Connect with us

Cidades

Memória e Música: Aproximação mais do que necessária!

Publicado

em

Deve-se registrar inicialmente que atualmente o cenário está um tanto quanto complicado quanto ao Debate com temas e temáticas relacionados com as áreas da Memória na perspectiva da História.

Entretanto, apesar dos pesares, continuam ocorrendo diversas atividades envolvendo o contexto plural dos (as) Artistas em geral, portanto, tais propostas devem ter o merecido apoio para uma aproximação com a comunidade em nível “regiocal”, ou seja, do regional para o local neste tempo novo tempo que se chama hoje.

Nesta quinta-feira, 16, a partir das 21h, na Praça “Élio Micheloni” de Adamantina, estará ocorrendo um evento mais do que especial para todos (as) que marcarem presença no local, assim, o Lançamento do “2º. Álbum Musical Regional” com muitas Histórias e Memórias em notas musicais.

Apoio cultural

As atividades relacionadas com a promoção e execução do evento, contam com o Apoio de diversas instituições, a saber: UniFAI, Rádio Cultura FM, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ETEC “Prof. Eudécio Luiz Vicente” e Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP).

Desta forma, a realização desta apresentação está mais do que referenciada em nível de importância para todos (as) os (as) participantes como artistas e público, haja vista que a musicalidade regional estará fazendo a diferença por meio da memoria histórica.

Letras, poemas e músicas

Trata-se de uma proposta inédita, tendo em vista a presença de letristas de diversas cidades que escreveram poemas com o objetivo de registrarem experiências, memórias, personagens, paisagens naturais e outros olhares.

Portanto, são identidades da Nova Alta Paulista que foram registradas neste “Álbum Musical Regional”, ainda, com a participação de “Cida Ajala”, autora das composições musicais de 12 poemas, ainda, do padre Domingos de Jesus, autor e compositor de dois poemas.

 

História e memória regional

A ideia de criação de um álbum musical surgiu em 2020, quando as atividades presenciais do Projeto Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista (PRENAP) estavam suspensos devido à pandemia Covid-19. Entre as várias ações empreendidas em 2019, uma comissão de especialistas coordenou a criação e o lançamento da 1ª Antologia de Contos, Crônicas e Poesias Regionais, reunindo 85 obras inéditas de 55 autores de 12 cidades.

Durante o isolamento social, com a interrupção das ações, o grupo passou a fazer parte do projeto Musicando Sua Poesia, de Cida Ajala, cujo resultado foi o lançamento do 1º álbum, em dezembro do ano passado.

Para conhecer as obras inéditas, acesse https://open.spotify.com/album/2BNMtRVXpO5iPyjeZ4t2Db

Criação musical e latitude 21

A criação dos álbuns musicais pauta-se na economia criativa como uma das estratégias para a construção do território criativo Latitude 21 Nova Alta Paulista.

A expressão “latitude 21” advém de um fato geográfico curioso: as 30 cidades que compõem a Nova Alta Paulista localizam-se no paralelo 21 Sul, inspirando o registro de domínio do nome e o seu uso em várias iniciativas, inspirando a criação de uma marca regional.

Também, deve-se destacar a participação dos (a) Escritores (as) de Adamantina que receberam o presente de terem seus poemas musicados, a saber: Aline Valente Nunes Borro; Esmeraldo Pereira; Izabel Castanha Gil; João Passarinho e Laís Olmo da Silva.

Ainda, diversos (as) letristas que cursaram ou estão cursando graduação na UniFAI, portanto, o envolvimento dos (as) acadêmicos (as) está em sintonia com o desenvolvimento das atividades mediadas pelas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, a saber: Bruno Rondon Martielo (História/Tupã); Laís Olmo da Silva (Biomedicina/Adamantina); Luan Calderaro Costa (diplomado Geografia/Tupã); Victor Hugo Silva Souza (diplomado em História/Pauliceia) e Prof.ª Izabel Castanha Gil (docente nos cursos de Geografia, História e Ciências Econômicas/Adamantina).

 

 

Publicidade

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!