Início / Versão completa
Cidades

Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina disponibiliza capacitação em projetos culturais

Por AdamantinaNET 09/03/2026 14:29
Publicidade
Nesta quarta (11) e quinta-feira (12) a partir das 19h no anfiteatro Fernando Paloni, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza uma capacitação em projetos culturais. Para participar, não é necessário efetuar inscrição prévia.

A iniciativa, que foi dividida em dois encontros, é destinada a artistas, produtores culturais, coletivos culturais, representantes de entidades culturais, gestores culturais e demais interessados em desenvolver projetos na área da cultura.

Publicidade

Os encontros objetivam orientar quem atua nessa área a como elaborar projetos culturais de forma correta e competitiva, especialmente para participação em editais públicos de fomento à cultura.

Durante o curso, os participantes aprenderão a estruturar todas as etapas de um projeto — desde a ideia inicial até a elaboração de objetivos, justificativa, cronograma, orçamento e prestação de contas. Para isso, é indicado que todos levem material para anotação.

A capacitação será ministrada por Gislaine Targa que é administradora e consultora nas áreas de negócios e recursos humanos, com mais de 25 anos de experiência em gestão de pessoas, projetos empresariais e desenvolvimento institucional, atuando em organizações públicas e privadas e, ainda, atua como chefe do museu e arquivo histórico “Setsu Onishi”.

Publicidade

Conforme ela explica, disponibilizar essa capacitação é fundamental para fortalecer o setor cultural do município, pois muitas vezes bons projetos deixam de ser apresentados por falta de conhecimento técnico na elaboração.

“Ao capacitar os agentes culturais, o município amplia as oportunidades de acesso aos recursos públicos destinados à cultura, fortalece a produção cultural local e estimula o desenvolvimento artístico e criativo da comunidade”, comenta.

Sobre a PNAB 2026
Adamantina recebeu na última sexta-feira (6), o repasse de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Agora, o município realiza todos os trâmites para a abertura do edital.
O curso que acontece nesta semana é uma maneira de preparar os artistas para a participação neste e em outros editais que serão abertos.

Natacha Dominato / Comunicação Pref. Adamantina
.
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.