Início / Versão completa
Cidades

Saúde de Adamantina informa que a vacinação contra a dengue com a vacina Butantan-DV é suspensa temporariamente por medida cautelar

Por AdamantinaNET 10/06/2026 08:22
Publicidade

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a aplicação da vacina contra a dengue Butantan-DV está temporariamente suspensa em todo o Estado de São Paulo, seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

Publicidade

A medida tem caráter preventivo e cautelar e foi adotada após a identificação de 42 casos raros com sinais de alerta, incluindo três eventos classificados como graves, sendo dois óbitos, que apresentaram relação temporal com a vacinação. Todos os casos seguem sob investigação pelas autoridades sanitárias competentes.

Até o momento, não há conclusão sobre uma possível relação entre os eventos registrados e a vacina. A suspensão temporária visa permitir a análise detalhada das ocorrências, em conformidade com os protocolos de vigilância, segurança e transparência adotados pelos órgãos de saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a vacina Butantan-DV passou por rigorosos estudos clínicos e processos regulatórios antes de sua aprovação, apresentando perfil favorável de segurança e efetividade. As pessoas que já receberam o imunizante permanecem protegidas pelos benefícios da vacinação e, neste momento, não existe recomendação específica adicional para os vacinados.

Publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, foram aplicadas 84 doses da vacina dengue Butantan no município nos profissionais de saúde com 13 notificações. As pessoas que procuraram a secretaria relatando sintomas tiveram seus casos notificados e acompanhados pelas equipes de saúde. Entre as reações observadas estavam febre, mal-estar, dores no corpo e manchas vermelhas na pele (exantema), sem registros de casos graves relacionados à vacinação no município.

A orientação é que nenhuma dose da vacina Butantan-DV seja aplicada até que novas determinações sejam divulgadas pelos órgãos responsáveis.

A Secretaria também reforça que a vacinação contra a dengue com a vacina do fabricante Takeda segue normalmente para adolescentes de 10 a 14 anos de idade, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações.

Além disso, as equipes de saúde permanecem atentas ao monitoramento e à notificação de qualquer evento adverso relacionado à vacinação, seguindo os protocolos estabelecidos pelos sistemas de vigilância epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde acompanha as orientações da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e informa que novas atualizações serão divulgadas assim que houver posicionamento oficial sobre a retomada da aplicação da vacina Butantan-DV.

 

COMUNICAÇÃO / PREFEITURA DE ADAMANTINA

 

 

 

 

 

 

 

.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.