Ícone do site ADAMANTINA NET

ARTIGO: Mistérios

Por: Nivaldo Londrina Martins do Nascimento (Mtb 35.079/SP.)

A palavra mistério serve para definir tudo aquilo que é oculto, desconhecido, incompreensível, inexplicável; enigmático. Existem muitos mistérios para serem desvendados no mundo. Alguns grandes, outros nem tanto. Em comum, a imensa curiosidade que costumam despertar no homem. Vejamos os questionamentos mais frequentes em torno dos grandes mistérios.

O Santo Sudário é mesmo verdadeiro? Atlântida, existiu? Qual o segredo do Triângulo das Bermudas? Onde está o Santo Graal (cálice usado por Jesus Cristo para tomar vinho na Última Ceia)? Quem era Jack, o famoso estripador de Londres? Cesário era filho de Cleópatra com o Imperador Júlio Cesar? Em que lugar fica a tumba de Cleópatra? Que fim levaram os Jardins Suspensos da Babilônia?

No decorrer do tempo, essas perguntas renderam muitas teses. Entretanto, em nenhuma se comprovou cientificamente o ponto de vista de quem a escreveu. É claro que uma minoria de pessoas pode ter acreditado em uma ou outra teoria, mas como dissemos; uma minoria. Talvez a mesma minoria que ainda acredita que a terra seja plana, mas aí já é uma outra história.

Diante das dúvidas impostas pelos grandes mistérios, vamos aos pequenos. Quem sabe, possamos decifrá-los. Por que tem mais pré-candidatos ao cargo de vice-prefeito do que ao cargo de prefeito em Adamantina? O que está estimulando a entrada dessas pessoas na política? Por que os profissionais da rede municipal de ensino insistem em saber os nomes dos cidadãos que estão sendo cotados para assumir no próximo mandato a pasta da educação?

Como os pequenos mistérios se multiplicam mais que tiririca, outras perguntas também estão agitando os bastidores políticos da cidade. Quem seria o novo reitor da FAI, que já foi escolhido pelo grupo político de determinado pré-candidato ao cargo de prefeito? E o futuro presidente da Câmara, também definido pelo mesmo grupo político? Será que teremos candidatura única para prefeito? Ou estariam repetindo um erro cometido anos atrás?

Deixando de lado a arrogância, vamos a um mistério que tem chamado a atenção de muita gente. Sabemos que quando uma criança brinca com terra, ela está aperfeiçoando as suas habilidades psicomotoras e fortalecendo o seu sistema imunológico. Será essa a justificativa para o playground de uma EMEI, Ciclo II, ter se transformado num verdadeiro campo de esportes do tipo terrão? Na hora do recreio, suor e terra se misturam. Pobres crianças, pobres profissionais da educação.

Para encerrar, lembramos que, entre os dias 7 de março e 4 de abril, estará aberta a “janela” que permite aos vereadores trocarem de partido sem serem punidos com a perda do mandato por infidelidade partidária. Pelo que apuramos até agora, muitos parlamentares adamantinenses deixarão a sigla que os elegeu (no mínimo cinco). Dica: O PSB ganhará um representante, o PV deverá perder os seus dois vereadores e o PP vai perder um, mas poderá ganhar outro. Deverão ocorrer outras mudanças, mas essas são um mistério.      

Sair da versão mobile