Connect with us

Polícia

Após cair no golpe do falso advogado, vítima processa banco em Adamantina

Publicado

em

Uma mulher vítima do golpe do falso advogado tentou recuperar o prejuízo e processou o banco que permitiu a transferência de valores ao golpista, conforme divulgou o portal Diário de Justiça – especializado na cobertura e acompanhamento de fatos relacionados ao universo das leis – o caso tramitou na comarca de Adamantina e teve sentença no dia 12 deste mês.

Nos autos, conforme o portal, a mulher descreve que recebeu em seu celular mensagem de pessoa cujo número não estava salvo, mas que se identificou como secretária do seu advogado. O golpista, então, passou outro número de telefone que seria para contato direto com o advogado, mas era outra etapa do golpe.

O falso advogado mencionou, de acordo com o portal, que que ela tinha vencido uma demanda judicial, mas teria que desembolsar R$ 12 mil em tributos. Porém, se enviasse “apenas” R$ 3,2 mil, o débito seria quitado.

A mulher acreditou na conversa e fez o envio do valor via Pix. Depois, percebeu que tinha caído no golpe do falso advogado e, então, processou o banco recebedor do valor, sob justificativa de que a instituição financeira falhou ao permitir abertura e manutenção da conta corrente utilizada pelo golpista com a finalidade de praticar ilícitos.

O banco defendeu-se e mencionou que não houve falha na prestação dos serviços. “A parte autora por vontade própria efetivou a transferência bancária”, afirmou após explicar sobre o golpe do falso advogado.

Ao analisar o caso, o juiz Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato concluiu que a culpa foi exclusivamente da autora. “O que se extrai da inicial é que a autora realizou o Pix por vias próprias, não havendo qualquer correlação com a requerida, sendo certo que a atuação dos terceiros não decorreu de falha na prestação de seus serviços. Pelo contrário, a narrativa da autora deixa transparecer nitidamente que foi vítima da conduta maliciosa de terceiros [golpe do falso advogado], sem que se vislumbre qualquer conduta imputável à requerida”, mencionou na sentença. A ação foi julgada improcedente e a autora pode recorrer.

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) segue intensificando seus esforços para combater o golpe do falso advogado, crime que já resultou em mais de 400 denúncias na Secional paulista. A Ordem paulista tem atuado diretamente junto à Polícia Civil, que avança na apuração dos casos com o cruzamento de informações para identificar possíveis quadrilhas responsáveis pela fraude.

A OAB paulista elaborou também a cartilha “Golpe do Falso Advogado”, onde orienta sobre o tema.



Polícia

Dois rapazes são flagrados usando drogas na pista de skate do Pioneiros, em Adamantina

Published

on

Na noite desta quinta-feira (13), a Polícia Militar flagrou dois jovens, de 18 e 21 anos, praticando tráfico de drogas para consumo compartilhado na área da pista de skate do Parque dos Pioneiros, em Adamantina.

A ação policial ocorreu após denúncias de frequentadores do local, que relataram um forte odor de maconha e a presença de crianças utilizando os espaços esportivos do parque.

Ao chegarem ao local, os policiais abordaram os suspeitos e encontraram uma porção de maconha com o rapaz de 18 anos, que confessou ter compartilhado um cigarro da droga com outro jovem, de 19 anos, que foi incluído na ocorrência como testemunha. Já com o terceiro indivíduo, de 21 anos, foi encontrada outra quantidade da substância.

Os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Polícia Civil, onde foi registrado um boletim de ocorrência com base no artigo 33, parágrafo 3º, da Lei Nº 11.343, que caracteriza a conduta de oferecer drogas a terceiros sem fins lucrativos para consumo conjunto. Após serem ouvidos, todos foram liberados.



Continue lendo

Polícia

Polícia Civil ministra palestra no Centro Paula Souza em Adamantina

Published

on

A exposição foi destinada ao público adolescente e teve como temática principal o papel da mulher nas carreiras profissionais.
Nesta sexta (14), a Polícia Civil por meio da Delegada de Polícia, Dra. Laíza Fernanda Rigatto proferiu palestra para alunos do ensino médio da escola técnica estadual – ETEC Prof. “Eudécio Luiz Vicente”, localizada no município de Adamantina.
A explanação teve como tema, “Carreiras Policiais e Mulheres” e foi realizada em atenção à semana da mulher e o Dia Internacional da Mulher. Foram tratadas questões envolvendo o papel de destaque da mulher no mundo profissional e em especial às carreiras ligadas a segurança pública, com destaque à Polícia Civil.


A Delegada discorreu sobre as carreiras policiais que compõe o quadro da Polícia Civil e formas de ingresso com peculiaridades das exigências dos concursos públicos.
A visita despertou interesse e curiosidade por parte dos alunos da ETEC, que já formou alunos que ingressaram nas carreiras policiais que atuam na região inclusive, como Delegados de Polícia e demais carreiras.

Continue lendo

Polícia

Polícia Militar captura mulher procurada da Justiça em Adamantina

Published

on

Ontem (12), policiais militares de Adamantina realizaram a captura de uma mulher procurada pela Justiça.

A ação foi desencadeada após informações sobre a existência de um mandado de prisão contra a mesmo.

Com base nas informações, as equipes intensificaram o patrulhamento e localizaram a pessoa procurada na Rua dos Jasmins, na Vila Jardim.

A abordagem foi realizada e na revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com a mesma. No entanto, após consulta ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), foi confirmada a existência do mandado.

A mulher foi conduzida à Delegacia de Investigações Gerais e Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DIG/DISE) de Adamantina. Após ciência dos fatos, o delegado Dr. Rodrigo Pigozzi Alabarse formalizou a ocorrência, determinando que a capturada permanecesse à disposição da Justiça.


Continue lendo

Mais Lidas