Ícone do site ADAMANTINA NET

Adamantina recebe pelo segundo ano consecutivo prêmio Luiza Matida

FOTO: Drone / Folha Regional

FOTO: Drone / Folha Regional

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, receberá o prêmio Luiza Matida. Dos 645 municípios do Estado de Adamantina, apenas 30 serão contemplados com prêmio duplo. Da região, apenas Adamantina receberá o prêmio.

A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa premiar os municípios do Estado de São Paulo que atingiram os indicadores selecionados para a transmissão vertical do HIV e/ou sífilis.

A premiação será entregue durante a 8ª semana paulista de mobilização contra a sífilis e sífilis congênita que acontece na próxima semana na capital paulista.

O município mais uma vez será premiado, pois atingiu os indicadores selecionados para evitar que as gestantes transmitam o HIV e/ou Sífilis aos bebês.

Adamantina atua tanto na prevenção quanto na identificação dos casos de gestantes que possuem a doença. Para isso, durante o pré-natal, as grávidas são submetidas ao teste.

Caso seja positivo, o tratamento já tem início a fim de evitar que a doença seja transmitida ao bebê, pois a criança que nasce com Sífilis deve ser acompanhada até os dois anos de idade. Devido às ações, Adamantina tem conseguido controlar o aparecimento dos casos.

“O cuidado integral é uma marca importante que nós oferecemos às nossas gestantes. Essa ação permite que consigamos detectar de maneira precoce e assim já iniciamos o tratamento nas grávidas que possuem a doença, bem como em seus parceiros. Com isso, conseguimos minimizar os riscos de transmissão da mãe para o bebe”, explica Franciele Anselmo, secretária de saúde.

Ela ainda acrescenta que os casos recebem acompanhamento nas Unidades de Saúde, onde são tratadas com medicação específica e acompanhamento rigoroso de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Todos os casos são notificados à Vigilância Epidemiológica, que também realiza o acompanhamento dessas gestantes.

“Receber esse prêmio por dois anos consecutivos mostra o quanto os nossos colaboradores estão atuando no cuidado junto à população, assegurando a todos usuários um atendimento de excelência”, finaliza.

 

Sair da versão mobile