Dengue: 2ª morte investigada tem resultado positivo em teste rápido feito pela Saúde Municipal
Se não bastasse o avanço surpreendente da Dengue em Adamantina nos primeiros meses deste ano, a confirmação de mortes supostamente relacionadas à doença aumenta ainda mais a preocupação com o risco de epidemia que se instala no município.
De acordo com dados oficiais passados na última quinta-feira (12) ao Jornal Folha Regional pela Prefeitura por meio da Vigilância Epidemiológica, dois óbitos estão sob investigação, e um deles já recebeu confirmação de ter sido pela doença.
“O primeiro caso consta na declaração de óbito como dengue, porém o paciente não tinha realizado o exame objetivando a confirmação da causa. A respeito do segundo óbito, o paciente realizou o teste rápido pelo município e o resultado foi positivo. Agora, a Prefeitura aguarda o resultado do exame que foi encaminhado para o laboratório Adolfo Lutz de Marília”.
A VE explicou também que todo óbito considerado suspeito é preenchido um prontuário de Investigação de casos graves e óbitos por arbovírus, com dados de identificação, de internação, dados clínicos, manejo clínico, exames laboratoriais inespecíficos e específicos, dados do óbito e também é preenchida uma entrevista com familiar que teve contato com o paciente.
Na semana passada Adamantina atingiu os 233 casos positivos. Ano passado houve 11. Portanto, aumento absurdo de 222 em apenas 5 meses.
Para tentar combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, o Departamento de Controle de Vetores está executando o controle de criadouros nas áreas com mais incidência de positivos e nebulização. Em paralelo existe também uma campanha de conscientização via redes sociais, bem como feitas visitas as áreas de riscos e em pontos estratégicos, e, ainda, notificação de quintais sujos.
“Após a aquisição dos testes rápidos, o maior índice de confirmação de casos tem sido no território da ESF (Estratégia de Saúde da Família) no Parque Cecap e Residencial Dorigo. Mas é fundamental que toda a população colabore com a limpeza dos quintais e esteja sempre atento a recipientes que possam acumular água bem como calhas, ralos, entre outros. Tal cuidado se faz necessário, porque a dengue pode matar”, alertam a Prefeitura e a Vigilância Epidemiológica.