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Câmara banca viagens de deputados a destinos turísticos

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No dia 3 de maio, a estátua de bronze de Eusébio, um dos maiores jogadores de futebol da história de Portugal, ganhou um companheiro provisório. Trepado em cima do pedestal, ao seu lado, o deputado José Airton Cirilo (PT-CE) imitava a pose do ídolo do Benfica —armando o chute— para a foto que colocaria no mesmo dia em suas redes sociais. Cirilo foi um dos oito deputados federais da comitiva brasileira que passou cinco dias visitando, em missão oficial, locais turísticos de Lisboa e Fátima com praticamente todas as despesas pagas pela Câmara —passagens aéreas e diárias que somaram quase R$ 10 mil para cada um. Permitidas pelas regras da Casa, as viagens internacionais dos deputados têm levado desde outubro do ano passado uma média de 26 parlamentares para fora do país, por mês, para destinos de Estados Unidos, Europa e Ásia, alguns mais de uma vez.

Só de janeiro de 2018 a janeiro de 2019, esses deslocamentos custaram R$ 3,9 milhões. Os custos totais foram obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação.

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O objetivo oficial das viagens, autorizadas ou negadas por decisão do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), é, entre outros, dar aos deputados “acesso a novos conceitos, políticas públicas e experiências legislativas úteis ao Brasil”. Na prática, a “CamaraTur” tem sido usada para viagens de deputados, acompanhados pelos cônjuges (o custo de eventual acompanhante não é bancado pela Câmara), para destinos turísticos, com precária justificativa das razões e ganhos ao Legislativo desse tipo de deslocamento. Vários relatórios de viagens apresentados se resumem a poucos parágrafos copiados de textos da internet, sem a citação da fonte, como se fossem a transcrição da experiência própria adquirida pelo parlamentar. Nos quatro meses do final da legislatura passada, por exemplo (outubro de 2018 a janeiro de 2019), o já presidente Rodrigo Maia autorizou 37 deputados (22 em fim de mandato) a viajarem para serem observadores de encontros da 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Foram R$ 650 mil em gastos.

Naquele período, Maia estava em campanha para se reeleger ao cargo de presidente da Casa, o que acabou conseguindo em 1º de fevereiro deste ano.

Sem direito a voto ou voz nesses encontros, os parlamentares tiveram dias livres em Nova York e pouco contaram em seus relatórios o que a viagem acrescentou. Fábio Mitidieri (PSD-SE), por exemplo, escreveu que nos seus oito dias de viagem acompanhou reuniões na ONU em três —nos dois primeiros, teriam sido discutidas a pirataria na Somália e questões da Bósnia e Líbia. O tema do terceiro ficou incerto. “A programação da ONU terminou no dia 9 de novembro com a reunião sobre”, escreveu, sem completar a frase. “Vai mais para observar, mesmo. É uma experiência diferenciada, achei que foi muito importante”, disse à Folha, atribuindo o erro do relatório à assessoria. Ele levou a mulher na viagem e disse que pagou todos os custos dela. Capitão Augusto (PL-SP), outro que foi à ONU, apresentou relatório idêntico ao de outros parlamentares.

O parlamentar disse que tratou do tema de segurança pública e que chegou a visitar, inclusive, a polícia de Nova York. Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) é nome frequente em viagens. Mesmo depois de não ter conseguido se reeleger, teve três em missão oficial autorizadas no final de 2018, em despedida de seus sete mandatos. Sobre sua ida a Nova York para reuniões da ONU, usou “ctlr+c e ctlr+v”, copiando e colando trechos de informativos da organização, como se fossem de sua autoria. Nilson Leitão (PSDB-MS) foi um dos poucos que em seu relatório reconheceu ter havido passeio na viagem. Ele foi a Nova York de 9 a 16 de dezembro e anotou que, nesse período, três dias foram “livres”.

