Prefeitura afirma que não vai terceirizar coleta de lixo

 

 

A divulgação pela imprensa sobre estudos realizados pela Prefeitura de Adamantina acerca da possibilidade de terceirizar a coleta de lixo urbano causou reações na cidade, entre contrários e favoráveis à medida, e entre o grupo de trabalhadores que compõem a equipe de coletores.

Ao jornal Folha Regional, no final de setembro, a administração municipal confirmou a realização de estudos para verificar as vantagens e desvantagens do serviço feito pelo próprio município ou repassado a uma empresa privada. “Nesse momento, o que está sendo desenvolvido é um estudo focado na parte qualitativa e financeira”.

Após a publicação, as reações se desdobraram nas redes sociais e o tema repercutiu na última sessão da Câmara Municipal de Adamantina, sobretudo a partir de declarações do vereador Alcio Ikeda.

O desfecho mais recente foi uma reunião na tarde desta quinta-feira (10), a pedido dos coletores de lixo, realizada no gabinete do prefeito. O encontro foi agendado pela Câmara Municipal.

Participaram da reunião o prefeito Márcio Cardim e o secretário de administração Evandro Souza; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Nivaldo Martins do Nascimento “Londrina”; os vereadores Eder Ruete, Alcio Ikeda, Acácio Rocha, Dinha Gil, Aguinaldo Galvão e João Davoli, e os representantes dos coletores.

Após a exposição do problema e os receios à terceirização, o prefeito Márcio Cardim confirmou os estudos, que considerou necessários para entender a dinâmica do serviço terceirizado e seus custos, para poder comparar com os atuais custos decorrentes do serviço público mediante execução própria – como é realizado atualmente –, e afirmou que o município não irá terceirizar a coleta de lixo.

Ele disse ainda que a administração tem realizado ações e buscado alternativas para melhorar a infraestrutura da coleta de lixo, e garantiu a inserção no orçamento de 2020 de recursos financeiros próprios para a aquisição de pelo menos um novo caminhão coletor e compactador. O prefeito destacou ainda que a administração e os vereadores têm realizado pedidos junto a deputados e governo, em busca de recursos para aquisição de caminhões.

 

Fonte: Siga mais/Foto: Jornal Folha Regional Adamantina

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/67708059_513064069499289_6676006412243435520_o.jpg?_nc_cat=105&_nc_oc=AQncw3PDRZDxddaUO_kDEy2UMHQ2mZkL7AEcg2DkhnmUGEbdTAHs7ZCPrVgKqgdrTEmn85XsmZzrP59nVA5r1nkZ&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=74fda77d9158592196ce711414ea2c7b&oe=5E1999C2

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Folha Regional