Início / Versão completa
Cidades

Alunos de Engenharia Civil da FAI desenvolvem projetos para as entidades em parceria com a AEAANAP

Por AdamantinaNET 13/12/2025 09:28
Publicidade

Alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Adamantina desenvolveram projetos técnicos gratuitos destinados a instituições de Adamantina, Mariápolis e Lucélia, como parte das atividades do programa de extensão “Engenharia Civil e comunidade adamantinense: construindo juntos”. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista (AEAANAP).

Publicidade

No dia 6 de dezembro, estudantes, profissionais e autoridades participaram de um estudo de casos realizado na sede da AEAANAP. Durante o encontro, foram analisadas demandas específicas das entidades atendidas, discutidas alternativas técnicas e definidos ajustes finais para a conclusão dos projetos.

O grupo composto por Leonardo Fagliari Sposito, Cesar Augusto Ghedini Mantovani e Geysa Mary de Carvalho de Freitas desenvolveu o projeto turístico considerado o mais completo e inovador para o município de Mariápolis. A proposta abrange melhorias estruturais, valorização de pontos de interesse e ações de incentivo ao turismo local. O trabalho contou com orientação do engenheiro Osmar Pereira da Silva Junior.

Já os alunos Leonardo Fagliari Sposito, Cesar Augusto Ghedini Mantovani, Gabriel Crepaldi Candido Borbolan e Geysa Mary de Carvalho de Freitas foram responsáveis pelo melhor projeto de reforma destinado ao Lar Cristão de Adamantina, com foco na modernização de ambientes, segurança e bem-estar dos atendidos. O projeto foi supervisionado pelos engenheiros Murilo Jaccoud Neto e Rafaela Ginez Gama.

Publicidade

Por fim, no projeto de regularização do Lions Clube de Lucélia, o aluno Gabriel Crepaldi Candido Borbolan caprichou na criatividade e atendeu às normas técnicas, garantindo a adequação estrutural necessária. A orientação foi do engenheiro Silvio Macagnani.

O coordenador do curso de Engenharia Civil da FAI e responsável pelo programa, Prof. Dr. Osmar Pereira da Silva Junior, destacou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes e para a comunidade regional. “Quando aproximamos a sala de aula das necessidades reais da comunidade, formamos profissionais mais sensíveis, preparados e comprometidos. Esses projetos mostram que a engenharia pode — e deve — ser um instrumento de transformação social. Ver nossos alunos contribuindo com melhorias concretas para a região é motivo de muito orgulho”, ressalta.

 

Por Jéssica Nakadaira

 

 

 

 

 

 

.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.