Ícone do site ADAMANTINA NET

Programa Escola Sustentável aborda destinação adequada para pilhas, lâmpadas e eletrônicos

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) em parceria com a Secretaria de Educação, realiza com cerca de 260 alunos do 5º ano que estudam nas EMEFs Navarro de Andrade, Teruyo Kikuta e Eurico Leite de Morais o Programa de Educação Ambiental “Escola Sustentável”.

O programa visa à capacitação de alunos do ensino fundamental por meio de palestras e atividades constantes no Programa de Educação Ambiental. As atividades são mensais, pois o objetivo é conscientizar os pequenos desde cedo.

No mês de outubro, os estudantes aprenderam sobre a destinação adequada para pilhas, lâmpadas e eletrônicos.

De acordo com Paula Hatsumura, coordenadora do projeto, o lixo eletrônico é definido como os rejeitos resultantes de equipamentos que demandam energia para o seu funcionamento e que, quando descartados, contam com uma bateria ou um plug. São todos os equipamentos, suas partes e acessórios que foram descartados, sem a intenção de reutilizá-los.

A presença da alta tecnologia em sua fabricação faz com que esses equipamentos contam com substâncias tóxicas e metais pesados e o descarte inadequado pode contaminar o solo, a água e os alimentos, trazendo danos à saúde dos seres humanos.

“Nosso objetivo foi além de explicar a importância do descarte correto explicar também o que esses equipamentos representam para o meio ambiente, pois as crianças têm acesso a diversos dispositivos móveis. Objetivamos evidenciar que temos um ponto de entrega voluntária e todos podem fazer a destinação”, afirma.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) é um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) que recebe todo tipo de lixo eletrônico, pilhas, baterias e lâmpadas. O munícipe que deseja realizar o descarte ambientalmente adequado do lixo eletrônico deve levá-lo à SAAMA, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

 

 

 

Sair da versão mobile