Connect with us

Cidades

Curso de Agronomia do Centro Universitário marca presença na ExpoCamda 2024

Publicado

em

Por Jéssica Nakadaira

Como parte das atividades extensionistas do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina, alunos dos diversos termos, acompanhados do coordenador do curso, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, participaram da ExpoCamda 2024, nos dias 20 e 21 de março.

O evento foi realizado na Fazenda Experimental da Camda, em Adamantina, contando com palestras técnicas, espaço Mulheres, Drone Show, feira comercial e visitação aos campos de produção.


No dia 20, o Dr. João Alberto Teixeira falou sobre “Os desafios da sucessão familiar” e, no período da tarde, o professor Thiago Bernardino de Carvalho, abordou o tema “Os desafios e as oportunidades da pecuária em 2024/25/26”. No dia 21 de março, os temas abordados foram: “Mercado de commodities”, com Andrew Giaretta e “O Futuro do Agronegócio”, com o Engº Agrônomo Marcos Fava Neves. Além das palestras, o evento contou com uma feira comercial e visitação aos campos de produção, destacando-se as culturas da soja, milho e amendoim.


“A participação dos alunos nestes eventos objetiva a aproximação do futuro profissional da agronomia com os produtores rurais e com as mais recentes tecnologias do setor agropecuário, além de obterem informações que são repassadas nas palestras pelos técnicos e especialistas convidados”, ressalta Cavichioli.

A coordenação do curso agradece o convite realizado pela gerência da Matriz Camda, em Adamantina, visto que estes eventos contribuem para a complementação da formação teórica e prática dos alunos.


Cidades

Progressistas reúne pré-candidatos e passa orientações sobre regras da pré-campanha

Published

on

Na noite desta terça-feira (7) o Partido Progressistas de Adamantina promoveu uma capacitação aos seus pré-candidatos relacionada às regras que estão em vigor para esse período de pré-campanha das Eleições Municipais 2024.

A reunião interna foi aberta com a fala do presidente do PP e pré-candidato a prefeito Jorge Almeida: “Nesse encontro temos a oportunidade de saber tudo aquilo que precisamos para seguir o nosso compromisso de fazer um trabalho sério, honesto e dentro das normas eleitorais”, enfatizou.

Em seguida, o assessor jurídico Dr. Luís Fernando Spada passou as orientações aos pré-candidatos sobre ‘o que podem e o que não podem fazer’ nessa fase.

O advogado deu explicações durante a capacitação quanto às leis, aos prazos, às divulgações em redes sociais e na mídia de forma geral, bem como sobre posicionamentos públicos e discurso enquanto as candidaturas não são oficializadas, entre outros temas. Também esclareceu diversas dúvidas dos presentes. “Realmente é necessário estarmos todos atentos para seguir a legislação eleitoral e fazermos uma pré-campanha transparente”, finalizou.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Lojas do comércio adamantinense têm horário ampliado para o Dia das Mães

Published

on

Tendo em vista que é a segunda data do ano – depois do Natal – com maior índice de vendas, o comércio de Adamantina abrirá em horário ampliado para atender o movimento do final de semana de Dia das Mães – comemorado no próximo dia 12 de maio (domingo).

A iniciativa foi divulgada pelo Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicado do Comércio Varejista).

As lojas do setor varejista funcionarão na sexta-feira (10) também no período noturno, portanto, das 9h às 22h.

Também no sábado o expediente será prolongado na parte da tarde, das 9h e 16h.

O objetivo do horário especial, segundo o Sinomercio, é oferecer maior oportunidade de compra para os consumidores de Adamantina e cidades vizinhas, bem como buscar impulsionar a economia local por meio do aumento das vendas.

O Sindicato também divulgou o calendário de funcionamento do setor varejista para o este mês, que prevê dois feriados: 1º de maio, quarta-feira passada (Dia do Trabalho) e 30 de maio, quinta-feira (Corpus Christi), quando as portas do comércio estarão fechadas.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina será representada em evento com Técnicos em Edificações e Construção Civil em Bauru

Published

on

Um dos momentos mais emblemáticos do movimento dos técnicos, que teve início em 18 de agosto de 1979 com a fundação da Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (ATESP) foi a regulamentação da Lei nº 5.524/1968 pelo Decreto nº 90.922/1985, que dispõe sobre o exercício profissional dos técnicos; e determina, conforme artigo 19, que o respectivo conselho federal detém a prerrogativa de baixar resoluções que se fizerem necessárias à perfeita execução do referido decreto.

No entanto, mesmo com a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) pela Lei nº 13.639/2018, bem como com resoluções normativas, com fundamento legal, que dão clareza às atribuições dos técnicos de diferentes modalidades, há prefeituras e órgãos da administração pública que ainda não aceitam o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), documento obrigatório na execução de serviços de ordem técnica, que garante segurança jurídica à sociedade e compõe a acervo– espécie de currículo – do profissional emitente, permitindo-lhe participar de editais para contratação pública.


Assim, para fomentar as discussões quanto à autonomia dos Técnicos em Edificações e Construção Civil, cujas atribuições estão expressas na Resolução CFT nº 058/2019 – com posteriores ajustes para torná-la mais clara e efetiva –,  o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) disponibiliza as dependências do Escritório Regional de Bauru (Edifício Business Office – Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa) no dia 10 de maio de 2024, às 17 horas, para que o Grupo de Trabalho de Edificações e Construção Civil tenha a oportunidade de ouvir, dos próprios profissionais da região, suas dificuldades, experiências e opiniões sobre a questão, que precisa ser elucidada junto às autoridades competentes.

De acordo com a diretoria do CRT-SP, é preciso fomentar discussões acerca do Decreto nº 90.922/1985 para valorizar a profissão e mostrar o quanto os técnicos habilitados são importantes para a sociedade ao prestarem serviços de excelência em edificações, construção civil e outras modalidades, seguindo à risca o que determina a legislação vigente.

O GT de Edificações e Construção Civil é composto pelos conselheiros Adão Roberto Ricci – coordenador –, Adevandro Benedito Olmeda, Evanildo Cherobim Camaforte, Felipe Leal de Oliveira e Isabel Cristina Ferreira Duó.

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!