Connect with us

Cidades

Prefeitura de Adamantina lançará Protocolo da “Rede de Proteção e Atenção à Pessoa Adulta, Idosa e seus familiares”

Publicado

em

Evento acontecerá no dia 21 de junho a partir das 7h30 no Anfiteatro Fernando Paloni

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançará durante o I Simpósio da Rede de Proteção da Pessoa Adulta, Idosa e seus familiares, o Protocolo da “Rede de Proteção e Atenção à Pessoa Adulta, Idosa e seus familiares”.

O evento acontecerá no dia 21 de junho a partir das 7h30 no Anfiteatro Fernando Paloni. A realização é da Secretaria de Assistência Social e do Conselho da Pessoa Idosa.

O município de Adamantina tem atuado em todos os órgãos governamentais e não governamentais para garantir os direitos fundamentais das pessoas adultas, idosas e seus familiares em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais ou sociais.

Com isso, o protocolo foi criado para sistematizar a “Rede de Proteção e Atenção à Pessoa Adulta, Idosa e seus familiares”, dando um passo na organização e comunicação entre os órgãos e sujeitos que a estabelecem e vivificam.

A “Rede de Proteção e Atenção à Pessoa Adulta, Idosa e seus familiares”, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, é uma articulação organizada, formalizada e sistematizada, composta por ações pactuadas entre as políticas setoriais públicas e as organizações da sociedade civil do município de Adamantina.

Seu objetivo é prevenir e enfrentar de forma ampliada, intersetorial e multidisciplinar, situações específicas de riscos e vulnerabilidades pessoais e sociais vivenciadas por pessoas adultas, idosas e seus familiares.

A Rede de Proteção e Atenção destina-se à Pessoa Adulta, Idosa e seus familiares, que estejam vivenciando situações específicas de vulnerabilidades e/ou riscos individuais e sociais, ou ainda que vivenciam situações de violência ou violações de direitos.

A implementação do protocolo tem como objetivo promover e fortalecer as ações municipais intersetoriais de proteção no âmbito da prevenção e na atenção à pessoa adulta, idosa e seus familiares que estão em situações específicas de vulnerabilidades e riscos pessoais e sociais para garantir seus direitos.

“O lançamento do protocolo significa que vamos atuar de forma a prevenir e/ou reduzir os danos que acontecem em nosso município”, explica a secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro. 

 

Publicidade

Cidades

VI Arraiá da Fisioclínica é marcado por momentos de alegria e diversão

Published

on

O tradicional Arraiá da Fisioclínica do Centro Universitário chegou a sua 6ª edição e foi mais uma vez sucesso total.

O evento aconteceu na manhã de quarta-feira, 26, no Câmpus III, proporcionando momentos de alegria e diversão.

Segundo a responsável técnica da Fisioclínica, Prof.ª Ma. Patrícia Ferraz Braz, a festa junina começou em 2013, encerrando o semestre do estágio de Neurologia. Em 2016, a ideia se ampliou e contagiou todos os setores de Práticas Clínicas, culminando no I Arraiá da Fisioclínica da FAI e, desde 2022, é um Projeto de Extensão desenvolvido por Patrícia, sempre com o apoio de toda equipe da Fisioclínica, da coordenadora do curso Prof.ª Dra. Leandra Navarro Benatti e da Pró-Reitoria de Extensão.

Foi uma confraternização de pacientes, estudantes dos 4º e 5º anos em estágio obrigatório, orientadores de estágio, docentes e servidores técnico-administrativos da Clínica-Escola de Fisioterapia da instituição.

A festa contou com deliciosas comidas típicas, danças, quadrilhas, música boa, barraca do peixinho, brincadeiras e muito mais.

Cada setor de estágio ficou responsável por uma atividade: recepção e lembrancinhas dos pacientes, correio elegante, distribuição de bebidas e comidas aos pacientes de mobilidade reduzida, espaço e quadro itinerante de fotos, jogos de mesa e a esperada pescaria, feita com os brindes trazidos pelos pacientes e alunos. “A festa é parte de uma proposta de humanização da Fisioclínica, onde os pacientes trazem quitutes para compartilhar junto do tradicional cachorro-quente da professora Maristela Bordinhon e o quentão sem álcool da Cris. Tivemos também a quadrilha dos pacientes da Gerontologia e da Neurologia, com os estagiários que treinaram os movimentos e a coreografia com afinco”, conta Patrícia.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina está entre as cinco melhores cidades para morar no Brasil

Published

on

Adamantina está entre as cinco melhores cidades do Brasil para morar, segundo levantamento feito pela Gazeta do Povo, de Curitiba (PR), que cruzou dados públicos e indicadores no mapeamento. Como resultado dos estudos, listou as 100 melhores cidades do país para morar. A divulgação desses resultados ocorreu no último domingo (23).

Em 10 categorias diferentes a pesquisa mapeou 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança, expectativa de vida, mortes no trânsito e infraestrutura urbana. Para cada um dos indicadores foram atribuídos pesos, para a avaliação, e a somatória final desses quesitos mensurou o ranqueamento.

Em primeiro lugar, no país, ficou São Caetano do Sul (SP), com a nota 7,77. Em segundo, Fernando de Noronha (PE), com 7,73. Depois, Jundiaí (SP), com 7,62, seguida de Guaxupé (MG) com 7,59 e em quinto Adamantina, com 7,47.

Conforme a Gazeta do Povo, dentre as 100 primeiras cidades no ranking geral, 33 são de São Paulo, 29 de Minas Gerais, 16 do Rio Grande do Sul, nove de Santa Catarina, seis do Paraná, três de Goiás, duas do Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso do Sul e uma de Pernambuco. “Embora nunca tenha havido tantas estatísticas disponíveis quanto hoje, elas acabam sendo enganosas quando olhadas de forma isolada. Por exemplo: uma cidade pode ser segura, mas não ter hospitais. Ou talvez ela seja segura e tenha hospitais, mas esteja estagnada economicamente. E mesmo a cidade segura, com hospitais e uma economia forte pode sofrer com uma péssima educação, ou com a ausência de bibliotecas, ou ainda com a falta de um sistema de esgoto”, observa a publicação da Gazeta do Povo.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Adamantina inaugura Praça Lariele Verônica Boldrin e horta comunitária

Published

on

Solenidade acontece neste domingo (30), a partir das 10h no Jardim Europa

A Prefeitura de Adamantina continua realizando inaugurações em comemoração aos 75 anos do município. 

Neste domingo (30), a partir das 10h, acontecerá a inauguração da praça Lariele Verônica Boldrin e da horta comunitária da Praça Lariele Verônica Boldrin, que fica no Jardim Europa.

O espaço conta com uma pista de caminhada que tem 134 metros e mais 13 postes de iluminação sustentável. 

A ação é sustentável, porque os postes instalados contam com placas que fazem a captação de energia solar. Com isso, não é necessário recorrer ao uso da energia elétrica, contribuindo assim para o meio ambiente.

A praça ainda conta com um parque infantil e um campo de futebol. O local agora ganha a horta comunitária.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), a iniciativa visa possibilitar que a população do bairro tenha segurança alimentar, pois poderão consumir alimentos saudáveis.

“Além disso, queremos possibilitar ainda o desenvolvimento do trabalho voluntário e isso será feito por meio da associação de moradores”, afirma Benetão.

O local tem mudas de mudas de alface, almeirão, cebolinha, rúcula, berinjela, jiló plantadas em 11 canteiros. 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!