Connect with us

Cidades

Estudantes da EE Helen Keller conhecem o projeto Adamantina do Bem

Publicado

em

Idealizadora do projeto ministrou palestra aos estudantes inscritos na eletiva “Ressignificando: Um novo olhar sobre Adamantina”

Na tarde desta sexta-feira (7/3), estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Helen Keller – PEI, inscritos na disciplina eletiva “Ressignificando: Um novo olhar sobre Adamantina”, participaram de um debate com a presença de Ana Paula Lima Ferreira, idealizadora do Adamantina do Bem.

A voluntária discorreu sobre a criação do projeto, que atua como aliado da Secretaria Municipal de Assistência Social e entidades assistenciais locais, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade.

Criado a partir da iniciativa de um grupo de amigas nasceu o projeto “Adamantina do Bem”, realizou intensa campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, roupas e móveis para famílias necessitadas do município, especialmente no período da Pandemia de Covid-19.

“Ainda continuamos atuando, atendendo pedidos de moradores de diversos bairros, mas a demanda caiu bastante”, destaca Ana Paula.

Durante a conversa com os estudantes, a idealizadora da ação destacou o importante trabalho realizado pelas entidades e pela rede de proteção social. “Nosso projeto vem somar forças com as diversas entidades e Secretária de Assistência Social. Buscanos a colaboração da população para atuar em situações emergenciais, ampliando esse trabalho”, complementa.


Ana Paula ressaltou ainda que, apesar da redução do volume de pedidos de auxílio, o “Adamantina do Bem” contina atuando, por isso a colaboração da população é muito importante. “Diculgamos os pedidos de ajuda nas nossas redes sociais para mobilizar os voluntários e doações”, detaca. “Quem quiser doar pode entrar em contato pelo whatsapp (18) 99746-7611 ou pelo Instagram @adamantina_do_bem”.

A Eletiva

Sob a orientação dos professores Tiago Alves dos Santos Alves e Everton dos Santos, a disciplina eletiva “Ressignificando: Um novo olhar sobre Adamantina” será desenvolvida com a participação de estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Helen Keller.

A proposta tem como objetivo oportunizar momentos, experiências e vivências aos estudantes, aprofundando os seus conhecimentos e habilidades e possibilitando refletirem sobre a realidade do meio onde vivem e quais as medidas para promover mudanças necessárias e significativas em sua comunidade/bairro.


Ao longo do primeiro semestre, serão trabalhadas, nesta disciplina, questões sociais e ambientais, relacionados ao desenvolvimento territorial, seus processos socioeconômicos e culturais, visando o desenvolvimento de ações de mediação que envolvam políticas públicas para propor intervenções sustentáveis em sua comunidade, contribuindo para a ampliação do seu projeto de vida.

A eletiva pretende ainda mapear e identificar as carências de infraestrutura e aspectos socioambientais e propor soluções ou políticas públicas que possam mitigar essas situações, tendo como ponto de partida a própria localidade e vivência dos estudantes.

Também faz parte dos objetivos da eletiva, desenvolver uma proposta de ação efetiva para abordar os problemas identificados, por meio de parcerias com órgãos públicos e organizações não governamentais.



Cidades

Falece aos 54 anos o locutor Fábio Bonassa, filho do “Sabiá”

Published

on


Faleceu aos 54 anos, o locutor e ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Garça, Fábio Bonassa.

O locutor também era gestor da rádio 102,5 FM de Garça.

Fábio, primeiro filho de Jonas Bonassa, o “Sabiá”, morava em Garça e teria sofrido um infarto que tirou sua vida. O radialista teria passado mal e deu entrada por volta das 2h em uma unidade de saúde de Garça. A causa da morte seria infarto fulminante.

Ele era casado e deixa duas filhas.

Mais informações sobre o velório e sepultamento de Fábio Bonassa serão trazidas nas próximas horas.

O velório será realizado em Garça e posteriormente o corpo será transladado para Adamantina.

O velório em Adamantina tem início por volta das 18h. O sepultamento, no cemitério da Cidade Joia, será às 10h de segunda-feira.

