Connect with us

Esporte

Promessa no atletismo de Adamantina é convocada para seletiva que dá vaga a Mundial

Publicado

em

Uma das maiores promessas do atletismo brasileiro e que treina e mora na região de Presidente Prudente recebeu um belo presente de aniversário. Júlia Barbosa, de Adamantina, que fez 15 anos nesta terça-feira (19), foi convocada para a seletiva que vai classificar atletas para o Campeonato Mundial (escolar) previsto para maio, em Split, na Croácia.

Ela será uma das atletas que representará São Paulo. Além dela, outras cinco foram convocadas pela Federação do Desporto Escolar do Estado de SP (Fedeesp).

A seletiva será importante para Júlia iniciar uma busca inédita na carreira: disputar competições fora da América do Sul. Por conta da idade, ela só pôde, até então, participar de torneios sul-americanos.

Carlos Barbosa, pai e treinador, diz que 2019 é, sem dúvidas, o ano mais decisivo da carreira da filha até o momento. Disputar uma competição maior e em âmbito mundial faz parte do projeto de vida e de vitórias traçado por ele.

O pai e treinador de Júlia disse que a filha está sendo ‘fabricada’ para vencer.

“Ela já tem uma vida extremamente regrada, de atleta de ponta. Tem hora para acordar, hora para dormir. É tudo planejado”, disse Carlos.

Ele afirmou ainda que a escolha de treinar e competir é da própria filha e que, na visão dele, não se está pulando etapas da juventude.

“Sou questionado diariamente sobre isso. Mas ela pediu para treinar comigo. Eu até perguntei se ela tinha certeza porque era um caminho difícil e sem volta. A partir do momento que ela optar por outro caminho, eu vou respeitar. Agora, se ela quer continuar nessa vida, eu vou dar todos os instrumentos para ela chegar onde quer”, disse o treinador.

Apesar de ter apenas 15 anos, a seletiva para o Mundial, em Natal, reunirá competidoras com até 18 anos e 11 meses.

Ter como adversárias atletas com mais idade (inclusive adultas) não é novidade na curta e promissora carreira de Júlia. Desde que começou a competir, vencer as ‘mais velhas’ tornou-se hábito.

“Ela sempre esteve em um patamar acima”, disse Carlos.

Júlia tem no currículo inúmeras e importantes conquistas como o vice-campeonato sul-americano na Bolívia, em 2017, e o primeiro lugar na mesma competição no ano passado, disputada no Peru. Agora, segundo o pai e treinador, o objetivo é alçar voos mais altos na carreira.

A meta, de acordo com ele, já está traçada: estudar e treinar nos Estados Unidos e representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris, em 2024.

Júlia deve deixar o país em breve para morar nos Estados Unidos. Segundo Carlos, diversas universidades já estão interessadas em dar bolsas para a atleta adamantinense por causa dos excelentes resultados obtidas ao longo da carreira, que é curta, mas bem vitoriosa.

Por isso, Júlia faz aulas particulares de inglês, em casa. O próximo passo é aprender um terceiro idioma: francês ou alemão.

“Hoje temos um cronograma estabelecido. É tudo muito planejado, tudo programado. Estamos fazendo tudo aquilo que precisamos fazer para ela continuar vencendo”, disse o pai e treinador.

A ideia é se mudar para os EUA em 2021.

“Não temos instrumentos para dar toda estrutura que ela precisa para se tornar uma atleta de alto rendimento aqui. Não há incentivo. O esporte no Brasil ainda é muito amador”, falou Carlos.

Ele diz gastar por ano entre R$ 40 e R$ 50 mil com Júlia. Cerca da metade desse valor é ‘tirado’ do próprio bolso. O restante é contribuição de empresários e patrocínios.

 

Fonte: João Alberto Pedrini/Do Globo Esporte.com/Foto: Gaspar Nobrega

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/54258188_417514889054208_1928097757902405632_n.jpg?_nc_cat=109&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=794d0e4c4ad0e5855735806055a877cf&oe=5D14FBF2
 

 

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Adamantinense Zil Silva é campeã mundial de fisiculturismo

Published

on

Agora ela é campeã do mundo! A adamantinense Zil Silva conquistou dois títulos no Campeonato Mundial WFF de Fisiculturismo AM/PRO, realizado em Curitiba/PR, entre os dias 7 e 9 de junho.

“Fiquei sem acreditar na primeira categoria, pois disputei com uma profissional. Estou muito feliz e realizada! É uma conquista que somente quem estava ao meu lado sabem, os momentos de fome, cansaço, dores… mas pegar o troféu de campeã não tem preço”, relatou ao Jornal Folha Regional.

A atleta competiu nas categorias Figure Master 40 anos e Figure Extreme. Em ambas saiu com o 1º lugar.

No ano passado Zil já havia ido até a cidade de Celaya, no México, representar o Brasil na disputa do Mr. Universe PRO/AM 2023. Desta vez foi no Brasil, onde mais de 20 países e 300 atletas estavam presentes.

“Foi um ano de preparação, troquei três vezes de treinador, o último Renan fez a virada em 21 dia. Nunca é fácil e com esta alteração no processo, dificultou um pouco mais”, contou ao FR.

Apesar do título mundial, a atleta já mira o foco: vai começar a se preparar para competir no evento Arnold Sports Festival 2025, o maior evento multiesportivo da América criado e organizado pelo ator Arnold Schwarzenegger.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina é bronze no vôlei de praia na final estadual em Araçatuba

Published

on

Adamantina participou da final Estadual do Jogos Abertos da Juventude na cidade de Araçatuba realizado de 31 maio a 8 de junho, com as modalidades voleibol de quadra, vôlei de praia masculino e feminino.

Destaque para o vôlei de praia masculino que conquistou a medalha de bronze com a vitória diante do São Sebastião pelo placar de 2 sets 0.

A equipe de voleibol de areia em dupla de Adamantina é composta pelos jogadores Daniel Martins, Gabriel Soares e Nathan Alves e o treinador Marcos Minutti.

Mesmo encontrando pelo caminho adversários qualificados, a dupla adamantinense mostrou talento e determinação. Nos jogos foi derrotada nas quartas de finais por 2 sets 0, contra Bernardino de Campos e foi vitorioso na semifinal ao vencer por 2 sets 0 São Sebastião.

A competição esportiva teve a participação das 16 equipes campeãs de cada região administrativa do Estado, e Adamantina representou a região de Presidente Prudente.

A Secretaria de Esporte Lazer e Recreação parabeniza os atletas pela conquista.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Torneio de Snoker no ATC é realizado com sucesso

Published

on

Com objetivo de incentivar a prática esportiva aos seus associados, o Adamantina Tênis Clube (ATC) organizou com êxito, no domingo (9), nas dependências ao Bar Restaurante Pirâmide, o Torneio de Snoker Individual.

A competição esportiva teve a participação de 32 associados inscritos, que mostraram suas habilidades com taco.

Após vários e jogos bem disputado foram premiados os quatros melhores classificados.

CLASSIFICAÇÃO

1° Lugar: Murilinho Jaccound

2° Lugar: Alex Berlato

3° Lugar: Demétrios “Demi”

4° Lugar: João Paulo Dall Acqua- Filho

ORGANIZAÇÃO

Roberto Pintinho

Marco Aurélio

APOIO

ATC através do presidente Sérgio Maia e diretoria e o Bar Restaurante Pirâmide (Beto e Família)

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!