Início / Versão completa
Cidades

Após denúncia de infidelidade partidária, vereador Hélio afirma que mudança teve autorização prévia do PL

Por AdamantinaNET 17/05/2022 08:07
Publicidade

A notícia que tem causado repercussão no meio político adamantinense nos últimos dias diz respeito à denúncia protocolada terça-feira (10) em nome suplente de vereador Roberto Honório de Oliveira, o Robertinho da Dengue, por meio do processo nº 600007- 56.2022.6.26.0157 junto ao Cartório da 157ª Zona Eleitoral de Adamantina, em desfavor do vereador no quinto mandato Hélio José do Santos, o Professor Hélio. O caso foi publicado inicialmente pelo Jornal Diário do Oeste.

Publicidade

A ‘acusação’ aponta suposto cometimento de infidelidade partidária pelo legislador, que em abril deste ano mudou de legenda durante o exercício do mandato – saindo do PL (Partido Liberal) e indo para o PP (Partido Progressistas). Iniciativa que, segundo o autor – filiado no PL –, caracterizaria a infração eleitoral e, por isso, decidiu buscar a autorização da Justiça Eleitoral para assumir a cadeira na Câmara de Adamantina.

Hélio destacou, ao Diário, que todo o processo de desfiliação teve a anuência do Diretório Estadual do PL, além de ser conduzido conforme as orientações da própria Justiça Eleitoral e com total transparência. “Além de contar com autorização do partido, busquei orientações junto ao Cartório da 157ª Zona Eleitoral de Adamantina para orientar todo o processo.  Além disso, encaminhei toda a documentação à Justiça Eleitoral e à Câmara Municipal”.

Além de tomar os cuidados legais para proceder com a troca de sigla, o vereador afirma ter procurado o suplente e conversado sobre o assunto, inclusive informou sobre todo o processo, a autorização do PL através do presidente estadual para que não houvesse a perda do mandato e, ainda, disse ter deixado claro Robertinho continuaria como suplente, ou seja, assumiria a vaga caso houvesse seu afastamento.

Publicidade

Hélio acrescentou que a principal motivação para mudar de legenda foi o fato de, pelo PP, poder concorrer ao cargo de deputado estadual nas Eleições 2022, que ocorrem em outubro. Hoje ele se apresenta como pré-candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Robertinho da Dengue, por usa vez, declarou ao Diário que o objetivo da ação impetrada é apenas resguardar seus direitos.

 

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.