ADAMANTINA NET

Saúde confirma falta de medicamentos, mas afirma que situação é causada por problemas no fornecimento

Nesta semana o jornal Folha Regional foi procurada por pacientes do sistema público de saúde que reclamaram da falta de medicamentos na Farmácia Municipal. O mesmo assunto também havia sido tema de cobrança por meio da Indicação nº 281/24 apresentada durante a última sessão ordinária da Câmara de Adamantina.

Diante dos fatos, na tarde de quinta-feira (29), a reportagem fez contato com o secretário municipal de saúde Gustavo Taniguchi Rufino para que explicasse a situação.

“Realmente estamos com déficit de medicamentos devido às dificuldades das empresas em fornecer dos componentes da assistência farmacêutica básica – já adquiridos pelo município e só falta entregarem – e também por atraso no fornecimento dos componentes especializados de alto custo – que são destinados pelos Governos Estadual e Federal”, disse o responsável pela pasta.

A Indicação que passou pelo plenário da Câmara solicitava justamente a solução do problema da falta de medicamentos para a população. E justificava que em conversa com os usuários foi constatado que metade dos que se dirige à Farmácia do Posto de Saúde não obtém os seus medicamentos, “muitos deles de uso contínuo, para depressão, pressão alta entre outros.”

Gustavo garantiu que a aquisição foi feita. “Isso ocorreu não é por falta de poder de compra, mas, sim, por questão de problemas na entrega. Temos cobrado as empresas e esperamos que a situação seja resolvida o mais breve possível”.

 

 

Sair da versão mobile