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Em dois anos de gestão, Centro Universitário aumenta alunos, diminui evasão, faz investimentos e incrementa caixa

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Aumento no número total de alunos, queda na evasão escolar, aumento de arrecadação, queda na inadimplência, investimentos em equipamentos e infraestrutura na casa dos R$ 20 milhões… esses são alguns resultados do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos pela atual gestão do Centro Universitário de Adamantina.

Em um balanço de meio de mandato, a Reitoria da Instituição, comandada desde 12 de julho de 2021 pelo Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza e seu vice, o Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, apresentou uma série de números positivos e animadores que mostram o avanço da Autarquia Municipal em diversas áreas nos últimos 24 meses.

Matriculados

O primeiro semestre de 2023 apresentou um aumento de 10,3% no número total de alunos regularmente matriculados, em comparação com o mesmo período de 2021. Se considerados apenas os dados de novos alunos, o número salta para um acréscimo de 52%.

Em junho de 2021 o Centro Universitário tinha um total de 2.436 matriculados, sendo 503 ingressantes. No primeiro semestre do ano seguinte, o total subiu para 2.653 alunos, com 791 calouros e, em 2023, a Instituição contou nos primeiros seis meses com 2.685 matriculados, tendo 764 novos alunos.

Para o reitor, esse crescimento se deve ao trabalho conjunto realizado pela equipe gestora para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pela Instituição, o que tem sido reconhecido pelos alunos. “Logo nos primeiros meses de gestão, em 2021, reformulamos o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a grade de diversos cursos. Investimos na capacitação dos docentes e servidores, por meio de parcerias e convênios, como a dos cursos da Universidade Corporativa Semesp e da Plataforma Qstione”, destacou.

Uma das principais conquistas foi o recredenciamento institucional junto ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) por mais cinco anos, conquistado após a aprovação do novo PDI elaborado no segundo semestre de 2021 e enviado no dia 20 de dezembro daquele ano.

O prazo mínimo de renovação do recredenciamento é de um ano e, o máximo, de sete (normalmente concedido a universidades de maior porte). Com o PDI desatualizado, a Instituição corria o risco de ter o seu recredenciamento renovado apenas pelo prazo mínimo.

A melhoria na qualidade do ensino, aliada ao período pós-pandemia, contribuiu para uma queda na evasão escolar. A taxa de desistência de alunos, em 2021, estava na casa dos 8%. Em 2023, esse índice caiu para aproximadamente 3%.

Outro índice que também apresentou queda significativa foi o da inadimplência. “O foco, agora, é a gestão de permanência dos alunos matriculados até a conclusão de seus cursos”, indicou o Prof. Dr. Alexandre Teixeira.

Financeiro

Após uma série de medidas estratégicas para redução de gastos e aumento de arrecadação, o caixa da Instituição também foi reforçado.

Numa comparação entre o primeiro quadrimestre de 2021 e o mesmo período de 2023, o Centro Universitário de Adamantina apresentou um aumento de expressivos 78,5% no saldo financeiro.

Nos primeiros quatro meses de 2021, o caixa da Instituição tinha disponíveis cerca de R$ 39,8 milhões. Entre janeiro e abril de 2023, o saldo financeiro estava em R$ 71,2 milhões.

“Os investimentos em Ensino, Pesquisa, Extensão e na infraestrutura do Centro Universitário foram de aproximadamente R$ 20 milhões nesse período [entre julho de 2021 e o primeiro semestre de 2023]. Mesmo com esses investimentos, tivemos um superávit financeiro. Isso mostra que estamos no caminho certo”, comemorou o reitor.

Outra conquista esperada há anos pelos servidores administrativos e atendida pela atual equipe gestora foi a reestruturação salarial. Com isso houve, no início de 2022, um incremento real de R$ 300 no pagamento dos funcionários, o que permitiu atenuar a diferença das referências nas faixas salariais.

Investimentos na qualidade de ensino, na infraestrutura, na aquisição de equipamentos modernos e na qualificação de docentes e servidores fazem do Centro Universitário de Adamantina referência regional para a formação de profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.

“Temos trabalhado intensamente em busca do aumento da qualidade do ensino e da sustentabilidade financeira. Esses são os dois maiores desafios da gestão. Com transparência e seriedade a Reitoria está cumprindo o seu projeto de gestão e assegurando a Instituição, seus alunos, docentes e servidores”, completou o Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza.

