Ícone do site ADAMANTINA NET

Alunos de Agronomia participam de eventos sobre agricultura na região

Vários eventos do setor agrícola foram realizados na região da Alta Paulista nesta última semana. Aproveitando a oportunidade, alunos e professores do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) participaram buscando atualização nos diversos segmentos do setor.

A Expo Camda Cereais ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de março, em Adamantina, contando com palestras de técnicos renomados do cenário agrícola nacional. No dia 16, o professor Marcos Fava Neves abordou o tema “Qual o futuro dos cereais?”. No dia seguinte, o consultor Bruno Dupin, falou sobre a “Inovação no Agro” e, no dia 18, o engenheiro agrônomo Vlamir Brandalizze apresentou o tema “Tendências do agro mundial e brasileiro em tempos de pandemia”. Além das palestras, o evento contou com uma feira comercial e visitação aos campos de produção, destacando-se a cultura da soja, milho e amendoim.

No dia 17 de março ocorreu, em Junqueirópolis, o II Seminário da Agricultura Familiar da Alta Paulista, evento organizado pelo Centro de Horticultura e Centro Avançado de Pesquisa de Frutas do Instituto Agronômico (IAC/APTA/SAA-SP), Casa da Agricultura de Junqueirópolis (CATI/SAA-SP), Escritório de Desenvolvimento Regional de Dracena (CATI/SAA-SP) e Prefeitura de Junqueirópolis.

Nesse evento, foram ministradas importantes palestras direcionadas ao agricultor familiar, como o “Protocolo de transição agroecológica na aquisição de alimentos pela merenda escolar municipal”, pelo PqC Dr. Sebastião Wilson Tivelli, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); “Vencendo obstáculos na produção e comercialização da cultura da acerola”, pelo Dr. Richard Bryan Charity, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP); “Tecnologia e Segurança na aplicação de defensivos em pequenas propriedades”, pelo Dr. Hamilton Humberto Ramos, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); “Abacate: da implantação da lavoura a comercialização”, pelo Dr. Bruno Henrique Leite Gonçalves, docente do Centro Universitário de Ourinhos (Unifio); “Cultivo de videiras para produção de suco”, pelo Dr. José Luiz Hernandes, do IAC/APTA; e “Mandioca de mesa, produção e renda”, pelo Dr. José Carlos Feltran, também do IAC/APTA. O curso de Agronomia da UniFAI esteve presente com 28 alunos e quatro professores nesse evento.

Ainda, houve no mesmo dia 17 de março, outro evento no município de Junqueirópolis, que foi o dia de campo sobre a cultura do amendoim promovido pela Cooperativa Casul. Além da visitação dos campos de produção, ocorreu uma palestra ministrada pelo Dr. Denizart Bolonhezi, pesquisador do IAC, com o tema “Dez razões para semear amendoim na palha”.

“A participação dos alunos e professores nesses eventos é de fundamental importância para a troca de experiências com técnicos e produtores rurais, além de se atualizarem sobre as diversas tecnologias disponíveis no mercado”, pontuou o Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, coordenador do curso de Agronomia da UniFAI.

 

 

Sair da versão mobile