Connect with us

Cidades

Fisioterapia da UniFAI promove V Semana Acadêmica de 16 a 18 de agosto

Publicado

em

De 16 a 18 de agosto, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promove a V Semana Acadêmica. A programação conta com palestras, mesa-redonda e workshops, a partir das 19h30 no Auditório Miguel Reale, Câmpus II.

“Com muita satisfação, convido alunos, professores, ex-alunos e fisioterapeutas para nossa Semana Acadêmica de Fisioterapia no formato presencial. Serão momentos de reflexão e discussão de relevantes assuntos, que serão ministrados por fisioterapeutas reconhecidos nacionalmente em suas especialidades”, afirma a coordenadora do curso Prof.ª Ma. Leandra Navarro Benatti.

A docente explica que em comemoração aos 20 anos de inauguração da Fisioclínica, foram convidados para ministrar os workshops os fisioterapeutas de Adamantina, graduados na UniFAI, “que além de fazerem parte de nossa equipe, são destaques em suas áreas de atuação”.

Programação das palestras

No dia 16, a palestra de abertura visa apresentar aos participantes os conceitos e habilidades necessárias para construção de uma carreira profissional baseada no conhecimento técnico, planejamento e consistência de ações.

Com o título “Como não gerar frustração e fracasso, desperdiçando talento e competência profissional”, o fisioterapeuta e doutor em osteopatia Bruno Gonçalves Dias Moreno, doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da UNESP (Botucatu/SP), que por muitos anos fez parte do corpo docente, volta para UniFAI para a semana acadêmica.

Para o dia 17 está programada uma mesa-redonda que objetiva debater aspectos gerais, do diagnóstico básico e do fundamento para o tratamento da Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) no processo de envelhecimento. A moderação ficará sob a responsabilidade da Prof.ª Dra. Iara Buriola Trevisan.

O primeiro expositor será o Prof. Dr. Paulo Roberto Rocha Júnior, fisioterapeuta com atuação na Fisioterapia Vestibular, mestre e doutor em Saúde Coletiva, docente de cursos de graduação em Fisioterapia e Medicina, e coordenador geral de Pesquisa da UniFAI, que irá ministrar sobre o Projeto de Extensão “VertiGO!”.

A segunda exposição será sobre “VPPB – Aspectos clínicos e funcionais de uma disfunção biomecânica”, a ser apresentada pelo Prof. Me. Lázaro Juliano Teixeira, mestre em Medicina Interna e Terapêutica pela UNIFESP. É membro de Comissões e Departamentos da ABRAFIN e do CREFITO 10, é coordenador da Pós-Graduação em Fisioterapia Vestibular da Faculdade Inspirar.

Para o encerramento, dia 18, será ministrada a palestra “Manejo de pacientes críticos na urgência e Emergência e transição dos cuidados para Unidades de Terapia Intensiva” pelo fisioterapeuta, graduado pela UniFAI, James Falconi Belchior, supervisor do Serviço de Fisioterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Fisioterapia Hospitalar.

As palestras são abertas para graduandos e fisioterapeutas, com emissão de certificado e sem necessidade de inscrição prévia.

Workshops

Os workshops ocorrerão no dia 17, às 13h30. As fisioterapeutas e orientadoras de estágio do curso de Fisioterapia da UniFAI, Andressa de Oliveira e Nádia Cristina Cardoni, ministrarão, respectivamente, os workshops “Atuação do fisioterapeuta no pós-operatório imediato de abdominoplastia” e “Órteses de membros inferiores como auxiliares de marcha disfuncional neurológica”.

O professor mestre Roberto Procópio Pinheiro, que atualmente faz parte do corpo docente, ministrará “Bases anatomoclínicas das disfunções musculoesqueléticas: da avaliação ao tratamento”, cujas vagas já estão preenchidas.

Mais detalhes sobre o currículo dos convidados e a programação dos workshops está disponível em unifai.com.br/eventos/semanafisioterapia2022/.

 

 

 

Publicidade

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!