Ícone do site ADAMANTINA NET

DEM perde dois vereadores e cai de cinco para três representantes na Câmara

A hegemonia da bancada do DEM (Democratas) na Câmara de Adamantina terminou, após as duas baixas sofridas nos últimos dias com as saídas, primeiro, de Acácio Rocha e, em seguida, de Edinho Ruete que inclusive é o atual presidente do Poder Legislativo Municipal e foi o vereador mais votado das Eleições 2016.

Acácio oficializou a ida para o PODE (Podemos). E Edinho assinou a ficha de filiação no PV (Partido Verde).

Diante da nova composição política da Câmara Municipal, o DEM – ficando com Dinha Santos Gil, Aguinaldo Galvão e Eduardo Fiorillo – deixa de ser maioria absoluta, já que tinha cinco representantes no Legislativo, e passa As feiras livres que ocorrem em três dias da semana no município tiveram a realização liberada novamente pela Prefeitura de Adamantina através do Decreto Municipal n° 6.120, de 27 de março de 2020, Porém, a autorização contempla somente o comércio de hortifrutigranjeiros. Os demais feirantes, como os da praça de alimentação, continuam impedidos de montar suas barracas. Nesta semana já houve as duas primeiras feiras livres pós-liberação: na quarta (Estação Recreio) e na sexta-feira (Praça Prestes Maia).

Conforme estabelece o Decreto, várias recomenda a dividir com o PV – que agora tem Edinho, João Davoli e Paulo Cervelheira – o posto de partido com maior número de vereadores, ficando cada com três. O PODE encosta neles com dois (Acácio e Alcio Ikeda Júnior). E para fechar a conta das nove cadeiras, Hélio José dos Santos que é do PL (Partido Liberal) – antigo PR (Partido da República).

Além de enfraquecer o partido que também tem o prefeito Márcio Cardim, o atual cenário legislativo deve equilibrar as votações dos projetos, em especial aqueles polêmicos de autoria do Poder Executivo.

As trocas de partidos ocorreram dentro da ‘janela de transferências’ autorizada pela Justiça Eleitoral, que ficou aberta até esta sexta-feira (3).

 

Sair da versão mobile