Connect with us

Cidades

Eleição da nova diretoria da OAB Adamantina ocorre nesta quinta-feira; conheça as propostas das duas chapas

Publicado

em

Nesta quinta-feira (25) a 59ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Adamantina faz a eleição da nova diretoria que exercerá o mandato válido por 3 anos (2022/2024).

Duas chapas concorrem ao comando da OAB local.

‘Compromisso, Trabalho e União’ é o slogan da chapa 1, que busca a reeleição com o presidente Marco Aurélio Fontana Figueiredo, e ainda, vice-presidente Renata Angélica Mozzini Silva Pinto, secretária geral Márcia Regina Balsanini Fadel, secretária adjunta Lillian Mendes Minga e tesoureiro Fabiano De Paula Fernandes.

‘Inovação e Participação’ é o slogan da chapa 2, tendo como candidato a presidente Paulo Peres, bem como vice-presidente Talita Manrique Andrade secretário geral Fernando Barusso, secretária adjunta Débora Belloni e tesoureiro Cleber Barbosa Alves.

A votação ocorrerá nos períodos da manhã e da tarde desta quinta-feira na Casa da Advocacia e Cidadania, onde também é a sede da OAB Adamantina, localizada atrás da Paróquia Santo Antônio.

A reportagem do Adamantina Net aos candidatos a pre4sidente que respondessem duas perguntas iguais como forma de apresentarem suas intenções e propostas caso seja eleito. Veja a seguir:

 

CHAPA 1

ADAMANTINA NET: Porque busca a presidência da OAB Adamantina?

MARCO FIGUEIREDO – Buscamos a reeleição para ultimar alguns projetos idealizados pela atual diretora que foram iniciados, mas não finalizados em razão da pandemia de Covid-19.

Fomos surpreendidos pela pandemia e diante da suspensão das atividades presenciais de modo geral, tivemos de deixar nossos projetos de lado e nos voltar quase que exclusivamente ao auxilio assistencial da classe, promovendo não só o auxílio assistencial material, propriamente dito, aos colegas mais necessitados, como também assegurando, dentro do possível, os pagamentos de certidões de honorários, alvarás e mandados de levantamento, visando minimizar o impacto financeiro aos advogados e advogadas.

Um dos projetos em especial é a edificação da sede própria da OAB local (Casa da Advocacia e Cidadania), no terreno de 1.250 m2 ao lado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, já escriturado em nome da nossa Instituição, cuja doação pela Prefeitura Municipal conquistamos na atual gestão. Projetada para a nossa realidade, a nova sede irá propiciar uma melhor estrutura e acolhida aos advogados e aos cidadãos.

Além disso, destaco a motivação e o incentivo que recebi de inúmeros colegas a candidatar-me à reeleição, diante do trabalho realizado na atual gestão e da minha experiência de trabalho voluntário de mais de 20 anos de trabalho em prol da OAB, o que nos trouxe o conhecimento minucioso de sua estrutura e necessidades.

Por fim, como principal motivo, o orgulho ser advogado e pertencer à OAB e o amor pela nossa Instituição, além da satisfação de desenvolver projetos sociais e trabalhar não só em prol da classe, mas também a favor da comunidade, assegurando os seus direitos.

 

ADAMANTINA NET: Quais as 03 principais propostas a serem implementadas em benefício da classe caso a sua diretoria seja eleita?

MARCO FIGUEIREDO – Observo que todos os nossos projetos são calçados na realidade local, bem como em ideias concretas e executáveis, inclusive sob o aspecto legal, até porque conhecemos bem a nossa Instituição, sua estrutura e normas. Não prometemos o impossível. Assim, além dar continuidade na defesa dos Direitos e Prerrogativas dos advogados e advogadas e a manutenção da Ética e Disciplina, pretendemos: Construir a sede própria da Casa da Advocacia e Cidadania em Adamantina, tendo em vista que a Casa da Advocacia e da Cidadania de Flórida Paulista já está pronta restando apenas a finalização da mobília (suspensa a remessa durante o período eleitoral), sendo uma realidade de nossa gestão; Melhorar os canais virtuais a fim de facilitar ainda mais o contato entre a OAB e advogados, além de aprimorar a parceria que já existe com a Escola Superior da Advocacia, Escola Superior do Ministério Público, UNIFAI, no que diz respeito às palestras e cursos, ofuscados em decorrência da paralização das atividades presenciais; Desenvolver mais projetos, mediante Comissão especializada, de acolhida e incentivo à Jovem Advocacia e destaque ainda maior da Mulher Advogada e seu trabalho, além de conduzi-los à participação efetiva de nossa gestão através das comissões temáticas, o que já vem ocorrendo da gestão atual.

 

CHAPA 2

ADAMNANTINA NET: Por que busca a presidência da OAB Adamantina?

PAULO PERES – A busca pela presidência da OAB de Adamantina tem por principal objetivo buscar a integração de todos advogados e advogados inscritos na OAB de Adamantina por uma gestão horizontal, onde todos possam estar representandos pela diretorria. A OAB de Adamantina  passa por longo período de estagnação de seus membros e sem que houvesse chapa com garra, disposição e vontade de fazer algo mais. Não estamos falando de ações sociais mas de lutar pelas prerrogativas dos advogados, de elevar a sua condição perante as autoridades constituídas. O advogado é defensor da Justiça e como tal deve zelar com o mesmo amor por sua classe. A principal proposta da chapa Inovação e Participação é unir a advocacia de Adamantina, galgando os melhores caminhos através da Seção de São Paulo para atender os interesses da classe e da subseção e não particulares.

 

ADAMNANTINA NET: Quais as 3 principais propostas a serem implementadas em benefício da classe caso sua diretoria seja eleita? Temos várias metas s mas, entendemos ser principais as relacionadas a:

PAULO PERES – Implementação de espaço Coworking para o jovem advogado, com até 03 anos de inscrição para atendimento dos clientes particulares. Hoje já existe essa sala mas somente restrita aos casos de assistência judiciária, o que iremos modificar com o apoio da Seção de São Paulo, caso formos eleitos; Expediente quinzenal da diretoria e seus membros, para receber os advogados e advogadas, recebendo suas proposições, reclamações e também para que não fiquem separados dos membros da diretoria, já que atualmente segue-se uma divisão entre a diretoria e os demais advogados e advogadas inscritos; Tratar dos Contingentes Processuais através da Cooperação entre a Subseção de advogados e o Poder Judiciário. Sabemos que em todo processo há dificuldades e questões de direito que podem ser resolvidas através da subseção de modo que iremos tratar de modo impessoal  dos contingentes processuais, contudo, respeitando a autonomia do Poder Judiciário.

 

 

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!