Início / Versão completa
Geral

Minha visita a Garagem da HP no Vale do Silício

Por AdamantinaNET 17/06/2019 08:20 Atualizado em 17/06/2019 08:23
Publicidade

Uma viagem inesquecível para conhecer uma das maiores referências de empreendedorismo do mundo, que começou na famosa Garagem da HP e deu início ao “Berço do Vale do Silício”.

Publicidade

Nunca vou esquecer o dia 10 de julho de 2018, quando conheci a famosa Garagem da HP, onde começou a história da Hewlett Packard e do Berço do Vale do Silício, polo tecnológico mais famoso do mundo. A garagem está localizada no número 367, na Addison Avenue, Palo Alto, bem próxima do campus da Universidade de Stanford, em São Francisco.


E quem podia imaginar que nesta humilde garagem iniciaria um negócio bilionário e que se tornou símbolo daquilo que pode surgir de começo simples? Esse lugar significa muito para quem vive no mundo da TI e do empreendedorismo.

Estar ali, em frente ao local onde surgiu a Hewlett-Packard, em 1938, e encontrar tudo fechado foi minha maior tristeza.

Publicidade

Iniciei as sessões de fotos e selfies com a família e de repente saiu um homem de dentro de uma camionete preta, aparentando ser o segurança da casa, e perguntou se gostaria de conhecer o local por dentro. Não tive dúvidas, mandei um “yes” e invadimos tudo. Conhecemos a famosa Garagem da HP, o quarto ao lado da garagem onde morou Bill Hewlett e a casa principal que Dave Packard e sua esposa viveram.

O Bill Hewlett e Dave Packard eram dois estudantes de Stanford quando começaram a usar o espaço da garagem da casa para criar seu primeiro produto: um oscilador de áudio, instrumento muito usado por engenheiros de som para fazer testes de áudio. O projeto foi iniciado com apenas US$ 538 e, no ano seguinte, junto com o começo das vendas do oscilador, foi fundada a primeira empresa de tecnologia de todo o Vale do Silício: a Hewlett-Packard.

Dois anos depois, em 1940, a empresa foi para uma sede maior, mas em 1987 a casa onde a garagem se situa foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado da Califórnia como “Local de Nascimento do Vale do Silício”.

A casa foi restaurada, mas ainda remonta bem a arquitetura antiga que vemos nos filmes da década de 30. Os tijolinhos, ar fresco e muita sombra devem ter servido de inspiração para os fundadores da HP.

Em breve, tudo em vídeo!

 

Marcio Barreto

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.