Com recurso destinado pela Prefeitura de Adamantina desde o segundo semestre de 2022, no valor de 250 mil, para viabilizar a fase inicial das obras do prédio próprio da Câmara Municipal, a construção ainda não começou. O valor, segundo divulgado na época, está disponível e seria utilizado para a parte de fundação do futuro imóvel.
Além do dinheiro, o projeto também teria sido elaborado naquele ano e enviado às secretarias municipais competentes, para posterior abertura do processo licitatório que definiria a empresa responsável em executar os serviços.
Em julho deste ano (2024), em entrevista à TV Folha Regional, o atual presidente Aguinaldo Pires Galvão (Republicanos) afirmou que o projeto estava pronto. “Inclusive, quando foi apresentado, dois anos atrás, até diminuímos algumas coisas que entendemos não ter necessidade. Não dá pra entender porque não começa”.
O terreno reservado para o novo prédio do Poder Legislativo de Adamantina fica localizado na Rua Josefina Dall’Antônia Tiveron, entre as sedes do Tribunal de Contas e do CREA/SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). Atualmente, a Casa de Leis fica anexa ao prédio da Prefeitura, no 1º andar do Paço Municipal e comporta, no máximo, 32 pessoas sentadas, além dos nove vereadores.
A obra total está estimada em R$ 2.500.000,00. E antes de começar as obras a Prefeitura precisa realizar a licitação para definir a empreiteira contratada para os serviços.