Connect with us

Cidades

UniFAI participa de lançamento de projeto da DER Tupã e firma parceria dentro do programa UniFAI & Escolas

Publicado

em

Ideia desse projeto é promover atividades voltadas aos estudantes do Ensino Médio, aproximando os jovens das escolas técnicas e universidades por meio de parcerias

Com o objetivo de engajar os estudantes no processo educacional, orientar sobre vocações e apoiar o processo de ingresso deles no Ensino Superior, a Diretoria de Ensino da Região (DER) de Tupã realizou uma reunião virtual na manhã desta terça-feira, 6, para lançar o projeto “Protagonistas do Século XXI”.

 Diversas escolas técnicas e Instituições de Ensino Superior (IES) da região participaram do evento on-line, entre elas o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), representado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, que também é coordenador do programa “UniFAI & Escolas – Motivando e Educando”, e o diretor da Divisão Administrativa Fabrício Lopes.

 A ideia desse projeto é promover atividades voltadas aos estudantes do Ensino Médio, a partir do componente curricular “Projeto de Vida”, aproximando os jovens das universidades por meio de parcerias e visitas de campo (quando possível), palestras, workshops, seminários promovidos pelas universidades remotamente para explorações vocacionais, mapeamento das habilidades, ressaltando as relações entre elas e as profissões existentes. A DER Tupã compreende aproximadamente 4 mil alunos do Ensino Médio.

 “Assim, os estudantes, os docentes juntamente com os especialistas das universidades poderão traçar rotas de possibilidades, assumindo o papel de apoiadores no encaminhamento profissional técnico ou acadêmico dos estudantes”, sinalizaram a dirigente da DER Tupã Lucimeire Rodrigues Adorno, a supervisora Nair Leôncio Porfirio, a diretora do Núcleo Pedagógico Graciele Garcia Rocha e a professora coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Projetos Especiais Rosana Zamana.

 

UniFAI

 Nesse sentido, a UniFAI contribui com o desenvolvimento de ações para engajar os alunos na continuidade dos estudos e no alcance dos sonhos.

 “É um projeto muito bonito que vem de encontro com os projetos que estamos desenvolvendo dentro do programa ‘UniFAI & Escolas’ e, inclusive, vamos desenvolver um projeto específico para a DER Tupã, que atenda as necessidades da maioria dos seus alunos. Não vamos fazer uma coisa de cima para baixo, mas um trabalho em mão dupla para atender aos anseios dos alunos. Nossa ideia é pôr os nossos egressos e formandos da UniFAI em contato com esses estudantes”, comentou o Prof. Dr. Vagner Oliveira.

 Uma das propostas a serem amadurecidas é a de uma plataforma de aulas de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com plantão de dúvidas. “Quem vai fazer parte disso são os alunos [dos cursos] de Licenciatura, principalmente da Matemática, Biologia, Português, ou seja, dos grandes pilares que abrangem o conhecimento do Ensino Médio”, destacou o pró-reitor.

 O programa “UniFAI & Escolas – Motivando e Educando”, formulado em conjunto pelas pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e de Ensino, juntamente com as divisões Administrativa, de Comunicação e Financeira da UniFAI e que conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Adamantina, tem firmado parceria com as diversas diretorias de ensino regionais do estado de São Paulo.

 A ideia é, a partir de parcerias, desenvolver uma série de ações lúdicas, jogos eletrônicos, gamificação, quiz e plataforma Arduino, entre outras, que visem motivar estudantes da educação básica (pública e privada) a prosseguirem com os estudos e, inclusive, ingressarem no Ensino Superior.

 Trata-se de um programa institucional de cunho educacional que busca trazer uma nova estratégia de abordagem do estudante, motivando-o com ações psicopedagógicas com vistas à continuidade dos estudos, bem como apoiar as atividades culturais e de esporte educacional realizadas nas escolas, além de dar suporte intelectual em temas ligados aos principais eixos didáticos do ensino médio (códigos de linguagem, ciências humanas e ciências da natureza).

 O programa “UniFAI & Escolas” envolve uma parceria educacional de benefício mútuo e integrado, entre a UniFAI e as unidades escolares via diretorias de ensino, com plataforma de acesso e divulgação das ações das escolas do Ensino Médio.

 “Nós ficamos muito felizes que a DER Tupã nos procurou para essa parceria e gostaríamos que outras DERs também nos procurem para firmarmos novas parcerias. Queremos, em conjunto, levar entusiasmo e desenvolver as competências e habilidades dos estudantes a fim de que eles sejam felizes e sejam inseridos num contexto econômico como bons profissionais, seja na área técnica ou no Ensino Superior”, concluiu o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

 

Mais Lidas