
Tradicional nas festas de fim de ano, os fogos de artifício colorem os céus, preenchem os olhos dos humanos, mas o ruído da explosão é bastante prejudicial para os animais de estimação.
“Os animais têm a audição bastante aguçada, portanto, a do gato ou cachorro é bem maior que a nossa e pequenos barulhos que para nós, passam despercebidos, podem causar pânico nos pets”, destacam os médicos veterinários Dr. Rafael Judai e Dra. Bruna Judai da Clinicão de Adamantina.
Os veterinário Dr. Rafael e Bruna Judai destacam ainda que o barulho de fogos pode levar os animais a problemas cardíacos, convulsões e estresse causados por estampidos de rojões e outros tipos de artifícios.
“É importante preparar previamente o animal para este tipo de situação. Utilizando sons não familiares como música alta para tornar os pets acostumados ao momento da explosão de fogos, ou mesmo estar e um ambiente isolado dos sons externos, além é claro de manter a calma para lidar corretamente com o cão ou gato”, explica Dra. Bruna.
A profissional destaca ainda que é importante que o proprietário esteja presente neste momento de virada com fogos, mantendo o portão fechado e evitando que os animais fujam para a rua, correndo o risco de ferimentos e até de serem atropelados.
Para amenizar o sofrimento dos bichinhos, o veterinário Rafael também sugere a criação de espaços seguros, como embaixo de camas ou mesas, e o uso de aparelhos, como televisão e ventilador, para abafar os ruídos. Além disso, caso o animal permita, a utilização de algodão nos ouvidos de alguns pets, especialmente nos mais sensíveis.
CLINICÃO EM ADAMANTINA
Na Rua General Isidoro, 223 – centro da Cidade Joia e oferece serviços de Clínica Veterinária; Banho e tosa; Pet shop; Consultas; Cirurgias; Internação; Laboratório; Vacinação; Táxi – Dog e Medicações.
Telefone: 18 3522-8755.

