Início / Versão completa
Geral

Em estudo: ButanVac poderá imunizar contra covid, variantes e gripe

Por AdamantinaNET 11/06/2021 08:58
Publicidade

O Instituto Butantan estuda associar a ButanVac à vacina da Influenza e outras variantes do coronavírus. Isso faria com que as mesma dose servisse como proteção não só contra a covid-19 e suas mutações, como também para a gripe.

Publicidade

A possibilidade está sendo avaliada em pesquisa preliminar e, caso seja bem-sucedido, poderá integrar as vacinas no ano que vem. A informação foi passada ao UOL pelo secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e confirmada pelo Butantan.

A ButanVac ainda está em estágio de pré-produção. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o início dos testes clínicos em humanos na última quarta (8) e deverão começar em breve.

A possibilidade da associação entre as duas vacinas se dá pela engenharia de desenvolvimento da nova vacina do Butantan.

Publicidade

A tecnologia da ButanVac usa o vírus de uma doença respiratória aviária (Doença de Newcastle, que não provoca sintomas em humanos) como vetor para levar a proteína Spike do novo coronavírus de forma íntegra, estimulando o organismo a produzir anticorpos contra o causador da covid-19.

O vetor viral usado se desenvolve bem em ovos embrionados, fecundados em granjas especificamente para esse fim — mesma engenharia utilizada na produção da vacina da gripe. O ovo, neste estado, serve como meio de cultura, já que o vetor viral precisa de uma célula viva para se replicar.

Ainda não há muitos detalhes sobre o estudo. O Butantan informa apenas que “existe um estudo muito inicial de uma possível formulação de uma vacina com cepas influenza + cepas da ButanVac, em experimentação laboratorial”.

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.