Connect with us

Cidades

Decreto determina fechamento do comércio de Adamantina a partir de domingo (22)

Publicado

em

 

 

As questões relativas ao funcionamento do comércio, em Adamantina, face a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foram as mais esperadas nesta sexta-feira (20). A decisão foi conhecida somente no fim do dia, com a edição de um novo decreto municipal.

A medida se deu após encontro entre o prefeito de Adamantina e representantes da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Sincomercio Alta Paulista. A administração municipal já se mostrava propensa a determinar o fechamento do comércio, porém decidiu ouvir representantes do setor.

Segundo ficou definido no Decreto Municipal Nº 6.111, de 20 de março de 2020, fica suspenso, no período de 22 de março a 5 de abril de 2020, o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais em funcionamento no Município de Adamantina.

https://i0.wp.com/media.giphy.com/media/LppUFhC5MH32QWes4E/giphy.gif?w=740&ssl=1
Os estabelecimentos comerciais deverão manter fechados os acessos do público ao seu interior, o que não se aplica às atividades internas dos estabelecimentos comerciais, vedada a entrega de mercadorias.

As medidas não se aplicam a farmácias, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias, lojas de conveniência (que deverão funcionar exclusivamente para venda de mercadorias – sem aglomeração), lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral e postos de combustível.

Para isso, esse grupo de atividade com autorização para funcionar deverá intensificar as ações de limpeza; disponibilizar álcool em gel aos seus clientes; divulgar informações acerca da Covid-19 e das medidas de prevenção; e limitar o acesso à loja de modo a preservar a distância mínima de 2 metros a fim de que não haja contato de proximidade entre consumidores.

O Decreto também proíbe no período de 21 de março a 5 de abril as atividades de comércio ambulante de qualquer natureza.

Proibição de hospedagens, atividades religiosas com aglomeração, bares, restaurantes e casas noturnas

O Decreto municipal também suspende, no período de 21 de março a 5 de abril, as atividades de caráter religioso de qualquer crença ou denominação, em que ocorram aglomeração de pessoas; o funcionamento de casas noturnas, bares, restaurantes e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos ou recepções, bem como, eventos em clubes de campo, associações de bairro, clubes sociais e de serviço ou qualquer outro local de aglomeração; e a entrada de novos hospedes no setor hoteleiro, albergues e afins.

O descumprimento das medidas sujeita o estabelecimento ou o responsável à multa de 300 UFM por dia de descumprimento, sem prejuízo de responsabilidade civil e criminal. Convertidas em Reais, as 300 UFM correspondem a R$ 1.092,00.

Ficou determinado à Secretaria Municipal de Fiscalização e Arrecadação Tributária, fiscalizar o cumprimento do Decreto.

Na região

Em Presidente Prudente, o comércio vai fechar suas portas por um período de 15 dias, a partir da próxima segunda-feira (23), informa o G1. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo prefeito Nelson Bugalho. De acordo com o prefeito, os estabelecimentos poderão atender aos clientes mediante agendamento. O objetivo é não deixar as portas abertas para não gerar aglomeração de pessoas. Outra medida anunciada pelo prefeito é suspensão imediata da cobrança da zona azul, na cidade.

Em Junqueirópolis, um decreto editado nesta quinta-feira (19) suspende as atividades de todos estabelecimentos do município, comerciais e privados não essenciais.

As exceções são para serviços de abastecimento da população, como supermercados, postos de combustíveis, distribuidoras de gás, alimentos, farmácias, estabelecimentos de saúde e serviços bancário. A determinação é para evitar aglomerações de pessoas. As medidas valem por 30 dias e podem ser prorrogadas.

Em Osvaldo Cruz, entram em vigor às 19 horas de hoje (20), as primeiras medidas do Decreto 4.444, do prefeito Edmar Mazucato (PSDB) para restringir as atividades no comércio local em função da pandemia do novo coronavírus. Segundo detalha o Jornal Cidade Aberta, os primeiros a serem afetados serão bares e lanchonetes que, a partir das 19 horas de hoje não poderão mais vender alimentos e bebidas ao público. Esses serviços só poderão ser contratados via delivery. Já na segunda-feira (23), ainda de acordo com o Cidade Aberta, devem estar fechados todos os estabelecimentos comerciais e de serviços de Osvaldo Cruz, com exceção os chamados essenciais, como bancos, casas lotéricas, supermercados, correios, açougues, padarias, postos de combustíveis, quitandas, farmácias, venda de alimentação para animais, venda de água e gás, dentre outros.

O prazo do decreto é de 15 dias. As borracharias e autoelétricas deverão funcionar em sistema de plantão. Além disso, estão vedadas realizações de festas e confraternizações em ambientes comerciais e residenciais.

 

Fonte: Sigamais

 

https://i0.wp.com/media.giphy.com/media/S6wiCDMKDwMHvzPsIu/giphy.gif?w=740&ssl=1

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!