Início / Versão completa
Geral

Governo do Estado anuncia mil novos leitos de UTI para coronavírus

Por AdamantinaNET 12/03/2020 17:29
Publicidade

O governador João Doria (PSDB) anunciou na manhã desta quinta-feira (12) a adição de mais mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o estado de São Paulo, a compra de novos equipamentos e de medicamentos, além da contratação de mais profissionais de saúde para prevenir e combater o novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade

O estado de São Paulo tem 46 casos confirmados de coronavírus e concentra a maior parte dos casos do Brasil, que tem 60 casos confirmados pelo Ministério da Saúde.

“Neste momento, o estado de São Paulo está pronto para adicionar ao seu contexto mais mil leitos de UTI. Estes mil leitos tem de ser creditados pelo Ministério de Saúde e o ministério tem de repassar os recursos de investimento e custeio”, afirmou Uip.

De acordo com o coordenador do Centro de Contingência, o infectologista David Uip, dos mil leitos abertos, serão 600 só na capital paulista. Os outros 400 serão distribuídos por todo o estado. Atualmente, esses leitos já fazem parte da rede pública, mas serão transformados em leitos de UTI. No entanto, o governo do estado ainda vai pedir recursos ao governo federal para transformar os leitos.

Publicidade

O secretário José Henrique Germann vai se reunir com o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, nesta sexta-feira (13), para pedir dinheiro à União para custear os novos leitos.

“A solicitação é de R$250 milhões não só como medida de atenção imediata, como também de prevenção futura. E é justo e é correto que o estado que tem mais vulnerabilidade, que é o Estado de São Paulo, que este recurso seja disponibilizado e rapidamente para essa finalidade. Tenho segurança e convicção de que o ministro será sensível a isso. E a área econômica do governo, dado a situação de pandemia, será rápida e diligente no atendimento dessa solicitação”, afirmou o governador João Doria. (G1 São Paulo)

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.