Início / Versão completa
Cidades

Secretaria de Saúde investiga primeiro caso suspeito de coronavírus em Dracena

Por AdamantinaNET 11/03/2020 17:10 Atualizado em 11/03/2020 17:12
Publicidade

 

 

Paciente é uma mulher de 60 anos que fez uma viagem internacional entre 13 e 24 de fevereiro, passando pela França, por Portugal e pela Espanha, no continente europeu.

Publicidade

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública apura o primeiro caso suspeito de Covid-19, o novo coronavírus, em Dracena (SP), em uma moradora de 60 anos.

Nesta quarta-feira (11), a pasta informou que a mulher fez uma viagem internacional entre os dias 13 e 24 de fevereiro, passando pela França, por Portugal e pela Espanha, no continente europeu.


O marido da paciente procurou o Posto de Saúde Takashi Enokibara na terça-feira (10), relatando que sua esposa apresentava alguns sintomas, como tosse e dor na garganta, sendo descartado o estado febril.

Publicidade

Na unidade de saúde, a enfermeira-chefe Karina Akiyama recebeu o marido da paciente, lhe entregou máscaras, forneceu a orientação protocolar baseado pelo Ministério da Saúde e agendou uma avaliação médica com a infectologista da rede municipal de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, a paciente apresentou os sintomas nove dias após regressar ao Brasil, o quadro clínico é bom e não apresenta febre. O marido não apresenta nenhum sintoma.

A paciente já realizou consulta médica e ainda nesta quarta-feira (11) haverá a coleta de amostras de swab de secreção nasal e oral que serão imediatamente enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em Presidente Prudente (SP), para posterior encaminhamento a São Paulo (SP).

O caso também está sendo acompanhado pela equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Dracena.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde serão seguidos no acompanhamento e na confirmação ou não do resultado dos exames.

A paciente e o marido ficarão em isolamento domiciliar por 14 dias ou até que o resultado do exame seja negativo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente pode apresentar, em casos menos graves, sintomas como febre e dificuldade para respirar e, em casos mais graves, pode ter síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.

As recomendações de prevenções são:

 – limpar objetos e superfícies tocados frequentemente (celulares);

 – evitar tocar o nariz, os olhos e a boca antes de limpar as mãos;

 – manter-se a um metro de distância de pessoas doentes;

 – lavar as mãos com água e sabão;

 – cobrir a boca e o nariz ao espirrar;

 – cozinhar bem as carnes e os ovos; e

 – fazer uso frequente de álcool em gel nas mãos.

 

 

Fonte: G1 Prudente

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.