Connect with us

Cidades

Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza toma posse como reitor da UniFAI e nomeia os novos diretores e pró-reitores

Publicado

em


Em seu primeiro ato após tomar posse como reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) nesta segunda-feira, 12, para a gestão 2021-2025 ao lado do vice-reitor Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, o Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza nomeou os diretores de Divisão da Instituição, que começaram imediatamente a trabalhar em suas funções. Não houve solenidade formal de posse do reitor, vice-reitor ou diretores em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Foram nomeados Nivaldo Barbosa da Silva como diretor da Divisão Administrativa, Ricardo Sampaio Angeli na Divisão Financeira, Daniel Torres de Albuquerque na Divisão de Comunicação e José Gustavo Lazaretti como procurador-chefe.

Também foram definidas como pró-reitoras a Prof.ª Dra. Fúlvia de Souza Veronez (Ensino), a Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Toffoli (Extensão) e a Prof.ª Dra. Marcia Zilioli Bellini (Pesquisa e Pós-Graduação). Porém, elas serão oficialmente nomeadas por portaria apenas no dia 1º de agosto, ao final do recesso acadêmico.


Neste primeiro dia útil da nova gestão, o Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza se fez representar pelo vice porque ele e a família ainda se recuperam da Covid-19.

Projeto de gestão

Ao lançarem a candidatura para as funções da Reitoria, em maio, os professores doutores Alexandre Teixeira e Wendel Soares apresentaram o projeto de gestão intitulado “Gestão Efetiva, Autonomia e Valorização Humana”.

“O Projeto […] foi elaborado com seu escopo focado no crescimento e desenvolvimento sustentável da UniFAI, visando o seu credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo [CEE-SP]. Os três pilares que compõem o título do presente Projeto de Gestão representam o respeito pela história da Instituição de Ensino Superior e projetam os desafios atuais que deverão ser considerados pelos responsáveis pela gestão no período de 2021/2025: ‘Gestão Efetiva’, ‘Autonomia’ e ‘Valorização das Pessoas’”, constou o projeto.


Um dos principais pontos é o da consolidação do Centro Universitário, visando o seu credenciamento como Universidade junto ao CEE-SP. “A UniFAI, no período compreendido entre 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2025, deverá percorrer o caminho para o seu credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação. As estratégias relacionadas com a qualidade de ensino dos cursos de graduação e pósgraduação, com o aprimoramento das atividades de extensão e com a responsabilidade socioeconômica da Instituição de Ensino Superior, bem como a proposta de plano de carreira docente em regime parcial e integral, o aumento da produtividade científica e a implantação de pós-graduação stricto sensu são essenciais para atingir o objetivo em referência. […] A gestão efetiva, a autonomia e a valorização humana são imprescindíveis para a concretização do ideal de transformação do Centro Universitário de Adamantina em Universidade de Adamantina”, pontuou o projeto.

Outro destaque está voltado para o Ensino a Distância (EaD) e em Ambiente Híbrido. “A Portaria nº 2.117/2019, publicada no Diário Oficial da União, autoriza as Instituições de Ensino Superior (IES) a ampliar para até 40% da carga horária de Educação a Distância (EAD) em cursos presenciais de graduação. As áreas de Engenharia e Saúde, com exceção da Medicina, podem ampliar a modalidade EAD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais. Diante dessa realidade, propõe-se um estudo detalhado sobre a viabilidade de implantação de cursos de graduação e pós-graduação EAD”, avaliou o texto.


Sobre o processo de internacionalização da UniFAI, Teixeira e Soares afirmaram que “O desenvolvimento de pesquisas, assim como a mobilidade de alunos e professores, força as Instituições de Ensino Superior a buscarem a consolidação da política de internacionalização. […] Nesse contexto, deve-se iniciar ações entre docentes da UniFAI e docentes de universidades estrangeiras, estabelecendo parcerias científicas relevantes para a sustentação da qualidade da graduação e servindo de base para a implementação dos programas de pós-graduação stricto sensu”.

Perfis

O Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza é graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1999), doutorado em Engenharia Química também pela Unicamp (2004) e pós-doutorado em Engenharia Química pela UEM (2006).

Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Bioquímica, Bioenergética e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica, Extração de Bioativos, Tecnologia Química, Nanotecnologia, Tratamento de Águas Residuárias, Modelagem Termodinâmicas de Processos Químicos, Equilíbrio de Fases a Altas Pressões. Professor da UniFAI desde 2005, vem atuando nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Engenharia Civil, Química, Agronomia e Medicina. Foi coordenador do curso de Engenharia Ambiental (2007 a 2019), coordenador e idealizador do curso de Engenharia Civil em (2013 a 2016), coordenador e idealizador do curso de pós-graduação lato sensu de Manejo Florestal e Saneamento Ambiental em 2017.


É perito judicial e extrajudicial na área de Química e Engenharia Química e áreas afins atuando desde 2004. Atuou na elaboração de vários projetos de engenharia desenvolvidos desde a formação acadêmica (1996). É pesquisador da UniFAI, atuando na área de Tratamento de Águas Residuárias e efluentes, Tratamento de Águas de Abastecimento Público, Extração de compostos bioativos, Avaliação de Impactos Ambientais, entre outras, e parecerista técnico da UniFAI.

Já o Prof. Dr. Wendel Cleber Soares possui graduação em Matemática – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Ilha Solteira (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica também pela Unesp (2009).

Atualmente é professor titular da UniFAI, parecerista do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP). Foi professor e sócio-proprietário do Ensino Qualis Ltda.-ME (Cursinho Sistema Poliedro de Ensino). Foi coordenador de projetos e convênios institucionais da UniFAI (2018/2021) e coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica da UniFAI (2018/2020).


Participou como coordenador de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – área de Matemática). Participou como professor colaborador na elaboração e revisão de itens da Prova Brasil do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) edital público aberto pelo INEP. Participa como colaborador na elaboração e revisão de itens do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na área de Matemática.

Participou como membro da Comunidade de Prática da Agenda e Desenvolvimento Regional de Presidente Prudente atuando na área de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior. Foi diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (junho de 2016 a janeiro de 2017) e vice-diretor (maio de 2011 a maio de 2016).


Foi membro representante do Comitê Regional do Prêmio Gestão Escolar 2012 e 2013 – Diretoria de Ensino da Região de Adamantina. Atuou como Interlocutor administrativo do Projeto Programa Bolsa-Universidade (Escola da Família) e do Projeto Bolsa Alfabetização representando a Instituição de Ensino FAI. Participou do Projeto Rondon “Operação Forte do Presépio”.

Tem experiência na área de Matemática presencial e EaD, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, processamento de sinais, wavelets, transformada wavelet discreta, equações diferenciais ordinárias, estatística, data mining, modelagem matemática no manejo integrado de pragas, matemática financeira e ensino da matemática.

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!