Outras comitivas numerosas também obtiveram autorização nos últimos meses de 2018, entre elas a que foi para a paradisíaca cidade croata Dubrovnik, cenário da famosa série “Game of Thrones”. Seis parlamentares, entre os quais dois não reeleitos, participaram em novembro de uma reunião da Comissão Internacional para Conservação do Atum do Atlântico.

O grupo faz parte da Frente Parlamentar da Pesca e da Agricultura. Secretário de Relações Institucionais da Câmara, Alex Manente (CidadaniaSP) viajou em novembro a Paris, Cannes e Nice, na famosa Côte D’Azur, a Riviera francesa, considerada uma das regiões mais luxuosas do mundo. Ele foi para uma feira sobre comércio e distribuição, para “conhecer e compartilhar” as melhores práticas do mercado internacional. Manente diz que a mulher o acompanhou em Paris, mas que pagou suas despesas.

Ela, no entanto, usufruiu da hospedagem paga pela Casa. “Eu acho que assim como o poder Executivo, o Legislativo tem que cumprir agendas que são prioritárias para agenda comercial.

As escolhas para as missões são muito criteriosas”, disse o deputado. Novembro também foi a data da viagem de Joaquim Passarinho (PSD-PA) à Itália para discutir temas que incluíram, conforme seu relatório, a “atuação conjunta com o Vaticano na procura de uma paz mundial”. Ele viajou para a Itália e para o Vaticano entre 19 e 23 de novembro, acompanhado da mulher, que conheceu o papa Francisco. “Como parlamentar católico, valeu muito [a viagem] para conhecer como funciona o Vaticano, ter podido ter também uma audiência com uma autoridade como o papa, que é um chefe de Estado”, disse Passarinho. Sobre a busca da paz mundial, afirmou que suas conversas no Vaticano envolveram o debate sobre a crise dos refugiados em países como a Síria. Bicampeão mundial de judô, o à época deputado João Derly (Rede-RS) foi, no mês seguinte, assistir ao Guangzhou Masters 2018, na China, entre 12 e 17 de dezembro.

No relatório, escreveu: “Interagi com os atletas de outros países e do Brasil, ouvi relatos e bons exemplos de ações para o esporte.”

Derly não foi reeleito. “A viagem acabou sendo no final da legislatura, mas isso ajudou bastante na nossa secretaria de Esporte”, disse o ex-deputado, hoje secretário de Esporte do governo do Rio Grande do Sul.

Ele afirmou que viajou de classe econômica e não levou acompanhante. De janeiro a outubro de 2018, o ritmo de viagens autorizadas pela Câmara foi bem menor, uma média de oito por mês. Pelas regras da Câmara, os deputados têm direito a passagem aérea na classe econômica, mas podem fazer upgrade usando verba da cota parlamentar. A diária —limitadas a cinco por missão oficial— para destinos na América do Sul é de US$ 391. Para outros países, US$ 428. Os parlamentares também ganham um adicional no valor de 80% da menor diária para deslocamentos de embarque e desembarque na cidade de destino. Algumas das comitivas ao exterior, para destinos como Nova York, Lisboa e Azerbaijão, foram lideradas pelo próprio Maia, que abriu mão de receber diárias nas viagens internacionais que fez.

 

OUTRO LADO

A presidência da disse que o regimento da Casa “assegura ao parlamentar o direito de desempenhar missão autorizada”, mas não respondeu às perguntas sobre quais são os critérios usados por Rodrigo Maia para autorizar os pedidos. “O presidente pode autorizar o deputado a participar de missão no exterior, mediante manifestação de interesse do próprio deputado. Assim ocorre com eventos como, por exemplo, a abertura da Assembleia Geral da ONU”, disse a assessoria.

O deputado José Nunes (PSD-BA), um dos que integrou a comitiva que foi a Lisboa e Fátima, disse que a viagem foi muito proveitosa.

