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Falta de verba deve paralisar estudos de vacinas brasileiras contra Covid-19

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A ButanVac , candidata a vacina contra a Covid-19 pesquisada pelo Instituto Butantan e um consórcio internacional, é uma exceção na trajetória dos estudos brasileiros de imunizantes para conter a pandemia. Enquanto ela aguarda o aval da Anvisa para começar os testes em humanos e, a princípio, não enfrenta dificuldade de financiamento (os valores não são revelados pelo Butantan, ligado ao governo de São Paulo), outros projetos do país dependem de recursos federais que nem sequer sabem se existirão.

O caso mais emblemático é o da Versamune , pesquisada pela USP de Ribeirão Preto e a startup Farmacore, com recursos privados e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações . Seu pedido para estudos clínicos junto à Anvisa foi protocolado em 25 de março, horas antes do da ButanVac, no dia 26. A candidata acabou ganhando uma coletiva de imprensa feita às pressas pelo ministro Marcos Pontes após o evento do Butantan com o governo de São Paulo.

Desde o final de março, no entanto, os recursos para os estudos em humanos minguaram para a Versamune. Uma emenda no Orçamento que garantiria R$ 200 milhões para isso foi vetada por Bolsonaro na última semana, um dia após o presidente receber Pontes e propagandear o projeto do imunizante em sua live semanal. A Farmacore não comenta o veto nem explica como o projeto seguirá diante desse corte. Em nota, a empresa afirma que continua se preparando para as fases 1 e 2 dos testes em voluntários, que aguardam aprovação da Anvisa para início. Procurado, o ministério não respondeu como manterá o financiamento.

Os R$ 200 milhões são uma espécie de “número mágico” também para dois outros projetos promissores de vacina no país: o da UFMG com a Fiocruz Minas, liderado pelo imunologista Ricardo Gazzinelli, e o da USP em parceria com Unicamp e Unifesp, sob o comando do imunologista Jorge Kalil. Ambos encontraram resultados animadores até agora nos testes com animais e calcularam que precisariam desse valor do governo federal para avançar para os estudos com humanos nos próximos meses. A relação de parceria entre a gestão de Marcos Pontes e esses pesquisadores se dá por meio da Rede Vírus, uma linha de apoio a ideias para combater a pandemia, criada em 2020 pela pasta.

‘Governo deveria atuar’

O corte nos recursos da Versamune deixou pesquisadores de vacinas contra a Covid-19 no país em alerta. Preocupados com o investimento federal incerto, eles recorrem a outras fontes de financiamento. Na quinta, o projeto da UFMG com a Fiocruz Minas recebeu R$ 30 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte para realizar os primeiros testes em humanos. Em nota, a instituição registrou alívio pelo suporte municipal e afirmou que, sem ele, a pesquisa poderia ser paralisada.

“O setor privado é cauteloso com riscos. No mundo todo estes estudos contaram com investimentos do governo. Aqui, o governo deveria atuar mais nessa questão”, diz Gazzinelli.

Kalil, que espera começar os estudos em humanos no segundo semestre, diz já ter conversado até com o próprio presidente sobre a importância dos recursos.

“É uma preocupação. Eu cheguei a falar com o presidente Bolsonaro a respeito. Quem me financiou o tempo todo foi a Rede Vírus, e o Ministério da Ciência e Tecnologia está fazendo um esforço grande para conseguir esse dinheiro. Ele tinha conseguido R$ 200 milhões para Ribeirão Preto, e o presidente chegou e vetou. Isso não é um bom sinal, mas a gente está sempre lutando”, diz Kalil, que com equipes das três universidades paulistas projeta uma vacina em formato de spray nasal.

17 projetos, pouco recurso

Segundo o Ministério da Saúde, o país tem hoje ao menos 17 vacinas contra a Covid-19 em estudo. A reportagem procurou todos os grupos responsáveis. ButanVac e Versamune são as únicas que já solicitaram à Anvisa autorização para testes em humanos. A maioria dos projetos, portanto, está na fase de estudos em animais. Se bem-sucedidas, as propostas poderão chegar à fase em humanos nos próximos meses. Todos manifestam preocupação com a falta de recursos para dar esse passo, o mais caro e longo, uma vez que deve envolver milhares de voluntários.

Apesar de vacinas como a CoronaVac, a da Astrazeneca e, mais recentemente, a da Pfizer já estarem disponíveis no Brasil, os cientistas ressaltam a importância da produção nacional. Uma vacina brasileira representa menos custos de importação e compra, além de maior adaptabilidade a variantes locais e disponibilidade de doses, o que pode ser estratégico caso a proteção contra a Covid, assim como a contra a gripe, tenha que acontecer anualmente.

“Precisamos ter o conhecimento para sair do laboratório e chegar na fase clínica. Depois temos o obstáculo de chegar na produção. E vamos precisar de apoio do setor privado para criar indústrias, pois só Butantan e Biomanguinhos não vão dar conta”, conclui Emanuel Maltempi, professor de bioquímica que coordena pesquisa de uma nova candidata contra a Covid na UFPR.

O projeto recebeu na última semana um aporte de R$ 700 mil do governo do Paraná mas, para as fases com humanos, necessitará de no mínimo R$ 30 milhões, ainda sem previsão.

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Acidente com ônibus no interior de SP deixa 10 mortos e mais de 40 feridos

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Pelo menos 10 pessoas morreram em um grave acidente envolvendo um ônibus na madrugada desta sexta-feira (5), no km 171 da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127), em Itapetininga, no interior de São Paulo. Outras 42 ficaram feridas, sendo cinco passageiros com ferimentos graves, 13 moderados e 24 leves. Veja ao final da reportagem mapa do local do acidente.

