Ícone do site ADAMANTINA NET

Dr. Tairo Hosoume dá dicas de prevenção e combate a cegueira

No mês de combate a cegueira, o “Abril Marrom”, o oftalmologista Dr. Tairo Hosoume é o convidado do jornal e site Folha Regional para falar sobre o assunto. “É bom começarmos falando sobre um dado muito alarmante da Organização Mundial da Saúde, onde revela que 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas”, revela dr. Tairo.

A formação da visão, de acordo com Dr. Tairo, é composta inicialmente pela recepção da luz que segue um trajeto que vai do sistema ocular ao cérebro.

Neste caminho, atravessa a pupila, cruza o cristalino, passa pela retina e percorre o nervo óptico rumo ao cérebro através dos estímulos elétricos. “Se houver algum problema em alguma destas estruturas, há o comprometimento da visão. Se com o passar do tempo o cristalino, que é a lente natural dos olhos, ficar opaco, como por exemplo na catarata, você vai ter um problema na formação da imagem na retina”, explica Dr. Tairo.

Além disso, conforme o especialista, as principais causas da cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o diabetes (ou edema macular diabético – EMD).

Nos casos de catarata, o tratamento que é uma especialidade do dr. Tairo, pode ser feito a partir de cirurgia, que permite recuperar a visão do paciente. Já o glaucoma, se descoberto precocemente, pode ser tratado com a administração de colírios.

O acompanhamento oftalmológico deve ser realizado ao menos uma vez ao ano, para detecção de possíveis alterações na visão.

A Clínica de Olhos Dr. Tairo Hosoume fica na rua Euclides da Cunha, 333 – centro de Adamantina. Telefone: (18) 3521-2688 e 99711-2688.

 

 

Sair da versão mobile