Connect with us

Cidades

Adamantina está entre as quatro melhores cidades do Brasil para longevidade

Publicado

em

Assunto foi destaque na edição de ontem (26) do Jornal Nacional

Adamantina está entre as quatro melhores cidades médias para longevidade do Brasil, conforme o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). O assunto foi destaque na edição de ontem (26), do Jornal Nacional. Do estado de São Paulo, somente o município figura entre as cinco melhores cidades médias do relatório.

De acordo com o relatório do IDL, na categoria cidade médias foram avaliados 674 municípios com o número de habitantes entre 34.850 a 99.999. Em 2020, o município ficou em primeiro lugar e agora está entre as cinco melhores em uma nova categoria.

Essa categoria foi criada para a nova divulgação do índice, mas tanto Adamantina como os demais municípios já haviam participado das edições anteriores do IDL. 

Contudo, de acordo com o relatório, até o ano de 2020, menos de mil cidades eram avaliadas e o que significava que pequenas cidades ficavam de fora.

Os dados usados para a edição de 2023 são: o PIB per capita, divulgado pelo IBGE, tem como data de referência o ano de 2020. 

Foram usados ainda 9 indicadores do DATASUS com data de referência de 2021. Todos os demais são do ano passado, com dados disponíveis no fim do primeiro semestre de 2023.

O índice avaliou e pontuou como os melhores resultados de Adamantina os que fazem referência a saúde.

Adamantina apresenta altos números de leitos hospitalares (16º maior), profissionais com nível superior (10º maior), procedimentos hospitalares (13º maior) e estabelecimentos de saúde (37º maior) e na econômica, a população idosa do município é a maior na categoria.

O IDL é apresentado pela terceira vez pelo Instituto de Longevidade com base em dados públicos que vão refletir as peculiaridades de municípios que impactam e interessam o público-alvo do estudo, que são pessoas acima de 60 anos. Os dados são atualizados de forma constante desde 2017.

“Mais uma vez, figuramos entre as melhores cidades do Brasil, o que é motivo de satisfação, pois temos desenvolvido diversas ações municipais. Para os idosos, temos o Conselho da Pessoa Idosa que tem sido extremamente atuante, ações sob o comando da secretária Andréia e equipe, promovendo atividades e cuidando do público na faixa etária”, afirma o prefeito Márcio Cardim. 

 

aque

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!