Connect with us

Geral

Poder Executivo protocola pedidos durante audiência pública sobre duplicação da rodovia SP-294

Publicado

em

Na manhã de hoje (12), foi realizada na Câmara Municipal de Osvaldo Cruz audiência pública para tratar da Duplicação da SP-294.

O prefeito Márcio Cardim (DEM), os secretários Emerson Baptiston, João Vitor Marega e Luciana Pereira e o diretor de engenharia e projetos arquitetônicos da prefeitura, Rodrigo Martins Gumiero e vereadores participaram do encontro.

Na oportunidade, considerando a execução de projeto de duplicação do trecho entre Parapuã e Panorama da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros SP -294, o prefeito protocolou 09 pedidos que objetivam trazer melhorias para diferentes pontos do município.

O prefeito pediu a estadualização e melhorias na Rodovia Dr. Plácido Rocha, motivado pelo crescimento econômico natural da região, criação de universidades, implementação do comércio e implantação de indústrias de importância com consequente aumento populacional, a estrada passou a ser útil como ligação de dois pólos econômicos de importância, resultando significativo volume de tráfego, agravando as condições do pavimento e a demanda por gastos com conservação.

A implantação de anel viário ligando a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e a vicinal Moyses Justino da Silva, entre os municípios de Adamantina e Lucélia (km 590) proporcionará considerável redução no trajeto entre a SP-294 e as Estradas Vicinais “José Maria da Silva”, principal acesso ao Município de Mariápolis e “Moyses Justino da Silva”, entre Adamantina e Lucélia.

O pedido para construção de passarela de pedestres ou viaduto ligando o Bairro Parque do Sol ao Bairro Vila Jamil de Lima (Km 592 + 907m – anexo III) foi realizado devido ao tráfego intenso de veículos e caminhões que usam a rodovia e os pedestres atravessam a rodovia e colocam suas vidas em risco.

Foi solicitado ainda melhorias no trevo principal com a duplicação da SP 294 motivado pelo grande fluxo de veículos.

A implantação de trevo de acesso ao Bairro Lagoa Seca (Km 592 + 752m), também foi incluído no pedido, pois esse é o acesso à Rodovia Plácido Rocha, que liga Adamantina a região da Alta Noroeste, conectando duas importantes rodovias tronco do Estado de São Paulo que são as rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294) na região com a rodovia Marechal Rondon (SP 300) na região vizinha, e, indiretamente, com Sorocaba, São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Paraná.

O prefeito ainda pediu a construção de trevo nas proximidades do Clube do AABB (Km 591 + 467m – Anexo III), pois esse trevo será o principal acesso ao Distrito Industrial Valentim Gatti, local onde estão as principais indústrias do município e a construção de trevo de acesso ou retorno ao Bairro Tucuruvi, pois este é um dos principais bairros rurais de Adamantina.

Além disso, foi protocolado ainda pedido para construção de marginal entre os trevos da UniFAI e Bairro Tucuruvi.

O pedido da marginal paralela à Rodovia SP-294, do lado direito (sentido Parapuã – Panorama) entre os trevos do Centro Universitário de Adamantina – UNIFAI e o Bairro Tucuruvi justifica-se, pois ele facilitará o tráfego devido ao grande fluxo existente no local em razão principalmente do Centro Universitário e, ainda, o ofício solicita melhorias na Vicinal Moyses Justino da Silva e implantação de ciclovia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/53518763_417515042387526_7691310838199615488_n.jpg?_nc_cat=107&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=a330fcbca1b63d618f7119f7894618f1&oe=5CDCB3BD

“Gostaria de agradecer o empenho do deputado estadual Mauro Bragato por apoiar a nossa região. A duplicação trará desenvolvimento, fomento, geração de emprego e renda para a população da Nova Alta Paulista. Este é um momento crucial para nossa região, que de forma alguma pode deixar de apoiar este programa, mesmo com a previsão de instalação de praças de pedágio. Todos gostaríamos que as melhorias acontecessem sem cobrança para os usuários, porém  sem a instalação das praças nossa região ficará de fora dessa duplicação, pois o programa de concessão prevê investimentos somente mediante a instalação das praças de pedágio. Sendo assim, a não participação do programa poderia resultar em mais 20 anos de luta por melhorias, continuando nossa região vulnerável aos acidentes tão frequentes e desenvolvimento precário e temos a certeza de que ninguém quer que a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros deixe de receber os investimentos na duplicação”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Sobre – A 4ª Etapa do Programa de Concessões Paulista conta com 20 anos de experiência na estruturação deste tipo de projetos. Mais de 8 mil quilômetros de rodovias em áreas estratégias do Estado de São Paulo já foram concessionadas, garantindo as melhores estradas do país.

