Ícone do site ADAMANTINA NET

Com sede deteriorada, Município e Estado precisam chegar a acordo sobre novo local para IREL

Adamantina foi escolhida anos atrás como sede regional da Inspetoria de Esportes e Lazer vinculada à Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo. Então, na época, disponibilizou a antiga casa que abrigava a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina para instalar o órgão. Porém, o imóvel – localizado na Rua Fioravante Spósito – foi invadido pela enchente que atingiu aquela região da cidade no mês de novembro do ano passado e ficou bastante deteriorado.

O impasse existente entre Município e Estado foi revelado na manhã desta terça-feira (16), quando as reportagens do Portal Adamantina Net e da Rádio Brasil FM foram chamadas no local – em situação totalmente precária –, onde ocorria uma reunião organizada pela Inspetoria Regional com a participação de professores de educação física representantes de escolas da microrregião de Adamantina.

CONTINUA APÓS AS FOTOS 

 

Ao chegar, os repórteres foram levados para verem as condições em que se encontra o imóvel. Além do mato nas partes interna e externa, existem vidros e portas quebrados, móveis estragados e, inclusive, dá para ver as marcas nas paredes da altura que subiu a água durante o alagamento.

O encontro tinha como finalidade a realização do Congresso Técnico dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2024 – Etapa I, na modalidade de Atletismo, categoria Mirim e Infantil. E, segundo o inspetor regional Neideval Veri, o local é disponibilizado pelo Município, no entanto, não oferece mais condições de ocupação, por isso há a necessidade de mudança pata outro espaço.

Ainda no final da manhã de hoje, o Adamantina Net buscou explicações com o secretário municipal de esportes Ronaldo Pereira Dutra ‘Tuiuiú’, que descartou qualquer ligação da SELAR com a reunião, tendo em vista que trata-se de um evento (Jogos Escolares) promovido diretamente pelo Estado. Também afirmou que sequer sabia do encontro nesta data e no local em que foi marcado, já que foi convocado pela IREL.

“Quando o Estado cortou os aluguéis de imóveis nos municípios, a Prefeitura de Adamantina então cedeu de forma amigável aquele imóvel, que está ligado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para instalar a Inspetoria Regional, com a responsabilidade de manutenção toda do Estado. Então, quando aconteceu aquela fatalidade das enchentes, quem deveria ter tomado as providências não era mais o Município”, disse.

E completou: “Depois do alagamento, o Município chegou a apresentar outras duas opções para abrigar a IREL, porém, não teriam sido aceitas”.

Caso Municipio e Estado não cheguem a um acordo com relação a um novo espaço, Adamantina pode abrir não de ser a regional da Inspetoria de Esportes.

Sair da versão mobile