“Acho que foi importante pra gente trazer a experiência de Portugal para o Brasil na questão tanto do turismo religioso quanto do esportivo. Passamos lá quatro ou cinco dias trabalhando mesmo, não foi brincando, não foi passeando”, disse o parlamentar, que, por ter aberto mão das passagens pagas pela Câmara (usou apenas as diárias), não quis dizer se levou acompanhante.

A Folha deixou recado com a assessoria, mas não conseguiu falar com José Airton Cirilo. Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) e Nilson Leitão (PSDB-MS) também não foram localizados.

 

Fonte: Folha de São Paulo

 

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Jornalista Paulo Henrique Amorim morre aos 77 anos

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O jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim morreu nesta madrugada aos 77 anos após sofrer um infarto fulminante. Ele havia acabado de retornar de um jantar com amigos e estava em casa, no Rio de Janeiro, quando passou mal. A informação foi confirmada pela Record.

Em entrevista para o telejornal SP No Ar, o jornalista Michael Keller, que trabalhou com Amorim por quase 10 anos, lamentou a morte do colega.

“Ele era muito do contraditório. Era contundente nas colocações dele, mas também ouvia quando a gente falava. Já tive discussões com ele. Nessa hora só procuramos exaltar o profissional e a pessoa que ele foi. Mas tive discussões no ‘Domingo Espetacular’ em situações políticas e profissionais. O Paulo era desse jeito. Ele tinha um ponto de vista e dificilmente conseguia mudar o ponto de vista dele. A discussão era salutar. Era uma pessoa com quem que aprendi muito pelo contraditório”.

A apresentadora Ana Hickmann, que começou a carreira na televisão com Paulo Henrique Amorim no programa Tudo a Ver, disse que o jornalista acreditava em seu potencial.

“Acabei de chegar na emissora e recebi essa notícia. Tenho que confessar que ainda estou extremamente chocada. O Paulo Henrique foi uma pessoa muito importante. Foi ele que me deu a chance de começar minha nova profissão na televisão e me deu grandes conselhos na minha vida. Lembro da primeira ligação me convidando para trabalhar na Record TV. Como um grande jornalista como você vem procurar uma modelo para fazer esse tipo de trabalho? Ele falou, ‘eu acredito em você’. Foi assim que comecei minha história na TV. Desculpa, estou bastante emocionada”, afirmou Ana Hickmann.

Amorim deixa uma filha e a mulher, a jornalista Geórgia Pinheiro.

Paulo Henrique Amorim trabalhava na Record TV desde 2003, onde apresentou o Jornal da Record – 2ª edição, ajudou a criar o Tudo a Ver e esteve à frente do Domingo Espetacular, até junho deste ano, quando foi afastado da revista eletrônica. Em nota, a Record informou que ele havia deixado o programa e que permanecia na emissora à disposição para novos projetos.

O jornalista estreou no jornal A Noite, em 1961, foi correspondente em Nova York da revista Realidade e foi da Veja. Na TV, passou também por Manchete e Globo, onde teve fases como correspondente internacional, Band e TV Cultura.

Em 1972, ganhou Prêmio Esso na categoria informação econômica pela reportagem “A renda dos brasileiros”, pela revista Veja.

Entre 2000 a 2004 ele passou pelo UOL, onde foi âncora do UOL News, programa pioneiro de jornalismo em vídeo na internet brasileira. Atualmente ele mantinha um blog, chamado Conversa Afiada, em que abordava assuntos sobre política e economia.

 

Jornalista controverso

Paulo Henrique Amorim era conhecido pelo temperamento forte, por vezes polêmico, e chegou a enfrentar processos na Justiça.

Em 2016 ele foi condenado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em 2013 por racismo contra o jornalista Heraldo Pereira, da Globo. Em um post em seu blog Conversa Afiada, publicado em 2010, Amorim chamou o colega de profissão de “negro de alma branca”.

Ele já havia sido condenado a pagar 30 salários mínimos por ofensas ao jornalista Merval Pereira.

 

“Olá, tudo bem?”

Paulo Henrique Amorim fico famoso pelo bordão “olá, tudo bem?”. O conhecido cumprimento surgiu após a participação do jornalista em uma edição especial da rede americana CNN.

“A editora da CNN disse que gostaria que correspondentes estrangeiros saudassem o público americano na sua língua própria. Eu fiz uma vinhetinha falando ‘Olá, tudo bem?’, que é a maneira que nós brasileiros saudamos as pessoas”, disse ele ao extinto Programa do Porchat.

De volta ao hotel é que Paulo Henrique se deu conta de que havia encontrado um bordão: “Um americano que me viu na CNN me reconheceu e falou ‘olá, tudo bem?’ [imitando sotaque]. Aí eu [pensei]: ‘Opa, é um bordão’. E como diz o Boni, televisão é bordão”.

 

Fonte: Portal Uol.com.br

 

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Dois morrem em acidente com caminhão da banda de Léo Santana, na Bahia

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Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo o caminhão da banda do cantor Léo Santana, na BR-116, em Itatim, neste sábado (6). Segundo o G1 Bahia, a informação foi confirmada pela assessoria do artista.

De acordo com uma nota divulgada pela produção do cantor na manhã deste domingo (7), as vítimas estavam em um caminhão contratado para o transporte de equipamentos da banda. As causas do acidente não foram informadas.

Segundo a ViaBahia, o acidente aconteceu por volta das 9h, na altura do km 523, quando o caminhão da banda bateu de frente com outro veículo do mesmo porte.

No Instagram, Léo Santana lamentou o ocorrido e comentou sobre a relação que tinha com as vítimas. Ele havia feito shows em Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, no Ceará, na noite deste sábado (6). 

“É muito ‘punk’ ter que trabalhar quando se recebe uma notícia ruim, drástica. Um caminhão da minha banda, da minha equipe, com duas pessoas que trabalhavam na equipe da gente acabou batendo de frente com uma carreta. Os dois vieram a falecer. Ter que trabalhar com isso na cabeça é muito forte, é muito punk. Fica meus pêsames para os familiares do Gustavo e do Nabo, que eram moleques que eu gostava demais. Que Deus conforte os corações de vocês”, disse o artista.

 

Fonte: Diário do Nordeste

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Rede de trens deve ligar São Paulo a cidades do interior

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O governador João Doria divulgou em seu perfil no Facebook na segunda-feira (1º) informações sobre a rede de trens que deve ligar São Paulo a cidades como Americana, Sorocaba, Santos e a região do Vale do Paraíba.

Nas últimas semanas, foram realizados testes no trecho que ligaria até a Baixada Santista. Em 18 de junho, uma locomotiva partiu da estação da Luz, na região central da capital, e seguiu ao litoral, parando no terminal de navios de cruzeiros de Santos. Na quarta-feira (26), outro trem testou o percurso, desta vez saindo da estação de Paranapiacaba, distrito do município de Santo André.

Procurada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que as viagens foram feitas para “analisar tecnicamente as condições dos trilhos, a descida pela Serra do Mar e o tempo de viagem”.

Segundo a pasta, a etapa mais avançada do projeto estaria entre São Paulo e Americana. “A secretaria está em tratativas com o governo federal desde janeiro para estabelecer um cronograma em relação à cessão da ferrovia entre Jundiaí e Americana, pois o percurso pertence à União”, informou o órgão (o trecho que parte da capital até Jundiaí já é operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, estatal).

O objetivo é que a parceria público privada da iniciativa chamada de TremInterCidades seja colocada à disposição de investidores privados até o fim deste ano. “Gradativamente, faremos com que modais alternativos de transporte sejam cada vez mais utilizados nos deslocamentos pelo estado”, informou Doria pelo Facebook, sobre o projeto que é uma de suas promessas de campanha.

 

Fonte: Msn Notícias

 

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