Continue lendo

Cidades

Copa Alta Paulista de Veteranos terá início neste domingo na ADPM em Adamantina

Published

on

A Liga Luceliense de Futebol, dará início neste domingo (16), 18ª edição da Copa Alta Paulista de Veteranos de Futebol Médio Acima de 40 anos.

A abertura acontece a partir das 8h00 na ADPM em Adamantina que está preparada para receber o maior evento regional de veteranos.

A 18ª edição da Copa Alta Paulista de Veteranos de Futebol Médio este ano bate o recorde com a participação de 18 equipes de toda a região e também de regiões vizinhas. As equipes foram divididas em duas chaves de 9 equipes cada, tendo as equipes de Pracinha FC e Florida Paulista, como cabeças e chave, já que ambas as equipes, foram as finalistas da edição anterior, ocasião que acabaram por dividir o título da competição.


Na reunião com os representantes das equipes realizada em Lucélia, no mês de fevereiro, comandada pelo presidente da Liga Luceliense de Futebol, Osvaldo da Silva “Peixeiro”, ficou definida as regras do campeonato, como inscrição de jogadores, premiação e outros assuntos relevantes.

RODADA DE ABERTURA

A rodada de abertura neste domingo na ADPM em Adamantina, terá os seguintes jogos:

-Flórida Paulista F.C. X Lobos F.C./Inúbia Paulista

-Birigui/Judá//Bangola Lanches X ABC F.C./Marcin Funilaria/NM Instalações

-Pracinha X San Remo/ Marcos Const./Alencar Encanador

AS DUAS CHAVES TEM A SEGUINTE COMPOSIÇÃO:

CHAVE A:

-Pracinha FC

-Laio Adamantina

-San Remo de Adamantina

-Osvaldo Cruz/Travain

-ABC de Lucélia

-Martinópolis

-Parapuã

-CME Osvaldo Cruz

-Birigui/Bangola.


CHAVE B:

-Flórida Paulista

-Jardim Alamandas Adamantina

-Parque Iguaçú de Adamantina

-Associação Osvaldocruzense

-Clube dos 40/Elfes de Lucélia

-Mariápolis

-Pacaembu

-Bastos

-Inúbia Paulista.

A cidade de Adamantina terá quatro equipes na competição, enquanto Osvaldo Cruz e Lucélia contará com três equipes. A novidade é a presença de um time da cidade de Martinópolis, que participa pela primeira vez do campeonato.



 

Continue lendo

Cidades

FAI presta atendimentos na praça Élio Micheloni, centro de Adamantina, neste sábado (15)

Published

on

A primeira Ação Social de 2025 do Centro Universitário de Adamantina acontece neste sábado (15), das 7h30 às 10h30, na praça Élio Micheloni. A população da cidade poderá usufruir dos serviços prestados pelos cursos da instituição nos quatro departamentos: humanas, exatas e agrárias, biológicas e da saúde, e medicina.

Promovida pela pró-reitoria de Extensão (PROEXT), a ação também contará com brinquedos infláveis e atividades de recreação para as crianças. “A primeira ação social do ano vai contar com a participação de discentes e docentes dos quatro departamentos da instituição, com a finalidade de fornecer serviços à população em várias esferas, desde trabalhos na parte da saúde até a área administrativa, com orientações”, afirma o coordenador de projetos de extensão de Exatas e Agrárias da PROEXT, Prof. Me. João Paulo Gelamos.

A pró-reitora de extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli, aponta os benefícios para a comunidade acadêmica e a da cidade. “As ações sociais da FAI, além de beneficiar a população, também beneficiam a comunidade acadêmica, pois os nossos discentes podem colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula e, com isso, melhorar o seu desempenho na formação profissional”, frisa.

João Paulo ressalta o compromisso da instituição com a comunidade de Adamantina nas ações extensionistas. “Mostramos para a comunidade a força que a FAI tem e o que temos de melhor a oferecer ao extrapolar os muros da instituição. Convidamos toda a população para que participe e traga a família, pois para as crianças haverá brinquedos, algodão doce e pipoca. Tudo oferecido de forma gratuita”, finaliza.

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas