
Os alunos atuaram como: juiz presidente da sessão do Júri, promotores, advogados, jurados, ré, testemunhas e oficial de justiça. As teses apresentadas pela acusação e pela defesa representaram os diferentes aspectos jurídicos envolvidos em casos reais de homicídios (crimes dolosos contra a vida).
A Juíza de Direito titular da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Dra. Ruth Duarte Menegatti, orientou os alunos com explicações sobre a importância do Tribunal do Júri e as etapas processuais, contribuindo para o aprendizado dos estudantes e para o sucesso da atividade acadêmica.
O Júri Simulado foi acompanhado presencialmente por 236 alunos do curso de Direito da FAI. A atividade, para os alunos que atuam diretamente, complementa a disciplina de prática jurídica. Para os alunos espectadores, representa uma atividade extensionista, haja vista que o Tribunal do Júri está relacionado com as relações humanas e sociais, abordando casos de aplicação do Direito em busca de Justiça.
O coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto, e os professores do curso de Direito da FAI parabenizam os estudantes pela participação e pelo empenho na realização da atividade e agradecem a todos os envolvidos, especialmente à Dra. Ruth pela atenção dispensada aos alunos e por possibilitar que o evento fosse realizado pela sexta vez no salão do Júri local, enriquecendo a experiência acadêmica com vistas ao comprometimento dos futuros profissionais do Direito.
Por Jéssica Nakadaira
.