Connect with us

Cidades

PAAM da Prefeitura de Adamantina compra hortifrútis de 56 agricultores familiares que atuam no município

Publicado

em

12 entidades são beneficiadas com o repasse dos alimentos adquiridos

O Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM) segue em execução em 2022. Este ano, foram beneficiadas 12 entidades que atuam no município com o repasse de mais de 140 mil quilos de hortifrútis e mais de 35 mil litros de leite e mais 56 agricultores familiares. Para a realização, o município investiu em recursos próprios R$ 500 mil.

O PAAM foi criado com duas finalidades básicas que é a promoção do acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar. Para isso, o programa faz a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e a destinação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial que atualmente são: Casa do Garoto, IAMA, Lar Cristão, Projeto Asa, Órgão Gestor, APAE, Lar dos Velhos, Pai Nosso Lar, Santa Casa, Residência Terapêutica; Rede de Combate ao Câncer e Associação dos Renais Crônicos (ARCA).

Mensalmente, 2594 pessoas e famílias recebem banana, maracujá, batata doce, almeirão, mandioca, abóbora, batata inglesa, berinjela, limão, entre outros de acordo com a produção.

Os agricultores fazem a entrega do que foi produzido toda segunda-feira no Recinto Poliesportivo e no período da tarde, as entidades fazem a retirada dos produtos de forma proporcional ao número de atendidos.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Thiago Benetão, todos os agricultores que vendem a sua produção para a Prefeitura de Adamantina fazem parte do Programa Municipal de Compostagem e possuem o título de Produtor Resiliente.

“Isso é muito importante, porque sabemos que os hortifrútis que são produzidos com qualidade, pois fazem uso do composto orgânico que fazemos a distribuição de forma gratuita e eles ainda empregam as boas práticas em suas propriedades”, afirma.

O secretário ainda comenta que isso é possível, porque mesmo após o fim do convênio com o Euroclima+, o município continua disponibilizando para os agricultores assistência técnica especializada.

O contrato segue em execução até a entrega total dos produtos adquiridos ou até o dia 31 de janeiro. Vencido o prazo, um novo processo de seleção pública para aquisição de gêneros alimentícios dos agricultores familiares que atuam no município será aberto. 

 

 

Publicidade

Cidades

Capaz abre inscrições para curso nas férias escolares a jovens que buscam o primeiro emprego

Published

on

Para dar mais oportunidade aos jovens entre 16 e 22 anos que têm o sonho de conseguirem o primeiro emprego, a Instituição Capaz de Adamantina promoverá no mês de julho, durante as férias escolares, o curso de pré-aprendizagem para o mercado de trabalho chamado “Aprendiz do Futuro”. A proposta visa oferecer um período diferenciado aos estudantes, inclusive àqueles que estão no ensino integral.

As inscrições estão abertas até o dia 8 de julho. Devem ser feitas presencialmente na sede da Capaz, localizada na Avenida Santo Antônio, nº 776 – centro, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os documentos necessários são RG e CPF.

O curso é 100% gratuito e terá início no dia 10 de julho. No total, serão nove encontros, com aulas todas as quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30.

A oportunidade é destinada aos jovens de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista. Mas as vagas são limitadas!

No cronograma didático serão abordados temas que buscarão qualificar o jovem para iniciarem no mercado de trabalho, dando noções básicas de Ética Profissional, Comportamento Social e Imagem Pessoal, Comunicação e Oratória, Atendimento ao Cliente e Legislação Trabalhista.

Há 61 anos a Capaz atua como principal instituição que insere adolescentes e jovens no mercado de trabalho, tendo hoje aproximadamente 350 aprendizes empregados nos municípios de Adamantina, Lucélia e Flórida.

Outras informações pelo telefone (18) 3899.

 

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura abre licitação de estrutura metálica para duas pontes rurais

Published

on

As obas de construção de duas pontes rurais em Adamantina – na Estrada ADM 445, sobre o Córrego Tocantins (após a usina de lixo) e na Estrada ADM 353/Estrada Geraldo Jordão, sobre o Córrego dos Ranchos – têm um novo capítulo, para que as melhorias possam ser entregues e reconectem vias rurais que estão com passagens prejudicadas.

As obras nos dois locais se arrastam e afetam os usuários, sobretudo proprietários e moradores rurais, que precisam usar rotas alternativas com distâncias maiores, que geram mais tempo e despesas no deslocamento e mais desgaste nos veículos. No Córrego Tocantis a ponte foi destruída há mais de dois anos, em fevereiro de 2022. No Córrego dos Ranchos o local está sem ponte desde novembro de 2022.

As obras foram iniciadas por empresa licitada pela Prefeitura de Adamantina em abril do ano passado, que fez as fundações e os gabiões com pedra telados.

Depois foram reassumidas pela administração municipal, com execução direta pelos servidores do próprio quadro, sendo instaladas as estruturas de concreto nas cabeceiras para a posterior recepção das longarinas metálicas que farão a ligação entre as duas margens, nos dos locais.

Agora, em uma nova etapa, a Prefeitura de Adamantina abriu licitação pública (Concorrência Eletrônica – Edital 37/2024) buscando a contratação de empresa especializada em serviços de caldeiraria, visando a fabricação e montagem da estrutura metálica. Conforme o edital, o valor estimado desta licitação é de R$ 266.343,67.

A sessão de processamento da concorrência eletrônica será realizada na data de 10 de julho. Depois de consolidada a licitação e seus trâmites finalizados, ocorre a contratação e emissão do pedido de compra, para o fornecedor entregar o item contratado.

Conforme o memorial descritivo que integra o edital, sobre as longarinas serão instaladas o tabuleiro, que será executado em madeira. A execução deste serviço ficará à cargo da Prefeitura de Adamantina. Com projeto, planejamento e previsibilidade, a licitação da estrutura metálica já poderia ter ocorrido.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantinense Izabela da Silva bate novo recorde no troféu Brasil de Atletismo

Published

on

A atleta adamantinense Izabela da Silva sagrou-se campeã brasileira pela segunda vez no Troféu Brasil Atletismo nesta sexta-feira (28), no lançamento do disco, com 65,25 m, sua melhor marca pessoal e também novo recorde da competição, que chega à sua 43ª edição. A marca anterior, de 64,75 m, era de Andressa de Morais desde 2018.

A lançadora do IEMA (São Caetano do Sul/SP), de 28 anos, havia conquistado o índice em abril, na etapa de Shangai da Diamond League, com 64,66 m (a marca de qualificação para os Jogos é de 64,50 m). Ou seja, fez o índice olímpico duas vezes na temporada. “Acredito que as marcas que estou fazendo mostram que o caminho da preparação está correto”, disse ao site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Outro destaque da competição foi o também adamantinense Lucas Marcelino, do Esporte Clube Pinheiros (São Paulo/SP), que fez 7.97 m no salto em distância e também ficou em primeiro lugar, tornando-se tricampeão brasileiro consecutivo na modalidade.

A 43ª edição do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo recebeu a inscrição de 875 atletas, de 114 clubes de 21 Estados mais o Distrito Federal. É a maior festa do atletismo brasileiro, e este ano tem importância ainda maior, por estar marcada para os últimos dias do período válido para a obtenção de índices olímpicos e pontos no ranking mundial para os Jogos de Paris-2024. A competição começou na quinta-feira (27) e acabou ontem (30), em São Paulo.

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!