O cálculo das tarifas de pedágio é feito utilizando-se o conceito de tarifa quilométrica, que corresponde a um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça, e que varia em função da categoria das rodovias e dos tipos de veículos.

O cálculo divide as rodovias em três categorias: sistema rodoviário (rodovias paralelas, ambas com pista dupla, canteiro ou barreira central), estradas de pista dupla (com canteiro central, barreira física ou visual) e estradas de pista simples (uma faixa por sentido).

A presença de vários pedágios em uma mesma rodovia não implica aumento do valor a ser pago, mas sim no fracionamento do valor total. A quantidade de pedágios implantados nas rodovias garante ao usuário um pagamento mais justo e proporcional ao trecho percorrido.

O Programa de Concessões Paulista também traz que a concessionária vencedora deverá equipar as rodovias com wi-fi em toda a malha. Essa ação tem como objetivo manter o usuário sempre atualizado. Serão instaladas ainda câmeras inteligentes.

Jornalista Natacha Dominato 
Prefeitura de Adamantina

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/53318702_417514985720865_2231566660840456192_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=24616b644d1924d0c43fe9d1494d69ed&oe=5D275086

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher, marido e pai morrem após carro bater em placa de sinalização, capotar e atingir árvore

Published

on

Uma mulher, o marido e o pai dela morreram após o carro em que estavam bater em uma placa de sinalização, capotar e atingir uma árvore no acostamento da Rodovia SP-631, em Santa Clara d’Oeste (SP). O acidente ocorreu na tarde de domingo (19).

Segundo a Polícia Rodoviária, Aparecida De Lourdes Moreira Rondina, de 59 anos, o esposo Cleonildo Rondina, de 63, e o pai dela, Laurindo Batista Moreira, de 85, morreram no local.

O carro ficou destruído. A perícia foi acionada e a causa do acidente é desconhecida.

Continue lendo

Geral

Idoso morre após entrar na contramão da SP-321 e bater de frente com outro carro no interior de SP

Published

on

Um idoso de 67 anos morreu após entrar na contramão da Rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), em Bauru (SP), e colidir com outro carro, na manhã deste domingo (19).

O trecho, sentido Iacanga (SP), é duplicado e dividido por uma defensa de concreto. A motorista do veículo atingido estava a caminho do trabalho no Aeroporto Moussa Nakhl Tobias, entre Bauru e Arealva. Ela foi socorrida e encaminhada ao hospital com ferimentos leves.

O idoso, motorista do veículo que entrou na contramão, morreu no local. O trecho chegou a ficar totalmente interditado, mas foi liberado após a perícia ainda na manhã deste domingo. A polícia investiga como o idoso teve acesso à via no sentido contrário.

Continue lendo

Geral

Caminhão com etanol pega fogo após acidente e interdita Rodovia Cândido Portinari em Batatais, SP

Published

on

Um caminhão carregado com 44 mil litros de combustível pegou fogo na manhã deste sábado (18) após uma colisão perto de uma praça de pedágio entre Batatais (SP) e Brodowski (SP).

Segundo o Corpo de Bombeiros, um carro bateu na traseira do veículo que levava etanol, por volta das 5h50, na altura do km 343 da Rodovia Cândido Portinari (SP-334). Ainda não se sabe o que provocou a batida. O impacto resultou no incêndio do combustível do caminhão-tanque, que ainda se espalhou pela pista.

De acordo com a Arteris ViaPaulista, concessionária que administra o trecho, a rodovia chegou a ser interditada nos dois sentidos para atuação da empresa e do Corpo de Bombeiros.

Os ocupantes dos dois veículos conseguiram sair a tempo. “O condutor do veículo leve não se encontrava mais no local. O condutor do caminhão não apresentou ferimentos.”

O fogo foi apagado após duas horas. Os bombeiros também aplicaram um líquido gerador de espuma (LGE) no canteiro central e no acostamento por conta do vazamento de etanol na pista.

A rodovia foi liberada nos dois sentidos no fim da manhã, até então com tráfego parcial para quem seguia em direção a Ribeirão Preto.

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!