Ícone do site ADAMANTINA NET

Ex-aluna da FEO atua com os mais inovadores tratamentos contra o câncer no Einstein em SP

A ex-aluna Teresa Grosso Nogueira da extinta Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Adamantina (FEO), hoje Centro Universitário de Adamantina, trabalha há 20 anos no Hospital Israelita Albert Einstein como enfermeira plena no transplante de medula óssea e hematologia.

No Brasil, o hospital é um dos que realiza estudos clínicos, com tecnologia própria e de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento com as células Car-T – modalidade de imunoterapia que utiliza células de defesa modificadas geneticamente e reprogramadas em laboratório para atingir os tumores – em pacientes com câncer.

Inovador, o tratamento recebeu destaque em matéria do programa Fantástico, da Rede Globo, sobre hematologia e transplante de medula óssea.

“Trabalho no maior e melhor hospital da América Latina, o Israelita Albert Einstein, com as mais inovadoras modalidades de tratamento para o câncer, com muito orgulho de onde me formei”, afirma Teresa, graduada em 1992.

A enfermeira faz questão de ressaltar a atuação baseada em evidências científicas. “Temos em nossa instituição um setor de enfermagem baseado em evidências para nortear a equipe como um todo. Quando você atua seguindo evidências científicas, produz o efeito proposto e planejado para o cuidado de excelência, pois além de segurança, você aplica conhecimento”, frisa.

Teresa conta sobre a referência do hospital na América Latina com certificado Magnet, certificação de boas práticas e estratégias de enfermagem, o padrão ouro na área.

“Minha área é extremamente especializada, tanto que para obtermos certificados da Joint Commission Internacional (JCI), da Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT) e o selo Magnet, só se aceitam enfermeiros especialistas no setor, ou em Oncologia/hematologia/hemoterapia”, explica.

Teresa é especialista em oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center e tem título de especialista pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Natural de Pacaembu (SP), atualmente reside em Jundiaí (SP).

 

 

Sair da versão mobile