Connect with us

Cidades

ARTIGO: Eleições 2024 em Adamantina (primeira parte)

Publicado

em

Alcio Ikeda, Gustavo T. Rufino, João C. Contiero e Luizinho Bil (em ordem alfabética para evitar ilações maldosas), são os primeiros nomes que estão sendo colocados como possíveis pré-candidatos ao cargo de prefeito nas eleições do próximo ano. Como é cedo para dizer se tais previsões serão confirmadas, hoje vamos recordar um pouco das eleições ocorridas nos últimos 40 anos em Adamantina.

Nessas quatro décadas, só um grupo político conseguiu se manter no poder por três mandatos consecutivos. Ainda assim, porque tinha como líder nada mais nada menos que Sergio G. Seixas, que é considerado por muita gente como o maior prefeito que a cidade teve. O grupo, além de Seixas, elegeu Elio Micheloni e Ivo Santos.

A histórica hegemonia política começou em 1982, e só foi quebrada pela oposição em 1996, com a vitória de Laércio Rossi. Importante lembrar que o candidato apoiado pelo grupo que havia vencido as três últimas eleições era César A. Molina, pessoa de caráter ilibado, educada e muito competente. Entretanto, o desgaste natural de 14 anos no poder (o mandato de Seixas teve seis anos) e rupturas entre aliados foram determinantes para a sua derrota.

Em maio de 1997, foi aprovada a reeleição para cargos executivos no Congresso Nacional . Com isso, o caminho ficou aberto para Laércio Rossi ser reeleito em 2000. A propósito, há quem diga que se o candidato da situação não fosse Rossi, o resultado da eleição teria sido outro, haja vista a pequena diferença (67 votos) entre ele e o seu adversário.

Em 2004, a eleição teve quatro candidatos. Três deles, Ivo Santos, Kleber Bragato e Luiz Carlos Galvão, eram oriundos do grupo político de Seixas; que agora, juntamente com antigos aliados, apoiava Kiko Micheloni.  Portanto, a disputa era entre três candidatos, que em algum momento da vida estiveram juntos e um que representava o novo na política da cidade.

O desgaste dos oito anos do mandato de Rossi se dividiu entre Galvão (por ter sido peça chave nas duas eleições anteriores) e Bragato (por ser o candidato oficial do grupo do prefeito). Já Ivo Santos, foi penalizado pelas lembranças que alguns ex-secretários traziam na sua campanha, uma vez que é próprio do ser humano recordar com mais facilidade os erros do que os acertos de alguém. Com isso, o vencedor da concorrida eleição foi Kiko Micheloni.

A nova administração colocou a casa em ordem e investiu em muitas áreas de interesse público, com destaque para a criação de centenas de bolsas de estudos no ensino superior. Ao mesmo tempo, decisões judiciais retiravam Rossi da disputa eleitoral de 2008. Sem o principal adversário e com altos índices de aprovação, a reeleição de Kiko Micheloni não foi surpresa para ninguém.    

Em 2012, tivemos nova eleição com quatro candidatos ao cargo de prefeito: José R. Ferreira (candidato da situação), Ivo Santos, João Grandão e Beth Meirelles. Como a disputa se polarizou entre os dois primeiros, vejamos um resumo da campanha deles. Enquanto erros cometidos nos oito anos de governo e o rompimento de algumas pessoas com importantes aliados da campanha de 2004, pesavam para José R. Ferreira; a articulação de Luiz Carlos Galvão, ex-secretários sendo discretos dessa vez (não apareciam muito) e um vice que estreava na política (Pacheco) davam leveza na campanha e mais um mandato para Ivo Santos.

Outro fato que chamou atenção na eleição de 2012, foram os vereadores eleitos para o mandato 2013/2016. O DEM, apesar de ter ficado em segundo lugar na disputa para prefeito, elegeu quatro representantes, o PSDB fez o prefeito, mas só elegeu um vereador (Luiz Carlos Galvão); e as outras quatro cadeiras foram ocupadas por PR, PT, PSB e PV. Como PT e PV também tiveram candidatos ao cargo de prefeito, tudo indicava que Ivo Santos não teria vida fácil na Câmara dos Vereadores.

Mal o novo prefeito tomou posse, já começaram as desavenças entre os seus aliados. Para piorar, o que parecia ser um simples desentendimento de amigos, foi denunciado na Câmara dos Vereadores e culminou com a cassação por quebra de decoro parlamentar do mandato de Luiz Carlos Galvão.  O hábil vereador conseguiu derrubar a decisão tomada por seus pares no TJSP, e a discórdia se instalou de vez no governo. Além da forte artilharia da oposição, agora Ivo Santos teria que saber lidar com um perigoso fogo amigo.

