Início / Versão completa
Geral

Doria diz que Instituto Butantan não produzirá vacina da Rússia

Por AdamantinaNET 11/08/2020 12:32
Publicidade

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que o Instituto Butantan não vai produzir a vacina registrada hoje pelo governo da Rússia. De acordo com o político tucano, o estado já tem uma parceria com o laboratório chinês Sinovac para a produção da CoronaVac e não há motivo para trabalhar com uma segunda alternativa.

Publicidade

“A (vacina) russa não. Não sou capaz de avaliar se é boa ou não é, se tem o aval da Organização Mundial de Saúde [OMS]. Não quero fazer pré-avaliação. Pelo Butantan, não. Houve uma procura, mas foi respondido que já temos uma associação com o laboratório chinês Sinovac para a produção da CoronaVac. Não faria sentido algum ter uma segunda alternativa no mesmo Butantan, cujo objetivo é o mesmo”, disse Doria à Rádio Bandeirantes.

Vacina russa registrada

A Rússia se tornou hoje o primeiro país a registrar oficialmente uma vacina contra o coronavírus e declará-la pronta para uso, apesar do ceticismo internacional. O presidente Vladimir Putin disse que uma de suas filhas já foi vacinada.

Publicidade

Putin ressaltou que a vacina passou pelos testes necessários e se mostrou eficaz, oferecendo imunidade duradoura ao coronavírus. No entanto, cientistas nacionais e internacionais têm alertado que a pressa em começar a usar a vacina antes dos testes da fase 3 — que normalmente duram meses e envolvem milhares de pessoas — pode ser um problema.

Para Júlio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a vacina russa ainda é “muito arriscada” e não apresenta “nenhum dado de eficácia”.

“É importante que a ciência tenha seu tempo de avaliação, principalmente no que diz respeito à eficácia. Essa vacina russa foi testada em 38 participantes, ela é constituída de adenovírus em duas doses, uma dose inicial e após 21 dias outra dose com outro tipo de adenovírus”, disse Croda em entrevista à GloboNews.

“Então não existe nenhum dado de eficácia dessa vacina, é muito arriscado, é mais uma propaganda do governo russo no sentido de estar ofertando uma vacina que teoricamente não tem nenhum dado em relação à eficácia.”

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.