Início / Versão completa
Geral

CRAS tem por objetivo prevenir situações de vulnerabilidades e riscos sociais

Por AdamantinaNET 25/04/2019 11:20
Publicidade

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Publicidade

Para isso, são oferecidos os serviços de Proteção e Atendimento a família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas idosas e com deficiência.  Todos eles são de caráter preventivo, protetivo e proativo e são ofertados diretamente no CRAS de Adamantina.

Dentro desses serviços, existem as oficinas de Capoterapia para idosos e para aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimentos particularizados e inclusão digital para melhor idade.

O CRAS atende as famílias que vivem nos territórios de abrangência do órgão que são elegíveis ao atendimento ofertado, famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais, famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros, pessoas com deficiência ou idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, crianças e adolescentes de 04 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, idosos em situação de isolamento social, idosos e pessoas com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Publicidade

Além disso, é de responsabilidade do CRAS o acompanhamento da Rede Direta que é o projeto ASA para crianças e adolescentes de 04 a 15 anos e no Centro de Convivência da Juventude (CCJ) para adolescentes de 15 a 17 anos.

“Na Rede Indireta temos o Lar Cristão, o IAMA, e o CREIA, para crianças e adolescentes de 04 a 15 anos no contra turno escolar, visita familiar, acolhida, escuta, encaminhamento para cadastramento socioeconômico, orientações e encaminhamentos, inserção na rede de serviço socioassistenciais e demais políticas, informação, comunicação e defesa de direitos, elaboração de instrumento técnico de acompanhamento e desenvolvimento do usuário”, explica Thaís Sgorlon Carmona Laviani, diretora de proteção social básica do CRAS.

Atualmente, o CRAS de Adamantina acompanha 420 famílias. Sendo na Rede Direta, no Projeto Asa e CCJ 68 famílias prioritárias e na Rede Indireta mais 198 famílias prioritárias.

 

Jornalista Natacha Dominato

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA

 


                     

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.