Connect with us

Cidades

Vazamento de líquido de túmulos verticais no Cemitério é denunciado no MP e TCE

Publicado

em

Em vídeo gravado na tarde do último domingo (22) e postado em seu perfil no Facebook, o vereador Antônio Leôncio ‘Bigode da Capoeira’ (PODE) mostrou o vazamento de líquido e mau cheiro nos túmulos (gavetas) do sistema vertical existente no Cemitério Municipal.

Na terça-feira (24), Bigode e os outros legisladores adamantinenses Alcio Ikeda e Rafael Pacheco, juntos, assinaram a denúncia que foi apresentada ao MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo) e TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

“Já tinha feito um requerimento sobre essas gavetas e na época o prefeito disse que estava em boas condições! Boas condições essas que vazam líquido dos túmulos assim causando o mal cheiro e também podendo trazer uma doença para familiares que ali visitam”, escreveu Bigode no post. E durante a filmagem narrou a situação encontrada na visita feita pela família ao túmulo de sua neta, sepultada no sistema vertical. “Isso aqui está uma pouca vergonha, porque nós (vereadores) já falamos, a cidade inteira está falando. Onde isso aqui está adequado? Tem corpo humano vazando. Isso está correto aonde? Vou soltar na rede social para a população, o prefeito e o secretário ver que eu não estou mentindo. Nós não merecemos vim visitar e ver isso. É um pouco caso. As pessoas tem que ter pelo menos uma visita decente”, desabafou.

Já no documento protocolado junto aos órgãos fiscalizadores, conforme publicou o Portal Siga Mais, ‘os vereadores relatam terem recebido dezenas de reclamações e denúncias feitas por moradores que têm entes sepultados nas gavetas verticais no Cemitério local’. “Os relatos se referem as péssimas condições de higiene, sanitárias e de manutenção”, escreveram.

Também na denúncia os autores afirmam que a Prefeitura teria garantido a eles, em respostas a questionamentos anteriores, que o sistema funcionaria com normalidade. Mas os vereadores contestam: “Não retratam a realidade dos fatos e totalmente em desencontro aos legítimos anseios da população”, descrevem.

A Prefeitura ainda não se pronunciou publicamente sobre o fato após a postagem e a denúncia. O caso então está agora sob a responsabilidade do MPSP e do TCESP.

 

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!