Início / Versão completa
Cidades

PROF. DR. ALEXANDRE: “Em 2022 e nos próximos anos, a UniFAI deverá percorrer o caminho para o credenciamento como Universidade”

Por AdamantinaNET 28/12/2021 08:22 Atualizado em 28/12/2021 08:42
Publicidade

Assim como para todos os outros setores, também na Educação Superior o novo ano que se iniciará é visto com esperança. Portanto, já projetando o cenário de retomada, de mudanças e de crescimento, a UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) tem traçado o caminho que pretende trilhar em 2022, com ênfase no início do processo de transformação em Universidade. E o reitor da Autarquia, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza foi convidado pelo Folha Regional para contar, nesta última edição de 2021, avaliar o trabalho realizado nestes primeiros seis meses do mandato e ainda revelar quais são as metas a serem buscadas pela Instituição a partir de agora. Acompanhe!

Publicidade

FOLHA – Como avalia estes seis primeiros meses de gestão da nova Reitoria da UniFAI? PROF.

ALEXANDRE – A avaliação é muito positiva. Em pouco tempo já conseguimos avançar em diversas frentes, pondo em prática alguns dos principais pontos apresentados no Plano de Gestão. Entendemos que estamos em um período de crise educacional de âmbito nacional, mas a UniFAI necessita de autonomia acadêmica, administrativa e financeira que permita dialogar com toda a comunidade acadêmica, bem como compor com todas as dimensões da sociedade, visando cumprir a sua missão institucional relativa ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, com responsabilidade social. O foco é o crescimento e o desenvolvimento sustentável da UniFAI, visando o seu credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE-SP).

FOLHA – O que aponta como principais avanços e/ ou conquistas neste período? PROF. DR.

Publicidade

ALEXANDRE – Uma das principais conquistas, de imediato, foi a abertura do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, que está conectado com a meta de criar novos cursos de graduação voltados às demandas regionais, além da adequação dos cursos de Pós-Graduação lato sensu já existentes de acordo com a Deliberação do CEE 197/2021. Já estamos criando Grupos de Pesquisa nas diferentes Linhas de Pesquisa. Nosso intuito, com isso, é aumentar quantitativa e qualitativamente a produção científica e tecnológica da UniFAI. Outros pontos já em andamento são a ampliação do acervo digital e a capacitação de usuários, o fortalecimento do Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) e a implantação de um Centro de Acolhimento e Atendimento aos Alunos. Iniciamos também a capacitação e a qualificação permanente de docentes e servidores, o que aprimora a prestação de serviço daqueles que estão na linha de frente da Instituição. Outra ação iniciada é a adequação da infraestrutura dos câmpus I e III às exigências de normas de segurança e acessibilidade preconizadas pelo Corpo de Bombeiros.

FOLHA – Qual área considera ter obtido os melhores resultados neste primeiro semestre de gestão? Teve alguma área que progrediu menos e terá atenção especial em 2022? PROF. DR.

ALEXANDRE – Acredito que aprimorar a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) para melhorar o Sistema de Avaliação Institucional interna e externa tem dado excelentes resultados neste início de gestão, porque eles nos indicam qual o melhor rumo a seguir na tomada de decisões quanto à qualidade dos cursos. Os estudos de viabilidade de permanência de cursos por custo/demanda têm sido outro fator importante. Esses estudos ajudam a direcionar os investimentos de maneira adequada, visando à qualidade dos cursos a serem mantidos. Algumas áreas que terão atenção especial em 2022 são as ações que preservem e melhorem a saúde física, mental e social no ambiente de trabalho, a ampliação do quadro de servidores na medida do possível e, na parte técnica, a modernização dos laboratórios de informática e a aquisição de novos equipamentos e recursos audiovisuais.

FOLHA – Em sua opinião, o que a UniFAI representa para Adamantina hoje?

PROF. DR. ALEXANDRE – A UniFAI é hoje uma das principais molas propulsoras de Adamantina. A UniFAI, por meio do curso de Medicina e dos demais cursos da área da Saúde, deve contribuir para o objetivo de credenciar Adamantina como um polo de referência em saúde local e regional. A consolidação desse propósito depende do fortalecimento da relação com diversos parceiros envolvidos, especialmente com a Municipalidade. Temos conduzido esse processo dialogando com os parceiros para entender o verdadeiro papel da Instituição de Ensino Superior no projeto local e regional de saúde, mas temos buscado adotar todas as medidas que sejam da alçada da UniFAI, respeitando a finalidade institucional, a legalidade dos atos e os limites financeiros.

FOLHA – Quais são os principais projetos da UniFAI para o ano de 2022?

PROF. DR. ALEXANDRE – Em 2022 e nos próximos anos, a UniFAI deverá percorrer o caminho para o seu credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação. O nosso Plano de Gestão contempla muitas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas para essa finalidade. O trabalho integrado de todas as Pró-Reitorias tem sido fundamental. A valorização humana e a atuação autônoma são ações estratégicas para alcançar os resultados propostos.

 

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.