 

 

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Feira Jovens Empreendedores encerra realização de projeto realizado em parceria com o Sebrae

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Com o objetivo de apresentar toda a criatividade e o talento dos alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Adamantina foi realizada a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa foi realizada em parceria com o Sebrae por meio do desenvolvimento do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos que teve como foco a promoção do empreendedorismo aliado a conteúdos que são essenciais ao currículo estudantil.

Durante o ano letivo, os alunos foram incentivados a desenvolver suas ideias empreendedoras, trabalhando em equipe para criar produtos e serviços que refletissem suas aprendizagens.

A feira foi um espaço de troca de experiências, onde cada grupo apresentou seus projetos, demonstrando habilidades em áreas como planejamento, comunicação e resolução de problemas.

De acordo com Maria Angélica Feitoza, os professores desempenharam um papel fundamental nesse processo, integrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao cotidiano do projeto.

“Ao longo do ano, ficou evidente que o aprendizado vai muito além da sala de aula; ele se torna palpável quando os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais”, assegura.

Ela acrescenta que a culminância da feira JEPP não é apenas uma celebração dos resultados, mas também uma confirmação do potencial que nossos alunos têm para se tornarem agentes de mudança em nossa sociedade.

“Como Assessora Técnica Pedagógica do Ensino Fundamental, gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os gestores escolares, professores, alunos e familiares que se dedicaram a tornar este projeto um sucesso. O comprometimento e a paixão demonstrados por cada um foram essenciais para criar um ambiente de aprendizado significativo”, afirma.

Além disso, ela explica que a feira JEPP foi um marco na formação dos nossos alunos, proporcionando experiências valiosas que contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Que possamos continuar a incentivar o espírito empreendedor e a valorização do aprendizado colaborativo em nossas escolas!”, finaliza!

 

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PAT de Adamantina divulga oportunidades de emprego

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O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 7 vagas abertas para diferentes oportunidades de emprego.

Foram disponibilizadas duas vagas para a função de atendente, como requisitos foi solicitado que a pessoa entre 20 e 30 anos, ensino médio completo. Podem concorrer à vaga tanto homens quanto mulheres.

O PAT ainda disponibiliza uma vaga para doméstica. Entre os requisitos, é preciso ter pelo menos 18 anos, ser do sexo feminino e ter ensino fundamental completo.

Estão sendo ofertadas três vagas para vendas. Tanto homens quanto mulheres podem concorrer a uma oportunidade de emprego, porém é preciso ter entre 20 e 35 anos e ter o ensino médio completo.

Ainda no PAT, foi disponibilizada uma vaga para auxiliar de cozinha. Podem concorrer a vaga mulheres que tenham a partir de 18 anos e com ensino médio completo.

Os currículos devem ser encaminhados para o e-mail: [email protected] que serão repassados as empresas que estão realizando o processo seletivo. O PAT de Adamantina funciona no prédio do Poupatempo que está situado na Avenida da Saudade nº1072. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira.

 

 

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Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Adamantina visita Feira do Empreendedor

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Com o objetivo de acompanhar as novidades no ramo do empreendedorismo, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico esteve presente na Feira do Empreendedor que aconteceu no São Paulo Expo de 11 a 14 de outubro.

A equipe ainda pode ver de perto o estímulo ao desenvolvimento de novos negócios tanto no Brasil como no mundo, pois a feira é referência para quem quer acelerar o seu negócio ou dar início.

“Mais uma vez estar na FE é muito importante, pois é uma oportunidade para fazer networking e ver como as novidades podem contribuir para o desenvolvimento de novos negócios. Adamantina é parceira do Sebrae em várias ações que tem estimulado o nosso comércio seja na Loja do Futuro, no Empretec e nas formações com as empreendedoras”, afirma Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Além da equipe da secretaria de desenvolvimento econômico, empresários e mulheres participantes da Feira da Mulher Empreendedora também tiveram a oportunidade de estar presente no evento em missão realizada pelo SEBRAE. 

A programação da Feira do Empreendedor contou com diferentes eixos temáticos como: Comportamento do Empreendedor; Inovação e Tecnologia; Comece seu negócio; Marketing e vendas/ gerencie o seu dinheiro e ESG – Impacto social e ambiental.

Conforme os dados do Sebrae, somente no ano passado foram gerados mais de 339 mil reais em negócios, mais de 96 mil visitaram os espaços e mais de 167 mil atendimentos e orientações foram prestados. 

 

 

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