Connect with us

Cidades

Semana do Idoso promove conscientização sobre violência patrimonial e outubro rosa

Publicado

em

 

 

 

Dando continuidade às atividades desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso (CMI) em comemoração a Semana do Idoso, foi realizada ontem (3) no Anfiteatro Fernando Paloni uma palestra sobre violência patrimonial e a conscientização sobre a importância do outubro rosa.

Na primeira apresentação, a orientadora jurídica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Gabriela Lima Ramenzoni explicou que idoso é toda pessoa que tem 60 anos ou mais e os que têm 80 anos desfrutam de uma prioridade especial.

“A violência patrimonial consiste em uma exploração imprópria ou ilegal contra o idoso, em que há uso não consentido de seus recursos financeiros e econômicos”, explica.

Dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo apontam que o abuso financeiro e a violência patrimonial estão em terceiro lugar com 18% de casos de abuso, ficando atrás apenas da negligência com 38% e da violência psicológica com 27%.

https://i2.wp.com/media.giphy.com/media/Y4WXaSw7sYnAfn0A2L/giphy.gif?resize=376%2C376&ssl=1
Em Adamantina, o Creas registrou 10 casos de violência contra o idoso e dois deles são relativos à violência patrimonial.

“Para se livrar dessa condição, o idoso deve primeiro reconhecer a violência e quem está envolvido nela, depois buscar locais públicos de proteção que podem ser o CRAS, CREAS, ESF, NASF e CAPS. Feito isso será preciso buscar os serviços de defesa para por fim, conseguir o seu empoderamento por meio da valorização do seu protagonismo social”, assegura.

Depois da primeira apresentação, a médica ginecologista Elza Yamashiro tratou sobre o problema do câncer de mama. “Falta prevenção, por isso a mortalidade do câncer de mama é tão alta”, afirma. Ela explica que o câncer de mama está atrás apenas do câncer de pele e que quanto antes for tratado, maiores as chances de cura.

A programação da Semana do Idoso segue na sexta-feira (4), com o Contando História na 3ª Idade com o Passarinho e os alunos da creche Pequeno Polegar no Lar dos Velhos no período da manhã e missa às 15h.

As atividades chegam ao fim com a confraternização dos idosos, almoço e baile no lar dos velhos no sábado (5), a partir das 11h30.   

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA

Jornalista Natacha Dominato

 

Publicidade

Mais Lidas