Ao todo, 52 pessoas estavam no ônibus. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (Hlob), em Itapetininga, para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Conforme a assessoria do Hlob, 43 vítimas foram encaminhadas para a unidade, inclusive o motorista do coletivo. No último boletim divulgado à imprensa, o hospital informou que seis vítimas estavam em estado grave, cinco em estado estável, e outras 32 em estado leve. Já o CHS informou que recebeu uma criança de dois anos com ferimentos leves, e o tio dela, também com ferimentos leves.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que também atendeu a ocorrência, informou que 15 pessoas que foram socorridas ficaram presas às ferragens.

Segundo a Polícia Civil, a primeira informação aponta que o volante do ônibus teria travado, o que teria feito o ônibus sair da pista e bater contra um viaduto. A investigação será feita pelo 2º Distrito Policial de Itapetininga. Uma equipe da perícia também foi acionada. O motorista do ônibus deve ser ouvido ainda nesta sexta-feira. Ele informou à Artesp que o veículo teria tido uma pane mecânica.

Conforme apurado pela TV TEM, os corpos das vítimas devem ser encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba. Não havia informações sobre o velório até a última atualização desta reportagem.

Faixas bloqueadas e congestionamento

A faixa e o acostamento do sentido sul da rodovia foram bloqueados, e uma faixa do sentido Itapetininga também foi fechada para o trânsito. O trecho foi liberado por volta das 8h20 e o veículo foi retirado para o canteiro central. O congestionamento chegou a seis quilômetros.

O ônibus saiu da cidade de Itapeva e tinha como destino a cidade de Aparecida. O veículo pertence a uma empresa de fretamento, a Onix Turismo.

Ao g1, a Onix, empresa responsável pelo ônibus, informou que o motorista é funcionário da empresa. Também disse que o ônibus tem capacidade para 54 pessoas e foi fretado para realizar a viagem até Aparecida, saindo de Itapeva. Além disso, informou que está aguardar laudos técnicos que devem confirmar a dinâmica do acidente.

Por telefone, a empresa também informou que o grupo costuma fazer a mesma viagem todos os anos e que todos se conheciam. Pelas redes sociais, a empresa manifestou pesar pelo ocorrido e informou que presta apoio aos afetados pelo acidente.

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Colisão entre carros e caminhonete deixa delegado ferido em rodovia de Barrinha, SP

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Um delegado de Jaboticabal (SP) ficou ferido após uma colisão entre o carro em que estava e outros dois veículos na ponte do Rio da Onça, na Rodovia Mário Donega (SP 291), em Barrinha (SP), na manhã desta quinta-feira (4).

Luis Henrique Martin, responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher em Jaboticabal, foi socorrido e encaminhado para um hospital particular em Ribeirão Preto (SP). Segundo a Polícia Rodoviária, o delegado teve ferimentos leves.

O acidente ocorreu por volta das 9h, na rodovia que liga Pradópolis (SP) a Dumont (SP), em trecho de mão dupla.

A EPTV, afiliada da TV Globo, apurou que um carro, que seguia sentido Ribeirão Preto, tentou ultrapassar o veículo da frente e entrou na faixa de mão contrária. Nesse momento, o carro colidiu com a lateral de uma caminhonete e bateu de frente com a defensa metálica.

O delegado que estava em outro veículo atrás da caminhonete tentou desviar e acabou capotando após perder o controle da direção. De acordo com informações da polícia, no carro do delegado, que tinha como destino Jaboticabal, havia mais duas pessoas, que não tiveram ferimentos.

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que um guincho foi enviado ao local para prestar assistência. Não houve registros de congestionamento.

As causas do acidente ainda devem ser investigadas pela Polícia Civil.

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Morre motorista que se envolveu em acidente com carreta no interior de SP; ele é suspeito de sequestrar e abusar de adolescente

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Morreu, no fim da tarde desta quinta-feira (4), o motorista do carro que se envolveu em acidente com uma carreta na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), conhecida como Rodovia do Contorno, em Marília (SP).

O motorista do veículo foi levado em estado grave para o Hospital das Clínicas (HC) de Marília, onde estava internado, e sob escolta policial. Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de ter sequestrado e abusado sexualmente de uma adolescente horas antes do acidente.

A unidade hospitalar confirmou a morte cerebral do paciente por volta das 17h.

Sequestro

A adolescente, a irmã dela e duas amigas foram abordadas durante a madrugada desta quinta-feira pelo suspeito em uma praça de Marília. Segundo a polícia, o homem as convidou para passear pela cidade e, ao amanhecer, foram deixadas em outro ponto da cidade. A adolescente, de 16 anos, foi impedida de sair do carro e acabou sequestrada.

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) encontrou a vítima escondida em uma chácara na periferia da cidade. Em depoimento à polícia, ela contou que o suspeito tentou obrigá-la a fazer sexo, apalpou suas partes íntimas e a agrediu. A jovem demonstrou resistência, conseguiu sair do carro e se abrigar dentro da casa. Em seguida, o suspeito fugiu.

Após o acidente registrado pela manhã, que interditou a rodovia do Contorno e gerou um congestionamento de 11 quilômetros na via, a Polícia Civil identificou que o veículo envolvido na batida se tratava do mesmo automóvel utilizado no sequestro.

Segundo a corporação, o motorista foi identificado pela adolescente e as outras mulheres que estavam com ela antes do sequestro. Ele chegou a ter a prisão em flagrante decretada pela Polícia antes de morrer.

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