Por hora é isso, caro leitor. Na próxima edição, publicaremos o final deste texto que marca a nossa volta às colunas de jornais. Até lá!

 

Publicidade

Cidades

Cerca de 270 pais de aprendizes participam de reunião realizada pela Instituição Capaz

Published

on

Em comemoração ao Dia Internacional da Família (15 de maio), a Instituição Capaz de Adamantina realizou na noite da última quinta-feira (16), no Anfiteatro da Biblioteca Municipal a primeira reunião do ano com os pais dos aprendizes inseridos no mercado de trabalho. Cerca de 270 pessoas compareceram.

O encontro tinha como proposta aproximar também os responsáveis pelos adolescentes e jovens da Instituição, apresentar o trabalho realizado com os atendidos e ainda evidenciar a importância do ambiente familiar na formação profissional e pessoal dos aprendizes.

Após ser apresentada a trajetória de transformações e conquistas ao longo dos 61 anos da Capaz em Adamantina, a coordenadora pedagógica Fernanda Cecilio de Souza passou informações aos pais sobre o Programa Jovem Aprendiz e o Curso de Aprendizagem.

Em seguida, uma palestra com a terapeuta holística Edvania Mendonça trouxe o tema “Família”, a fim de despertar e estimular o elo familiar e sua importância na vida dos adolescentes e jovens.

Foi também apresentado um emotivo vídeo gravado com aprendizes expressando ‘o significado de Família’ para cada um, momento que encheu de orgulho e sentimento os presentes.

Atualmente, a Capaz tem 360 aprendizes empregados em dezenas de empresas parceiras nas cidades de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista, além de mais de 300 adolescentes e jovens frequentando as modalidades oferecidas pelo Departamento de Esportes, bem como outros 20 atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A Capaz é uma Instituição que há 61 anos vem contribuindo para o desenvolvimento de Adamantina, mas, principalmente, vem transformando a vida de milhares de jovens que têm a oportunidade de iniciarem as suas carreiras profissionais. E os pais são fundamentais nessa etapa da vida deles, por isso fizemos esta reunião, queremos ser parceiros e caminhar juntos em busca do melhor para os nossos aprendizes”, disse a gerente administrativa da Instituição, Jaqueline Ruiz.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Conferência Internacional Missão SEMADA reúne aproximadamente 1.500 participantes

Published

on

Organizada pela Assembleia de Deus Ministério do Belém de Adamantina, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a Conferência Internacional Missão SEMADA reuniu um público de aproximadamente 1.500 participantes, com representantes de diferentes regiões brasileiras e de outros países.

Com o tema “Missões é reproduzir nos outros o que Cristo gerou em nós” (Lucas4:18-19), os encontros ocorreram nas noites de sexta-feira a partir das 19h, sábado e domingo início às 19h.

O anfitrião-presidente foi o pastor Aristeu da Silva, que recebeu a Bíblia Sagrada na abertura do evento como símbolo mundial das Missões. “Além da troca de experiências, é um momento para estabelecer planos de ação concretos e duradouros que ajudem os missionários a enfrentar os desafios encontrados. É uma chance de solidificar nossa missão e expandir nosso alcance”, destacou.

Além do coordenador geral da SEMADA (Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém), Pr. Márcio Xavier, estiveram em Adamantina importantes líderes como os missionários Paulo Locatelli e Maria Locatelli (África), a missionária Milena Cavalcante (Peru), o missionário Vanilson Paulo e o missionário Leandro Paulo (Indígena), que compartilharam suas experiências e os desafios encontrados em suas áreas de atuação.

Os índios da Aldeia Vanuiri fizeram uma apresentação durante a Conferência.

O encontro, de grande importância para a comunidade cristã, segundo a organização, não se limita a servir apenas a comunidade local, se dedica também a missões globais, com objetivo de levar a palavra de Deus a regiões menos acessíveis do mundo.

 

 

Continue lendo

Cidades

Voleibol Sub-18 de Adamantina jogará neste sábado pela Liga Barros

Published

on

O Voleibol Feminino e Masculino Sub – 18 da Selar / Adamantina/ UniFAI, sob orientação Pedro Milanesi, Larissa Trindade e Marcos Minutti, em jogos pela rodada da Liga Barros de Voleibol de Inúbia Paulista neste sábado (18).

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes de Rinópolis e terão como seus adversários a anfitriã (donos da casa) e Tupi Paulista.

O primeiro jogo será às 13h30, feminino e o segundo às 16h30, no masculino.

 

Foto e Imagem: Enzo Ferreira, do time adamantinense

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!