaldi, natural de Adamantina, o lateral acabou sendo reserva na maioria dos jogos, mas sempre acaba entrando em campo e realizando boas atuações.

Pedro Rinaldi é um jogador que apesar de jovem já tem boas passagens no futebol brasileiro, já tendo participado da base de equipes como Cruzeiro, Athletico-PR e Mirassol, ele estava desde 2023 jogando no Grêmio Novorizontino, chegando a disputar até a Série B do mesmo ano, no começo deste ano o atleta participou da campanha da equipe na Copinha 2024, onde chegou nas semifinais e acabou sendo eliminados pelo Corinthians, após passou então a fazer parte do elenco prudentino.


O Grêmio Prudente após subir para o Paulista A2 de 2025 disputará o segundo jogo da final neste sábado, no jogo de ida que aconteceu na quarta-feira (24) a equipe acabou empatando por 2 a 2 diante de mais de 11 mil espectadores em sua casa, agora eles jogarão em Votuporanga-SP e precisa de uma vitória simples para sair com o título, caso aconteça o empate a decisão será por penalidades.


Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller visitam o Horto Florestal e participam de palestra sobre abelhas sem ferrão

Published

on

Na última terça-feira(23), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), dando continuidade ao projeto de educação ambiental, desenvolvido em uma disciplina eletiva, conheceram o Horto Florestal e a Casa Ecológica.

Na oportunidade, o apicultor Keller Ohara, que também é chefe do Grupo Escoteiro Aguapeí, palestrou sobre a produção de abelhas sem ferrão na região, bem como sobre a sua importância no processo de polinização e na produção melífera.

Durante a visita, os alunos ainda puderam presenciar a eclosão das pupas, as principais divisões de uma colmeia, além de também experimentarem pequenas porções do mel, por elas produzido.

Para o Professor Tiago, “é extremamente importante conscientizar os nossos alunos acerca da importância dos polinizadores. Elas são a garantia de nossa segurança alimentar”, afirma.

Na continuidade do projeto ainda há encontros a serem programados no Horto Florestal e no Parque Caldeira, bem como em áreas de reflorestamento.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!