Connect with us

Manchetes

ARTIGO: Nordeste – Diário de bordo (I): O taxista

Publicado

em

Uma breve análise sobre alguns personagens de outro meio

***

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.”

Marcel Proust

***

Na última semana, depois do cansativo ano de 2019 (e olha que nem acabou ainda!), acabei dando uma “passadinha” por Fortaleza (e cidades adjacentes) no Estado do Ceará. Já diziam em outrora que, “para conhecer o seu meio, primeiro você precisa sair dele”. Pois bem, lá fui eu! Tentar entender o que ocorre aqui!

Como sempre, em minhas viagens acabo “puxando assunto” aqui e ali com os moradores locais e para minha surpresa um dos taxistas, Sr. Antônio, era “bom de papo”. De início, ao entrar no táxi, o tema já se centrou no clima. Por sinal, bem diferente daqui, bem quente e úmido aliado a altas rajadas de vento, motivo pelo qual, a cidade possui inúmeros parques eólicos para geração de energia elétrica.

Em meio à conversa e o percurso, enquanto passávamos pelo famoso Estádio do Castelão, o assunto permeou sobre o time do Fortaleza e o seu técnico Rogério Ceni, em seus altos e baixos, idas e vindas. Destaco a riqueza de gírias e expressões regionais bem engraçadas e curiosas que acabei aprendendo.

De Rogério Ceni a conversa enveredou pela curiosa quantidade de cajueiros plantados nas calçadas e quintais das casas (afinal, estavamos no Estado  maior produtor da fruta no Brasil). Bem diferente daqui, são raras as árvores frutíferas nas residências e/ou calçadas dos paulistas nos tempos atuais.

No entanto, como toda boa prosa, acabei pegando algumas referências sobre os principais locais a se visitar e os que não visitar. Lugares para quem é “estribado[1]” e lugares para quem é “lascado[2]”. Em meio a esse papo de “lascado e estribado”, percebe-se que a história e as linhas divisórias, entre ricos e pobres, de lá são bem parecidas com as de cá, afinal estamos no Brasil!

Em fins do percurso e já próximo ao hotel do qual fiquei hospedado, posso afirmar, que nem tudo por lá se resume a praias, artesanatos, culinária e humor (nisso são bons demais!), como toda e qualquer cidade grande, problemas acabam surgindo, e em nada se diferem das terras paulistas, principalmente no tange à congestionamentos, obras públicas paradas, poluição, falta de saneamento básico, segurança, etc.

E assim enveredamos pelo lado político da coisa. Conversa vai… Conversa vem… Em um determinado momento veio o desabafo de Sr. Antônio: “Olhe ‘macho[3]’ esse ‘Governo’ tá ferrando com a gente… Antes ‘a gente’ ainda tinha alguma ‘coisinha’… Mas, agora! O que nós fazemos mal dá pra comer, aumentou tudo!”

E assim, acabei descendo e me despedindo, depois das inúmeras aulas locais de história, geografia, culinária, turismo, economia, etc., dadas por um taxista, alguém que, assim como eu ou você, acorda cedo todos os dias para ganhar o seu sustento.

Enfim, o que posso afirmar pelo que vi, ouvi e presenciei nesses dias é que, seja aqui ou ali a coisa “tá feia” para “quase” todo mundo, exceto para alguns “estribados”.

Tiago Rafael dos Santos Alves
Professor, Historiador e Gestor Ambiental
Membro Correspondente da ACL e AMLJF
[email protected]

[1] Gíria local: Rico

[2] Gíria local: Pobre

[3] Gíria local: Similar a moço ou rapaz

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes

SUCÃO DA LÊ comemora seu primeiro ano em Adamantina

Published

on

A jovem Letícia Garcez e família estão comemorando o sucesso do primeiro ano de funcionamento do “Sucão da Lê” no comércio de Adamantina.

A empresa oferece sucos, vitaminas, salgados diversos, mini pizzas e sobremesas.

O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sábado onde os clientes podem aproveitar para se refrescar com os sucos do cardápio e até mesmo para fazerem as refeições com sabor e praticidade.

“Agradecemos todos os amigos, clientes e a população de Adamantina que nos prestigiam. Convidamos todos para celebrarem com a gente este momento muito especial”, convida a família Garcez.

O Sucão da Lê fica ao lado do Salão Beleza Mundial, na rua Deputado Salles Filho, 33 (próximo ao pátio da feira livre da Estação Recreio). Telefones (18) 99775-5695 ou (18) 99631-0161.

 

 

Continue lendo

Manchetes

CABONNET: assine, ganhe 50% de desconto e mais de 11 cursos online

Published

on

A Cabonnet, maior provedor de internet de Adamantina e região, está com mais uma super promoção para você aproveitar e assinar hoje mesmo o melhor plano de internet e ainda levar gratuitamente mais de 100 cursos em mais de 15 áreas educacionais.

Assinando até 31 de julho qualquer plano da Cabonnet, o cliente paga apenas metade do preço do plano por três meses. São planos de 60 a 350 mega com preços e descontos imperdíveis.

A Cabonnet está presente em Adamantina, Mariápolis, Flórida Paulista e Pacaembu e conta com suporte técnico especializado atendendo 24h.

Para saber mais e conferir o regulamento dessa mega promoção, ligue (18) 3522-4490 ou chame no WhatsApp (18) 991239-558. Cabonnet, a internet que manda bem!

 

Continue lendo

Manchetes

Praça de eventos no Parque dos Pioneiros na reta final de conclusão

Published

on

Estão em construção banheiros, arquibancadas, alambrado e quadra e obra já atinge 70% da execução

Dando continuidade as obras de revitalização do Parque dos Pioneiros, a construção da praça de eventos esportivos no local já está quase concluída, faltando apenas 30% para a entrega dos banheiros, arquibancadas, alambrado e a quadra.

O convênio firmado entre a Prefeitura de Adamantina e o Ministério do Esporte, é um recurso de 2014, que a atual administração retomou após atender toda demanda solicitada pela Caixa Econômica Federal.

Respectivo convênio contempla implementar e modernizar o espaço. Para a execução da obra, o repasse destinado ao município foi de R$250 mil reais e a Prefeitura entrou com contrapartida de R$133.507,80 e é parte importante na revitalização do Parque dos Pioneiros.


A instalação da quadra de grama sintética, construção da pista de skate, a reforma das quadras de vôlei de areia somados a este novo investimento, já mostram a transformação que o espaço vem recebendo.

Além destes investimentos a substituição dos tubos ármicos por aduelas de concreto foi fundamental para que o espaço volte a ser ponto de referência em nosso município.

Novos brinquedos infantis foram instalados e está sendo realizado plantio de grama, pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, para propiciar maior conforto as crianças e aos pais que virão a frequentar o espaço.

“Vamos seguindo com as obras de revitalização, esperando que quando este momento de pandemia terminar, as pessoas possam voltar a se divertir neste local”- afirma o Secretário de Agricultura, Emerson Baptiston.


Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!