Ícone do site ADAMANTINA NET

Nivaldo “Londrina” Martins do Nascimento prepara lançamento de seu terceiro livro, com relatos sobre legado de lutas socioambientais

A população de Adamantina poderá contar, em breve, com mais uma relevante obra literária assinada por Nivaldo Martins do Nascimento, popularmente conhecido como “Londrina”. Utilizando-se de arquivos documentais da ONG Associação Adamantinense de Proteção ao Meio Ambiente (Apromam) e do Coletivo Antirracismo, Londrina apresenta um completo relato sobre sua trajetória de lutas em favor das causas socioambientais.

Com lançamento previsto para o próximo mês, em local e data a serem definidos, “Meu legado de lutas socioambientais” é o terceiro livro escrito pelo adamantinense que, em 2004, lançou “Ninguém consegue deter a primavera”, sua primeira coletânea de textos publicados em jornais da região, livro que causou furor na cidade; e, em 2012, diante do descaso políticos em relação aos compromissos de campanha, lançou “Ensaio sobre a política adamantinense e outros escritos”, com textos redigidos entre 2005 e 2010, ilustrado por dois artistas da nossa região e enriquecido com textos de mais três adamantinenses.

Em sua nova coletânea de textos, como bem disse o prefacista, professor Alfredo Peixoto Martins, Londrina deixa um legado para as futuras gerações e postula um olhar mais atento àqueles que tiverem o prazer de sua leitura.

“Não só o prazer, mas também o conhecimento de realidades desconhecidas e caminhos que possam ser perseguidos no futuro”, destaca Alfredo, que ainda complementa: “O livro também nos permite conhecer a figura humana de Nivaldo Martins do Nascimento (Londrina), suas preocupações, sua empatia pelos necessitados e, sobretudo, pelos desassistidos no campo social, étnico e racial”.

Meu legado de lutas socioambientais é mais uma obra autêntica e singular, com registros documentais de fatos históricos e, muitas vezes, pitorescos; apresenta a visão de um cidadão crítico, preocupado com o cenário de degradação ambiental e dos valores de toda uma sociedade. Este livro, assim como os demais já publicados por Londrina, estabelece novo marco na história de Adamantina.

O AUTOR

Nivaldo Martins do Nascimento, o Londrina, é ambientalista, militante de causas coletivas, servidor público municipal e sindicalista. Casado com Edeleuza, é pai de Rafael Mateus e Maria Eugênia.

Foi presidente da Comissão Municipal de Emprego de Adamantina, membro do Coletivo Antirracismo da Região de Adamantina e do Conselho de Saúde local, representante da comunidade na Comissão de Bolsas de Estudos da FAI e presidente da Apromam. Por conta de serviços prestados em favor de causas coletivas, foi homenageado 11 vezes com Moções de Congratulações e Aplausos pela Câmara de Adamantina.

 

 

Sair da versão mobile